quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SESC Bauru - Exposição sobre Futebol

Um campinho e uma bola. Em Bauru, tanto botaram a bola pra correr quanto a ferrovia pra passar. Através dos franceses e ingleses, responsáveis pelas obras da Ferrovia Noroeste do Brasil, aos poucos foram chegando de outras nações e estados brasileiros os ferroviários, trazendo a prática do futebol para a região desde o começo do século 20.

A cidade foi crescendo e espalhando suas bolas, em meio aos campinhos de terra, às brincadeiras de jogadores amadores e ao esforço dos esportistas. Grupos, grêmios, clubes: a urbanização foi, ao longo das décadas, substituindo os campinhos pela profissionalização do esporte. E, quem viveu nesta transição, até hoje tem muito guardado em suas memórias.

Esse tempo bom ficou para trás, mas poderá ser relembrado na exposição “Bauru Futebol City”, instalada na Área de Convivência do SESC Bauru de 09 de janeiro a 27 de março. A exposição marca o início do projeto SESC Verão 2011, que acontece em todas as unidades do SESC há dezesseis anos.

De acordo com Camila Machado, coordenadora de programação, a proposta é retomar a trajetória dos ‘campinhos’ e da prática do futebol a partir da chegada da Ferrovia Noroeste na cidade. “Das agremiações aos clubes profissionais, a série de instalações que se apresenta resgata e conta esta história por meio de imagens, vídeos e textos interativos, mostrando a reflexão sobre a importância do esporte e do movimento em nosso cotidiano”, explica.

A exposição busca trabalhar além do sentido histórico-social, a questão da ação motora como interação com o ambiente, foi a partir da geografia da cidade e da disposição dos primeiros campinhos e jogos de várzea que os jogadores mantiveram o diálogo entre o jogar, o brincar, e sua transição para o esporte profissional.

A montagem traduz uma sequência de instalações expográficas contempladas com recortes temáticos e diferentes linguagens comunicacionais. Assim, os visitantes podem apreciar de forma dinâmica e interativa acervos fotográficos e registros audiovisuais,

O público também poderá conhecer objetos alusivos à história e à prática do futebol, como fotos, flâmulas, uniformes, bolas, objetos de uso pessoal, documentos recolhidos junto a moradores de Bauru e colecionadores.

Criada por Vasco Caldeira e Flavia D'Amico, os arquitetos têm realizado curadoria, produção, projeto e montagem de exposições nas áreas de artes visuais, design, entretenimento, arquitetura, história e ciências, com premiações como a APCA e ABCA 2007 / Melhor Exposição do Ano, pela realização de “Volpi a Música da Cor” no MAM-SP.

Dentre os principais projetos realizados pelos profissionais destacam-se exposições em parceria com o MASP, o MAM-RJ, MAM-SP, Museu da Língua Portuguesa, SESC Paulista, SESC Santana, Parque do Ibirapuera, Centro de Cultura Judaica (SP), Biblioteca Nacional do RJ, Instituto Moreira Salles. Atualmente desenvolve os projetos do Museu do Flamengo (RJ) e do Museu do Meio Ambiente de Inhotim (MG).

O horário para visitação é de terça a sexta, das 13h30 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30. A partir de fevereiro, haverá agendamento para escolares, instituições e grupos nos períodos manhã, tarde e noite, pelo telefone (14) 3235-1790.

Serviço:
SESC realiza a exposição “Bauru Futebol City”, de 09 de janeiro a 27 de março. Área de Convivência. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750, de terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário