terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Atelier Sueli Dabus sedia lançamento de livro "Rio Batalha, da nascente à foz"



Atelier Sueli Dabus sedia lançamento de livro
O livro “Rio Batalha, da nascente à foz” será lançado na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h30, no Atelier Sueli Dabus, em Bauru. Com textos do Prof. Dr. Osmar Cavassan, o exemplar mostra as belezas naturais desse grande manancial, que nasce na Serra da Jacutinga, em Agudos; percorre 167km até sua foz, no rio Tietê.
O rio desbrava o interior paulista, percorrendo os municípios de Piratininga, Bauru (responsável inclusive pelo abastecimento de 40% da população), Avaí, Pirajuí e Reginópolis.
O evento de lançamento terá também outras atrações – a exposição fotográfica, composta por imagens de renomados profissionais e aficionados da cidade. São eles: Celso Mellani, Edward Albiero Jr, Denise Joaquim, Nilton Scudeller, Olício Pelosi, Silvio Serrano e Telles Nunes.
Registro
O livro traz informações didáticas sobre a história, a biologia, a relevância do rio na geração de renda dos pescadores, a relevância do rio como fonte de abastecimento da população, entre outros assuntos.

Os textos convidam o leitor para uma viagem a um dos ícones naturais de Bauru, por meio de uma linguagem fácil, sem detalhes técnicos ou científicos. O conteúdo do livro conta com preciosidades sobre o manancial, a partir da pesquisa e experiência do Prof. Dr. Osmar Cavassan, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru.

Para o especialista, o rio Batalha carece de atenção e cuidados necessários que tanto merece, por se tratar de um dos rios ainda não poluídos, no interior paulista, na maior parte de seu trecho fluvial. “Entre as mudanças evidentes, destaca-se a diminuição do volume de água de qualidade, propícia ao consumo humano, além do prognóstico negativo de que o preço do litro de água irá encarecer, devido aos problemas com a falta d´água, o assoreamento e a ameaça de contaminação por meio da deposição de esgoto clandestino”, alerta Cavassan.

O trabalho fotográfico foca o registro do rio Batalha em profundidade, em pontos distintos de seu leito. A ideia do livro surgiu a partir da interação entre o pesquisador e a equipe Bru Image Point, parceria que permitiu uma reflexão sobre a importância do rio.

Segundo um dos fotógrafos integrantes do grupo, Celso Mellani, cada profissional explorou um tema livre nas sessões de foto. “Pretendemos incentivar a reflexão sobre a preservação do rio, porque a maioria das pessoas tem conhecimento limitado diante da potencialidade, do charme e da beleza do lugar; devemos olhá-lo como um bem precioso, um patrimônio natural”, comenta.


Serviço
Lançamento “Rio Batalha, da nascente à foz”
Formato: 28 x 28
Páginas: 180 (256 fotos)
Acabamento: Papel Couchê
- O Atelier Sueli Dabus fica na rua Luso Brasileira, 4-44, loja 10, Metropolitan Square.



Nenhum comentário:

Postar um comentário