domingo, 1 de novembro de 2009

CONCERTO ERUDITO COM O GRUPO CAMERATA DE VIOLÕES OCTPUS NO SESC BAURU

SESC Bauru apresenta HOJE, DIA 1/11,domingo, às 11h, no Auditório, concerto com “Grupo Camerata de Violões Octpus”. A apresentação integra o projeto “A Música Erudita: O Prazer de Ouvir”, em que são apresentados diferentes estilos musicais através de importantes solistas e agrupações. A pesquisa de repertório e texto são do Profº Drº Marcos da Cunha Lopes Virmond. Doutor em Musicologia pela UNICAMP (2007) participou como regente assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra de Câmara da Universidade Sagrado Coração, de Bauru. Atua como regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e professor do Departamento de Música da USC.
No ano de 1996 os integrantes da Orquestra de Violões Corda Toda, formada por alunos e professores do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, decidiram criar um grupo de alta representatividade na instituição. Após seleção interna foi criado o Octeto de Violões do Conservatório de Tatuí. No ano seguinte, sob coordenação da professora Márcia Patrícia Braga, o grupo passou a se chamar Camerata Octopus de Violão, sugerido pelo percussionista Eduardo Gianesella. Desta forma, o grupo desenvolveu o projeto “Garoto”, com objetivo de difundir obras de importantes compositores brasileiros. Atualmente sob coordenação de Edson Lopes, a Camerata passou a desenvolver um projeto de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros, buscando a promoção da diversidade de obras escritas para o universo violonístico. Tal projeto culminou no lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”.

Para promovê-lo os integrantes passaram a se apresentar em diferentes pontos do Estado de São Paulo e em significativos eventos, entre eles a Semana Guiomar Novaes (1998), Rádio MEC no Rio de Janeiro (1998), Festival de Inverno de Campos do Jordão (1998, 1999 e 2002) e Sala São Paulo (2001). Em 2009 a partir da contratação oficial dos músicos Adriano Paes, Ângela Muner, Dagma Eid, Edson Lopes, Elissom Barbosa, Fabiano Correa, Francisco Lemes, Patrícia Nogueira, Ricardo Grion e Vitor Pedroso, o grupo passou a ser denominado Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, com o intuito de resgatar e valorizar o nome de sua instituição de origem, tendo Edson Lopes como coordenador regente oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário