domingo, 21 de fevereiro de 2010

PAULO CESAR PINHEIRO ENCERRA AS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 60 ANOS NO SESC POMPEIA

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Teatro do SESC Pompeia é o palco de um dos nomes mais ilustres da música brasileira: Paulo César Pinheiro. Nome associado ao que de melhor a música do país produziu nos últimos 40 anos, Paulo César é um letrista com mais de duas mil músicas; atravessou quatro gerações de parcerias, de Pixinguinha a Lenine, passando por Radamés Gnattali, Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell, Sivuca, Edu Lobo, Francis Hime, Dori Caymmi, João Nogueira e Raphael Rabello. Suas composições podem ser ouvidas nas vozes de intérpretes como Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Elis Regina, Nélson Gonçalves, MPB-4, Paulinho da Viola, Nana Caymmi e Sarah Vaughn, entre muitos outros.

Os shows encerram as comemorações dos seus 60 anos, justamente no SESC Pompeia, um dos palcos preferidos do compositor e onde comemorou também seus 50 anos. No espetáculo, o poeta faz uma retrospectiva dos seus 42 anos de ofício, apresentando um repertório de clássicos como Viagem (com João de Aquino), Lapinha, Falei e Disse e Refém da Solidão (todas com Baden Powell), Canto das Três Raças e Menino Deus (ambas com Mauro Duarte), Poder da Criação (com João Nogueira) – chegando a composições recentes (algumas ainda inéditas), com seus mais novos parceiros, entre eles seus filhos Ana e Julião Pinheiro.

Foram convidados para dividir o palco nesta grande comemoração, os músicos e parceiros Luciana Rabello e Mauricio Carrilho (este também assinando a direção musical), Ana Rabello, Julião Pinheiro, Paulino Dias e Marcus Thadeu. O show contará ainda com a participação da convidada especial Amelia Rabello, uma de suas mais constantes e preferidas intérpretes.

A trajetória

Paulinho, como os amigos costumam lhe chamar, é de longe um dos letristas que mais parcerias assinou. São mais de duas mil músicas compostas, das quais aproximadamente mil já foram gravadas. Suas composições fizeram (e ainda fazem) sucesso em todo o país, ao longo dos mais de 40 anos de profissão, nas vozes mais consagradas do Brasil. Além disso, o poeta tem quatro livros de poesia editados: Canto Brasileiro, Viola Morena, Atabaques, Violas e Bambus e Clave de Sal.

Recebeu o Prêmio Shell 2003, em grande show no Teatro João Caetano, no Rio. Em 2004, lançou pelo selo Quelé (uma parceira das gravadoras Acari Records e Biscoito Fino) o CD O Lamento do Samba, no qual assina todas as músicas e letras, sem parceiros.

Em 2006, sua peça Besouro Cordão de Ouro estreou nos palcos do Brasil, alcançando enorme sucesso de público e crítica, recebendo ainda o Prêmio Shell de Teatro daquele ano. Recebeu o Grammy de melhor canção com a música Saudade de Amar, parceria com Dori Caymmi.

Em 2008, escreveu a segunda peça teatral – Chico Rei, que tem previsão de montagem para este ano. Em 2009, estreou no cenário literário lançando seu primeiro romance, o livro Pontal do Pilar (editora Leya) e este ano finaliza outro livro, já com lançamento previsto para 2010, intitulado Histórias das Minhas Canções, onde relata de forma única como nasceram diversas músicas compostas por ele.

Ficha técnica do show:
Produção: Luciana Rabello
Roteiro: Paulo Cesar Pinheiro
Direção musical e arranjos: Mauricio Carrilho
Convidada especial: Amelia Rabello

Músicos:
Luciana Rabello – cavaquinho
Mauricio Carrilho – violão
Julião Pinheiro – violão de 7 cordas
Ana Rabello – cavaquinho
Paulino Dias – percussão
Marcus Thadeu – percussão


SERVIÇO: PAULO CESAR PINHEIRO ENCERRA A CELEBRAÇÃO DE 60 ANOS NO SESC POMPEIA
Rua Clélia, 93
Dias 27 e 28 de fevereiro de 2010. Sábado, às 21h e domingo, às 18h.
Teatro. Classificação indicativa: 12 anos.
Ingressos: R$ 7,00 a R$ 28,00
Lotação: 778 pessoas
Telefone para informações: (11) 3871-7700

Nenhum comentário:

Postar um comentário