Museu do Relógio reabriu suas portas
O Museu do Relógio “Profº Dimas de Melo Pimenta”, único do gênero na América Latina, reabriu suas portas no dia 24 de outubro.O novo layout projetado com o intuito de deixar o ambiente mais aconchegante para os visitantes e, também, acomodar melhor as 600 peças em exposição, é uma excelente opção delazer para estudantes e curiosos.
Para comemorar a semana de abertura, a direção do Museu preparou algumas peças bastante curiosas para a exposição como: o único modelo do Relógio Atômico em exposição no Brasil, os relógios de sol (surgiram por volta dos anos 5000 e 3500 a.C), os primeiros marcadores de ponto, os tradicionais relógios-cuco, além do relógio mais antigo apresentado no museu fabricado em 1620, na Alemanha. Trata-se de um exemplar de bolso, todo em prata, que possui apenas o ponteiro de horas (o ponteiro de minutos só foi incorporado aos relógios a partir de 1670).
Para completar, também faz parte do acervo Chatelaine deouro e pérolas, cravejado de brilhantes. A peça, fabricada pela marca suíçaAlliez & Berguer, na segunda metade do século XIX, pertenceu à 2ª Imperatriz brasileira – Amélia de Leuchtemberg, esposa de D. Pedro I.
A paixão do professor Dimas de Melo Pimenta, fundador do museu, por relógios foi além de um simples colecionador. Pimenta acumulou tantos itens que decidiu montar um museu. A coleção teve início em 1950, e desde então não parou mais de crescer. Relógios originais são procurados por todos os lugares, em especial nos mercados de antiguidades que se realizam em diversas cidades do mundo.
Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta
Local: Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina, São Paulo/SP
Horário: segunda à sexta – 09h às 11h30 e 14h às 17h
Todo segundo sábado do mês – 09h às 11h30 e 14 às 17h
Informações: (11) 3646-4000
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário