quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sesc Bauru | Pela Paz


PELA PAZ

 

 

Entre os dias 23 de Julho e 10 de Agosto, acontece na cidade de Bauru o projeto “Pela Paz”, que visa compartilhar saberes e experiências de convívio, celebrar a união, vivenciar a paz, repensar atitudes e contemplar o sagrado em busca do desenvolvimento humano e social.

 

A realização do projeto é uma parceria Sesc, Senac , Núcleo GEOS, Rede Social Entrelaços e Sítio Casa do Jatobá.

 

“Pela Paz” traz diversas atividades gratuitas, como palestras, vivências, teatro, dança e show.

 

Programação

 

Abertura Oficial

23/07, terça, 14h30. Senac. Auditório. 87 lugares.

 

Palestra | Paz Através da Cultura, Cultura Através da Paz.

A disseminação da Cultura de Paz é essencial para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento humano, de mudanças verdadeiras e substanciais e de um novo encantamento pela vida e pelo mundo. Com Flávia Toqueti, Facilitadora da Lei do Tempo, Articuladora das Redes de Cultura de Paz e Agroecologia na Bioregião de Bauru. Coordenadora do Núcleo Experimental ‘Sítio Casa do Jatobá em Arealva.

Dia 23/07, terça, 15h. Senac. Auditório.

 

Celebrando a União | Juntos Pela Paz

Uma manhã com vivências, rituais e experiências nas diversas linguagens culturais, artísticas e corporais que promovem a Cultura de Paz, envolvendo a participação da Comunidade, Instituições, Entidades e Grupos Locais.

Dia 25/07, quinta, a partir das 7h. Ponto de Encontro: Praça da Paz.

 

Hasteamento da Bandeira de Paz

7h. Praça da Paz.

 

Celebração Ecumênica Para a Paz Mundial

7h30. Praça da Paz.

Saudação ao Sol e Ritual do Fogo

8h30. Praça da Paz.

 

Caminhada Pela Paz

8h45. Saída da Praça da Paz.

 

Dança da Paz Universal

9h30. Parque Vitória Régia.

 

Sarau Pela Paz

10h às 12h30. Parque Vitória Régia.

 

Espaço Zen

10h às 12h30. Parque Vitória Régia.

 

 

COMPARTILHANDO IDEIAS

 

Leonardo Boff – Cultura de Paz e Educação

O Professor Leonardo Boff transcorre em sua palestra, reflexões importantes sobre a temática da Cultura de Paz e da Educação como bases para uma unificação entre humanidade e Terra e Terra e o Cosmo. Leonardo Boff é Doutor em Teologia pela Universidade de Munique, Professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia Filosófica na UFRJ e um dos iniciadores da Teoria da Libertação. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 23/07, terça, 19h30. Sesc. Ginásio de Eventos.

 

Mara Mourão e Wellinton Nogueira – Empreendedorismo Social

Ativistas, transformadores, agentes de mudança, líderes sociais, são algumas das definições para pessoas que souberam entender uma necessidade na sociedade e saíram da apatia e do imobilismo. Com Mara Mourão, cineasta e diretora dos documentários ‘Quem se Importa’ e ‘Doutores da Alegria’ e Wellinton Nogueira, ator, palhaço, fundador do Doutores da Alegria, e um dos empreendedores sociais participante do documentário ‘Quem se Importa’. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 26/07, sexta, 20h30. Sesc. Auditório. 165 lugares.

 

Monja Coen Sensei – Paz Mundial: Harmonia Interior

Paz mundial, harmonia interior, respeito mútuo, consciência e serenidade frente às adversidades e injustiças sociais. A palestra tem o objetivo de divulgar o princípio da não violência e a criação de culturas de paz. Com Monja Coen Sensei, uma das principais líderes espirituais budistas do Brasil.

Dia 08/08, quinta, 19h30. Sesc. Ginásio de Eventos.

 

 

VIVENCIANDO A PAZ

 

Danças da Paz Universal

A atividade tem o objetivo de proporcionar a vivência em valores ético-sociais positivos de convivência grupal, valorizando a diversidade, a responsabilidade social e a solidariedade. Com a focalizadora Mônica Goberstein, membro certificada Mentora das Danças da Paz Universal pela Rede Internacional (INDUP, Seattle-EUA), referência no movimento das Danças Circulares no Brasil e sócio-fundadora do Semeia Dança - Danças Circulares e da Paz Universal. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do Sesc. Grátis.

Dia 24/07, quarta, 19h às 21h. Sesc. Salas de Uso Múltiplo 1 e 2.

 

Mantras – Sons Cósmicos

Os mantras são sons transcendentes que equilibram e harmonizam as energias e forças vitais, trazendo paz e amor aos corações. Vivência com a indiana Meeta Ravendra, cantora de mantras indianos e músicas devocionais. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do Sesc. Grátis.

Dia 30/07, terça, 19h30 às 21h. Sesc. Sala de Uso Múltiplo 1.

 

 

YOGA – FILOSOFIA E PRÁTICA

Serão abordados os aspectos históricos e filosóficos do Yoga, apresentando suas contribuições na busca do autoconhecimento, na relação de respeito consigo e com o outro, promovendo assim uma comunidade mais sensível e humana. Com João Carlos Barbosa Gonçalves, professor de sânscrito no Instituto Paulista de Sânscrito e doutor em Linguística pela FFLCH-USP.

 

Yoga e Ética

No Yoga Sutra de Patañjali, obra que compilou o sistema filosófico do Yoga em 8 partes - Ashtanga Yoga - Yama e Nyama são os primeiros passos para o yoguin na busca do equilíbrio interior. São os princípios éticos a fim de contribuir no conhecimento e na busca pela evolução. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do Sesc.

Dia 09/08, sexta, 19h às 21h. Sesc. Salas de Uso Múltiplo 1 e 2.

 

Yoga e Meditação

Com o objetivo de restaurar a percepção de si e a busca do equilíbrio interior e exterior, os participantes terão contato com os ensinamentos dos antigos mestres. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do Sesc.

Dia 10/08, sábado, 10h às 12h. Sesc. Salas de Uso Múltiplo 1 e 2.

 

 

REPENSANDO ATITUDES

 

Cinema | Quem se Importa

Mara Mourão - Brasil, 2012 - 110 min.

Filmado em vários países, como o Brasil, Peru, Tanzânia, Suíça, EUA e Canadá, o documentário faz um levantamento de diversas ações de empreendedorismo social realizadas por iniciativa de organizações não governamentais (ONGs). Destacam-se particularmente os exemplos de sucesso, como os Doutores da Alegria, Nobel da Paz Muhammad Yunus, que idealizou um banco popular em Bangladesh. 165 lugares. Retirada de ingressos uma hora antes na Central de Atendimento do Sesc. Grátis.

Dia 26/07, sexta, 19h. Sesc. Auditório.

 

Cinema | Doutores da Alegria

Mara Mourão - Brasil, 2007 - 90 min.

O retrato de como um grupo de artistas profissionais leva a arte do palhaço para crianças hospitalizadas e nos convida a pensar sobre o verdadeiro papel da arte em nossas vidas. Além de ter sido considerado pela UNESCO uma obra que promove a Cultura de Paz, o documentário recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior. 165 lugares. Retirada de ingressos uma hora antes na Central de Atendimento do Sesc. Grátis.

Dia 03/08, sábado, 15h. Sesc. Auditório.

 

CONTEMPLANDO O SAGRADO

Teatro | Gandhi – Um Líder Servidor

Monólogo sobre Gandhi, a partir do início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente para a paz mundial. Propõe que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios. O espetáculo convida a plateia a fazer uma reflexão sobre a liderança, a não- violência e introduz princípios ético-filosóficos nas relações humanas, falando sobre integração, cooperativismo e amor. Com João Signorelli. Direção: Miguel Filliage. 165 lugares. 70 min. Retirada de Ingressos 1 hora antes na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 27/07, sábado, 20h. Sesc. Auditório.

 

Música | Om Shanti – Paz

O amor e a adoração por Deus se expressa em diferentes nomes e formas. Apresentação musical das canções prediletas de Mahatma Gandhi. Com Meeta Ravendra, cantora indiana nascida em Sevagram, aldeia fundada por Mahatma Gandhi, renomada cantora de mantras indianos e músicas devocionais, Sagar Karahe, músico tablista e banda. Grátis.

Dia 24/07, quarta, 21h. Sesc. Área de Convivência.

 

Música | Sal da Terra

Passeando por grandes nomes da música popular brasileira, o show promete não apenas causar a reflexão sobre como temos vivido em sociedade, mas também a relação com o nosso planeta e com o “sagrado”. Com Manu Saggioro (vocal, violão, guitarra e pandeiro), Norba Motta (contrabaixo). Henrique Cirillo (Teclados), Henrique Oliveira (Bateria), Andrezza Trentini (percussão), Fabio Lima (violão), Mr Fabian (guitarra) e Marli Nunes (Flauta Transversal). Grátis.

Dia 28/07, domingo, 16h. Sesc. Área de Convivência.

Serviço

O Sesc fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário