sábado, 26 de março de 2011

Na Mira da Música Brasileira, dias 2 e 3 de abril, no Auditório Ibirapuera

Na Mira da Música Brasileira pretende ser um projeto de longa duração, com espetáculos pontuais no decorrer dos próximos anos, tornando-se referência para o público desejoso de conhecimento sobre a nova cena da música brasileira e para os próprios artistas.



Criado por Myriam Taubkin em 1987, o projeto Memória Brasileira tem como objetivo realizar um mapeamento detalhado da nossa música, a partir da pesquisa e da seleção dos mais representativos músicos do Brasil, entre artistas consagrados e revelações musicais, por instrumento ou segmento, em espetáculos gravados ao vivo. São mais de duas décadas de apresentações e registros de pianistas, violonistas, arranjadores, percussionistas, instrumentistas de sopro, sanfoneiros e violeiros, com participação de mais de quinhentos artistas.



Foram lançados sete CDs pela gravadora Núcleo Contemporâneo. Quatro destas séries resultaram em livros e documentários em DVD: “O Brasil da Sanfona”, “Violões do Brasil”, “Um Sopro de Brasil” e, por último, “Violeiros do Brasil”.



Na Mira da Música Brasileira - Serviço:



Local: Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera)



Datas: 2 e 3 de abril de 2011



Horário: sábado às 21h, e domingo às 19h



Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)



Classificação indicativa: Livre



Duração: 90 minutos (aproximadamente)



Capacidade: 800 lugares





Informações: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br



NA MIRA DA MÚSICA BRASILEIRA



8ª SÉRIE DO PROJETO MEMÓRIA BRASILEIRA REÚNE MÚSICOS

APRESENTANDO SEU TRABALHO MAIS AUTORAL



Direção artística de Myriam Taubkin e Gabriel Fontes Paiva



Auditório Ibirapuera, dias 2 e 3 de abril



A série Na Mira da Música Brasileira pretende jogar luz em artistas cujas carreiras tomam forma a partir dos anos2000. A edição piloto do projeto aconteceu em novembro de 2010, no Auditório Ibirapuera.



A segunda edição acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, no mesmo Auditório Ibirapuera, trazendo um grupo de músicos que possuem caminhos diversos e que, juntos, representam a pluralidade de influências, ousadias e direções dessa geração. A concepção da série busca apresentá-los em sua essência, extraindo de cada um o seu lado musical mais criativo e original.



O grupo é formado por: Antonio de Pádua, da Paraíba, no trompete, cavaquinho, pandeiro e violão de sete cordas; o mineiro Antonio Loureiro na bateria e nos teclados; o compositor, cantor e MC paulistano Criolo; no toca-discos, DJ Marco; João Taubkin no contrabaixo acústico e elétrico; Kiko Dinucci no violão e voz; a bela voz de Laura Lavieri; e na sanfona e no piano, Lula Alencar, do Rio Grande do Norte.



Reuniu-se esse elenco com bastante diversidade de instrumentos, de conhecimento e de experiências musicais. São artistas que vêm de origens e trajetórias distintas, o que realça a contribuição de cada um. A singularidade e a beleza estão na mistura dessas vivências e na criação coletiva do espetáculo, construído em encontros no estúdio, durante duas semanas. Não há artistas principais nesse espetáculo; todos os participantes têm papel de destaque e igual importância. Os oito músicos são criadores e o repertório é autoral, concebido pelo grupo, juntamente com a curadoria, baseado na carreira que cada um tem trilhado.



A característica mais interessante é que o projeto depende inteiramente do encontro entre os artistas. Além do talento individual de cada músico, o que chama a atenção é a interferência generosa de cada um na obra do outro; criando timbres, arranjos e resultados sonoros surpreendentes. Música brasileira de primeira linha, contemporânea e popular.



A série Na Mira da Música Brasileira não é apenas um show; além de um lindo projeto, seu formato tem a intenção de apresentar espetáculos completos ao público paulistano. Para isso, há um cuidado muito grande com todos os aspectos da apresentação. Ao lado da caprichada direção musical de Myriam Taubkin, a direção cênica de Gabriel Fontes Paiva, os cenários de Fabio Namatame e a iluminação de Marisa Bentivegna também são realizados com esmero, para que o visual acompanhe as belas canções apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário