Forró com pitadas de maracatu, samba, choro, jazz e boa música, mas sem perder o sentimento matuto do ritmo nordestino. Esse é o Quinteto Dona Zaíra que traz ao SESC Bauru o show “JackSomBalanço”, uma homenagem à grande obra de Jackson do Pandeiro. Neste domingo, dia 20 às 16h na Área de Convivência.
O quinteto pretende reviver a genialidade desse grande artista dos palcos brasileiros. Um mestre do ritmo, que além do pandeiro - que lhe dá o “sobrenome”- tocava violão, ganzá, zabumba, bateria, agogô e todo instrumento percussivo que lhe fosse dado. “Além de ser um ótimo sanfoneiro de boca”, declarou Dominguinhos. Não bastasse ser um exímio ritmista e ser dotado de grande carisma, Jackson do Pandeiro usou sua voz para propagar a consciência da nação e a valorização da cultura brasileira.
Esse projeto tem a intenção de resgatar a riqueza da nossa cultura e da obra de Jackson do Pandeiro. Ao interagir com antigas obras pouco divulgadas num formato atual e moderno, o espectador pode estar formando dentro de si o alicerce para um interesse mais profundo pela história de suas origens e de seu povo.
No show, será revista a carreira de Jackson através de uma linha do tempo, entremeando histórias da sua vida a sucessos do rei do ritmo, sejam estes sucessos dançantes, ou retratando o sertão, e até fazendo críticas políticas. Tudo isto ao som do Quinteto Dona Zaíra, que traz em sua formação os jovens: Rafael “Baby” (zabumba e voz), André (acordeon e voz), Rafael da Silva Barros (cavaco), Matheus (contrabaixo) e Diego (triângulo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário