segunda-feira, 14 de março de 2011

SESC Bauru | Espetáculo Teatral "As Folhas do Cedro"

PRÊMIADO ESPETÁCULO TEATRAL “AS FOLHAS DO CEDRO”
NO SESC BAURU


Após sucesso de crítica e público em 2010, a peça “As Folhas do Cedro”, da Companhia Teatral Arnesto nos Convidou, ganhadora do Prêmio APCA 2010 de melhor autor, volta a viajar pelo estado de São Paulo. O espetáculo acontece nesta quinta, dia 17 às 21h, no Ginásio de Eventos do SESC Bauru com entrada gratuita.

Com texto e direção assinados por Samir Yazbek, a peça conta a história de uma mulher que, por meio de sua memória e imaginação, revisita suas origens, procurando sua identidade.

Para esta obra, Yazbek, filho de imigrantes libaneses, buscou inspiração em sua ascendência, bem como na história de várias famílias de imigrantes libaneses e de outras nacionalidades. O autor esclarece que a peça não é autobiográfica: “É uma obra de ficção a partir de um universo pessoal, uma meditação sobre temas que me interessam”, explica.

Esta montagem dá continuidade à bem sucedida parceria de Samir Yazbek com o ator Hélio Cícero, na Companhia Teatral Arnesto nos Convidou. Eles já realizaram juntos quatro espetáculos, entre os quais merece destaque “O Fingidor” (Prêmio Shell/99 de melhor autor), que comemorou 10 anos em 2009.

A história de “As Folhas do Cedro” é narrada pela Filha de um casal de imigrantes libaneses, na São Paulo de hoje, que revisita suas origens, procurando sua identidade.

Para tanto, transporta-se ao Amazonas, nos anos 70, época em que a mãe fora buscar o marido que trabalhava como empreiteiro de obras na construção da estrada Transamazônica, durante a ditadura militar.

Identificada com a busca da Mãe, a Filha, por meio de sua memória e imaginação, procura desvendar a figura do Pai e confronta-se com as demais personagens (um Empreiteiro carioca, uma Gerente alemã e uma Nativa amazonense). A peça contrapõe o progresso - representado pelo Pai - à tradição - representada pela Mãe. A Filha procura se integrar entre esses dois extremos. A personagem Menina representa a ancestralidade da Filha; ora é a própria Filha, ora a Mãe, ora os antepassados da família, que viveram no Líbano.

O elenco de “As Folhas do Cedro” é formado por Hélio Cícero, Daniela Duarte, Douglas Simon, Gabriela Flores, Mariza Virgolino, Rafaella Puopolo e a criança Marina Flores, de nove anos. O espetáculo conta ainda com preparação de atores de Antônio Januzelli (Janô), cenografia e figurino de Laura Carone e Telumi Hellen, trilha sonora original de Marcello Amalfi e iluminação de Domingos Quintiliano.

Contato:
Marcela Cappabianco
(11) 5571-1407 / (11) 7833-1120
marcelacsc@gmail.com

Serviço:
SESC Bauru apresenta o espetáculo “As Folhas do Cedro”, nesta quinta, dia 17, às 21h. Ginásio de Eventos (250 lugares). Retirada de ingresso 1 hora antes na Central de Atendimento. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário