terça-feira, 5 de março de 2013

Sesc Bauru | Mostra de Cineasta Francês em Março


SESC TRAZ MOSTRA DE CINEASTA FRANCÊS

 

Entre os dias 05 e 28 de março, serão exibidos no Auditório do Sesc Bauru, longas-metragens, curtas, documentários e animações que resumem a vida de Jacques Tati, um dos mais ilustres artistas cômicos francês e de todo o mundo. Trata-se da “Mostra Tati por inteiro”. A entrada é gratuita.

 

Segundo alguns críticos de cinema, Tati queria expressar que a “cultura da vida moderna” levava à anulação da personalidade em um mundo cada vez mais mecanizado. Tati foi um crítico dos costumes e focou seu discurso em enfatizar a maneira como a modernidade se refletiu no comportamento humano.

 

Em decorrência do sucesso do ano da França no Brasil (2009), o Sesc organizou uma Mostra de Cinema Francês Contemporâneo que circulou em 231 dos seus centros de difusão de audiovisual em todo o país. Devido ao sucesso da mostra, o Sesc decidiu continuar com o formato do evento e organizar, em parceria com a Cultures France, uma retrospectiva de filmes de Jacques Tati.

 

Todos os longas de Tati, assim como, os curtas, estão disponibilizados nesses centros de difusão audiovisual do Sesc. A capilaridade do Sesc possibilita que este artista chegue a lugares aonde quase nunca chegou um filme francês. Assim, a Mostra Tati por inteiro acompanha a missão do Sesc, que é espalhar propostas artísticas da máxima qualidade em todo país.

 

Os filmes que serão exibidos seguem uma espécie de arco que se inicia em “Carrossel da esperança” e termina em “Tempo de diversão”. O primeiro representa o momento de inocência do cinema de Tati, que vai ser progressivamente tomado por uma modernização.

 

Programação

 

Carrosel da Esperança

Jacques Tati - França, 1949 - 77 min. P&B

Uma vez por ano, uma feira traz ao pequeno vilarejo de Saint-Sèvère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Em uma das sessões, François, o carteiro local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática e fazer o correio trabalhar mais rápido.

Dia 05/03, terça, 19h30. Auditório (165 lugares).




As férias do Sr. Hulot

Jacques Tati - França, 1953 - 74 min.

O atrapalhado Sr. Hulot vai passar férias em um hotel de veraneio onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas. Mesmo causando agitação na rotina dos demais hóspedes, ele consegue fazer amizades e conquistar a simpatia de todos.

Dia 09/03, sábado, 16h. Auditório (165 lugares).

 

Meu Tio

Jacques Tati - França, 1956 - 116 min.

O Sr. Hulot vai passar um tempo na casa de sua irmã para ajudar a cuidar do sobrinho. Logo ele se vê às voltas com uma casa repleta de utensílios automáticos e arquitetura futurista pouco funcional, mas vistosa aos olhos da sociedade de consumo. A dificuldade de adaptação cria situações cômicas e insólitas.

Dia 14/03, quinta, 19h30. Auditório (165 lugares).

 

Tempo de Diversão

Jacques Tati - França, 1967 - 114 min.

Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris nos anos 60 e lá encontra o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.

Dia 16/03, sábado, 16h. Auditório (165 lugares)

 

As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco  

Jacques Tati - França, 1971 - 93 min.

Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Ele dirige o veículo, seguido por uma jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carro esportivo. A viagem é interrompida por tantos problemas que o carro chega tarde demais à exposição.

Dia 23/03, sábado, 16h. Auditório (165 lugares).

 

Parada

Jacques Tati - França, 1971 - 93 min.

O filme mostra as aventuras de duas crianças por detrás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.

Dia 26/03, terça, 19h30. Auditório (165 lugares).

 

MAIS TATI

Dia 28/03, quinta, 19h30. Auditório (165 lugares).

 

Curtas | Cuida da Tua Esquerda

Jacques Tati - França, 1936 - 12 min. P&B

Um agricultor de uma pequena cidade francesa sonha em ser um lutador de boxe. Surpreendido durante um transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. O problema é que ele não conhece nada sobre lutas.

 

Curtas | A Escola dos Carteiros

Jacques Tati - França, 1947 - 15 min.

Rapidez e eficiência são as missões que todo carteiro recebe. Em uma pequena agência dos correios de um povoado, três carteiros, entre eles François, recebem suas primeiras lições de carteiro. No entanto, François arma a maior confusão no seu novo emprego.

 

Curtas | Curso Noturno

Nicolas Riowsky - França, 1967 - 27 min.

No cenário de Tempo de diversão, executivos bem comportados recebem aulas sobre arte cômica do próprio Tati. Eles descobrem diferentes maneiras de fumar cigarro, andar a cavalo ou cair da escada.

 

Documentário | Tati: Seguindo os Passos do Sr. Hulot

Sophie Tatischeff - França, 1986 - 52 min

O documentário apresenta Tati por detrás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Com base nesses registros, sua filha Sophie Tatischeff apresenta um retrato da genialidade e personalidade à frente de seu tempo, de alguém que nunca deixou se levar pelas convenções.

 

Serviço

O Sesc apresenta “Mostra Tati por inteiro”. De 05 a 28 de março. Grátis.  O Sesc fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário