segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach no Conservatório de Tatuí


Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach no Conservatório de Tatuí

Recital unicamente dedicado a obras de Bach será na sexta-feira, 8, às 19h, no Salão Villa-Lobos; workshop de fagote e cravo é oferecido às 14h

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, sedia na próxima sexta-feira (08/11), workshop e concerto de Fábio Cury e Alessandro Santoro. O projeto envolve workshop de cravo e fagote e o concerto “Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach”. Ambos têm entrada franca, às 14h e 19h, respectivamente, no Salão Villa-Lobos.

Com apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural), o projeto prevê concertos unicamente dedicados a obras de Bach, na interpretação de Fábio Cury, ao fagote, e Alessandro Santoro, ao cravo. Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi compositor, cantor, maestro, professor, organista, cravista, violista e violinista. Nascido na Alemanha, Bach foi um dos mais prolíficos compositores do ocidente. O número exato de suas obras é desconhecido, mas o catálogo BWV assinala mais de mil composições, entre elas inúmeras peças com vários movimentos e para extenso conjunto de executantes.

Conforme a assessoria de imprensa dos músicos, o projeto destaca o costume dos compositores barrocos, e do próprio Bach em especial, de transcrever obras de sua autoria para outros instrumentos ou outras formações. “São célebres as transcrições de Bach de obras de Vivaldi ou suas versões de concertos originais para cravo adaptadas posteriormente para o violino, somente para citar alguns exemplos”, afirma-se. “Fagote e cravo são instrumentos muito importantes dentro do repertório erudito, mas ainda muito desconhecidos não só do grande público, mas também dos estudantes de música em certa medida. Cabe lembrar que não se faz orquestra sinfônica sem fagote, presente desde o repertório mais antigo até a música contemporânea, da mesma forma que muito pouco pode ser realizado, na área da música antiga, sem cravo”, afirmam os músicos, por meio de nota.

As atividades pedagógicas do projeto, que envolvem workshops, pretendem apresentar o universo da interpretação orientada historicamente por meio de dois músicos reconhecidos internacionalmente.

Fábio Cury é conhecido por seu notável ecletismo, transita desde o universo da música antiga com instrumentos históricos à vanguarda da composição contemporânea, passando pela música brasileira, pela atividade pedagógica e a pesquisa acadêmica. Tem se dedicado especialmente à divulgação da música nacional, tanto no Brasil como no exterior, esforço esse reconhecido pela APCA, que conferiu ao disco “Velhas e novas cirandas: música brasileira para fagote e orquestra”, o prêmio de melhor gravação de 2010.

Presença constante nos mais consagrados festivais de música do Brasil, como professor, camerista e solista, Fábio colaborou enormemente para o reconhecimento da faceta solista do fagote, mais conhecido por sua atuação na orquestra sinfônica. Com passagens pelo Panamá, Canadá, Argentina, Inglaterra e China, entre outros, sem falar na atuação frente aos mais prestigiosos grupos sinfônicos brasileiros, o fagotista tem sido considerado o mais atuante solista brasileiro de fagote na atualidade.

Alessandro Santoro, em sua longa residência na Europa, consolidou carreira. Integrou o corpo docente do “Koninklijk Conservatorium” de Haia como professor convidado de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca e clássica, de 2001 a 2006. Tem atuado junto a alguns dos mais importantes grupos europeus de música antiga, como a “La Petite Bande”, a “Orchestra of the 18th Century” e a “Den Haag Baroque Orchestra”.

Premiado com o “Diapason D'Or”, em 2005 pelo CD, (selo alemão Ramee) com Sonatas para Violino de Leclair ao lado de Luis Otavio Santos (violino) e de Ricardo Rodriguez Miranda (viola da gamba), Santoro, em vista de seu idealismo e de seu grande comprometimento com o desenvolvimento musical em nosso país, fixou moradia em São Paulo para trabalhar pela difusão da performance historicamente orientada no Brasil.

Concerto

O concerto de Fábio Cury e Alessandro Santoro, a partir das 19h no Salão Villa-Lobos, será aberto com a obra “Partita BWV 1013”, em quatro movimentos. A obra, original para flauta solo, traz transcrição para fagote que ganha uma faceta particularmente interessante. “Ainda que escrita para um único instrumento, há uma linha do baixo especialmente marcante que dialoga com figuras na região mais aguda do instrumento, causando no ouvinte a impressão de haver dois intérpretes, uma notável característica da composição em obras desse gênero, para a qual o fagote se presta com perfeição”, afirma Cury.

O programa inclui ainda “Sonata em sol maior BWV 1027”, em quatro movimentos; “Sonata em ré menor BWV 1028”, em quatro movimentos; “Sonata em sol menor BWV 1029”, em três movimentos, todas originalmente escritas para viola da gamba e cravo.

Performance Histórica

Embora insipiente no Brasil, a área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí é uma das melhores estruturadas. Conta atualmente com os cursos de flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil. Os alunos são admitidos após a aprovação em teste realizado por uma banca especializada, sempre no início de cada semestre ou a qualquer tempo, quando houver vagas. A área conta também com o Grupo de Performance Histórica, Ensemble de Performance Histórica e Ensemble de Performance Histórica Jovem, que vêm desenvolvendo importante trabalho de interpretação historicamente orientada. A área de Performance Histórica oferece, tanto para a aula como para estudo dos alunos os seguintes instrumentos: dois cravos franceses de dois manuais, um cravo italiano de um manual, uma espineta inglesa, um cloavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas.

SERVIÇO

Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach

Sexta-feira . 08 de novembro

14h00 – Workshop de Fagote e Cravo

19h00 - Concerto

Salão Villa-Lobos

Rua São Bento, 415

Tatuí

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário