segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SESC BAURU TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o SESC promove uma mostra de cinema especial que busca refletir sobre a presença do negro na sociedade brasileira. Com exibição dos filmes brasileiros “De Passagem”, de Ricardo Elias, “O Rap do Pequeno Príncipe Contras as Almas Sebosas”, de Paulo Caldas e Marcelo Luna e “Cafundó”, de Clóvis Bueno e Paulo Betti, a mostra conta também com Cinedebate, realizado no dia 11, às 14h, no Auditório. As atividades têm entrada gratuita. Para a coordenadora de programação do SESC Camila Machado, com tantas contribuições para a cultura do país, os negros passaram a valorizar mais a sua identidade. “A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira”, completa. Para iniciar as comemorações, será exibido, às 19h30, no Auditório, o longa “De Passagem”. Na história, os irmãos Jeferson e Washington e o amigo Kennedy extremamente próximos e cúmplices na infância, tomam rumos diferentes em suas vidas adultas. Jeferson, um moço sério e obstinado, se muda para o Rio para seguir a carreira militar. Mas, algum tempo depois, um telefonema o traz de volta a São Paulo: a notícia do assassinato de seu irmão. Ainda de farda, desapontado com o ocorrido, Jeferson chega à casa dos pais. Lá, encontra o antigo amigo que se oferece a percorrer, ao seu lado, o caminho para a identificação e liberação do corpo. Os dois partem e alguns rancores e mágoas vêm à tona. E assim, de trem, metrô, a pé, de ônibus, os dois percorrem São Paulo em busca do corpo, é uma longa viagem cheia de revelações e mistérios. “De Passagem”, é a estréia de Ricardo Elias na direção de um longa-metragem. Eleito pelo júri e pela crítica como Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado de 2003 também conquistou os prêmios de melhor roteiro e direção e Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de São Paulo em 2003.Na quinta-feira, dia 11, às 14h, no Auditório, um Cinedebate com a exibição do filme “A Negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo. A obra discute a representação do negro nas telenovelas brasileiras. Recebeu o prêmio de melhor vídeo no Festival É Tudo Verdade, de 2001. Após o filme, haverá um debate com Antonio Carvalho Costa, mestrando em história pela PUC São Paulo.

Contato:GabrielaFone: (14) 3235 1789Serviço:SESC realiza “Mostra de Cinema Consciência Negra” nesta terça, dia 09, às 19h30. Auditório (161 Lugares). Grátis.

Retirada de ingresso uma hora antes na Central de Atendimento. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71.
Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário