terça-feira, 24 de abril de 2012

Na TV Cultura: Beto Chaves está no Provocações


Policial participante da ocupação do Complexo do Alemão é convidado no Provocações

Beto Chaves dá suas  impressões sobre o fato e fala o que é preciso mudar no Brasil para diminuir a violência. Nesta terça-feira (24), às 23h, na TV Cultura.



 Antônio Abujamra entrevista o policial civil Beto Chaves, que participou da ocupação no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Com um olhar mais humano, ele dá suas impressões sobre o que aconteceu por lá nesta edição de Provocações, que vai ao ar terça-feira (24), às 23h30, na TV Cultura.

Beto Chaves passou os sete dias seguintes à ocupação convivendo com os moradores do Complexo do Alemão, para gravar um programa de TV. A cobertura da grande mídia fez desta operação um verdadeiro reality show, o que contribuiu para a fama do policial.

O policial conta sobre o começo da ocupação: “Eu andava na caçamba da viatura. Quando eu desci, eu cruzei o olhar com uma senhora. Ela batia palmas como se fôssemos heróis [...] Aquela senhora jogou uma enorme responsabilidade no meu ombro”, e completa, alfinetando: “Os moradores são os heróis, eles viveram sob a opressão do narcotráfico uma vida inteira e com a ausência do Estado”.

A violência, na opinião de Beto Chaves, é um problema mais profundo do que o é visto na TV. “Para um menino de 15, 16 ou 17 anos pegar uma pistola chinesa na mão, é preciso que muita coisa falhe antes. Falha educação, falha cultura, falha esporte, falha família, falha religião, falha saúde, falha habitação... E daí mandam nós, policiais, resolvermos um problema tão complexo quanto esse. Nós somos incompetentes para resolver um problema como esse!”, admite.

Provocador, o policial põe a sociedade em cheque: “A polícia, para ficar ruim, tem que melhorar muito. Mas a nossa sociedade também!” Ele ainda continua: “Se a instituição policial fosse a única corrupta no nosso país, nós estaríamos muito bem!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário