segunda-feira, 9 de abril de 2012

SESC Bauru | Agenda Semanal


SESC Bauru

Agenda Semanal de 10 a 15 de abril





TERÇA – DIA 10



Exposição

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Nos meses de março e abril, SESC Bauru apresenta ao público um envolvente projeto baseado na vida e na obra do Profeta Gentileza, importante figura que passou boa parte de sua vida andando pelas ruas do Rio de Janeiro e cidades de outros estados,

disseminando mensagens de amor, paz, respeito e bondade. Ficou conhecido por ser a antítese da metrópole violenta e esquizofrênica, pois distribuía flores e mensagens de amor em meio ao caos do trânsito e da urgência do grande centro. Sua máxima era Gentileza Gera Gentileza. Grátis.

Até dia 29/04, terça a sexta, 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.



Para crianças

Curso | Musicalização Infantil

A musicalização infantil pode ser vista como um importante elemento para o desenvolvimento artístico, emocional e intelectual das crianças, desde que trabalhada com elementos lúdicos e leveza. Com a musicista e cantora Adriana Rossetto. Para crianças de 07 a 10 anos. Sala de Uso Múltiplo 1. 20 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Até dia 26/04, terças e quintas, 15h às 17h.



FEIRA DO LIVRO

Evento destinado a promover a leitura entre crianças e oferecer um estreito contato com o mundo maravilhoso dos livros, a Feira do Livro Infantil é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Além dos estandes com livros e brinquedos educativos, haverá uma programação especial com espetáculos teatrais, contações de histórias, cinema, espaços de leitura, oficinas, encontros com o autor e jogos. Agendamentos de grupos e escolas através dos telefones (14) 3232 1333 ou (14) 3235 1312. Grátis.

De 10 a 21/04, terça a sexta, 8h às 21h e sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.



FEIRA DO LIVRO

Cerimônia de abertura com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru.

Sessão solene de abertura da 12ª Feira do Livro infantil, com a presença de autoridades e apresentação artística da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru. Grátis.

Dia 10/04, terça, 9h. Área de Convivência.



FEIRA DO LIVRO

Para Pequeninos | Sessões de Histórias - Cia. Giralua

Histórias da literatura universal para crianças de 2 a 06 anos são contadas por um casal de atores e músicos. Utilizando-se de objetos cênicos e cantorias, a Cia. Giralua de Artes encantará os pequenos. Grátis.

De 10 a 20/04, terça a sexta, 9h30 e 15h. Espaço Brincar.



FEIRA DO LIVRO

Para Pequeninos | Recreação – Jogos Cooperativos

Grandes jogos são atividades recreativas guiadas, com o propósito de divertir e desenvolver alguma temática. Nessa edição, o tema abordado será a Literatura Infantil. 100 vagas. Grátis.

De 10 a 20/04, terça a sexta, 8h30. Campo Soçaite.



FEIRA DO LIVRO

Para Crianças | Recreação – Jogos Cooperativos

Grandes jogos são atividades recreativas guiadas, com o propósito de divertir e desenvolver alguma temática. Nessa edição, o tema abordado será a Literatura Infantil. 100 vagas. Grátis.

De 10 a 20/04, terça a sexta, 10h. Campo Soçaite.



FEIRA DO LIVRO

Para Crianças | Sessões de histórias - Cia. Carne de Língua

A Cia. Carne de Língua realiza contações de histórias agregando elementos da linguagem teatral, com temáticas que envolvem questões humanas atemporais e universais, numa atuação do alcance de crianças e adultos, promovendo também o incentivo à leitura. Grátis.

De 10 a 13/04, terça a sexta, 08h30, 10h, 14h, 15h30. Salão de Uso Múltiplo.



FEIRA DO LIVRO

Cinema e Literatura | Os Fantasmas de Scrooge

Robert Zemeckis | EUA |2009 | 126 min.    

Charles Dickens publicou "A Christmas Carol" em 1843. Desde então, o conto se tornou uma das mais adaptadas obras literárias para o cinema. Os Fantasmas de Scrooge é sua mais nova versão. Milionário e mesquinho, Ebenezer Scrooge só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção, maltratando seu fiel assistente e ignorando seu sobrinho. Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal e cada um deles levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida. Grátis.

Dia 10/04, terça, 13h30 e 15h30.  Auditório.



FEIRA DO LIVRO

Para Jovens | Cinema - Oliver Twist

Roman Polanski | Itália | 2005 |130 min.     

Adaptação da obra clássica de Charles Dickens, apresenta Oliver Twist, um órfão entre as centenas de pessoas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Recolhido das ruas por Artful Dodger, um ladrão, ele é entregue a Fagin, um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Grátis.

Dia 10/04, terça, 10h.  Auditório.





QUARTA – DIA 11



FEIRA DO LIVRO

Espetáculo | A Semente da Verdade

Teatro de animação com manipulação direta, livremente inspirado no conto oriental. De forma poética, conhecemos a história do jovem jardineiro Thai e do imperador de seu reino. Com a Cia. Teatro da Argila. Grátis.

Dia 11/04, quarta, 8h, 9h30, 13h30 e 15h. Auditório.



FEIRA DO LIVRO

Para Jovens | Sessão de histórias - Machado de Assis em Leitura Encenada

Será encenada a obra Filosofia de um par de botas, de autoria de Machado de Assis, para jovens de 13 a 16 anos. Com Cia. Giralua de Artes. Grátis.

Dia 11/04, terça, 8h e 20h e dias 12,13 e 20/04, quinta e sexta, 8h. Salas de Uso Múltiplo 1 e 2.



Música

Show | Paralelas - Alice Ruiz e Alzira E

Alice Ruiz, poeta, haicaísta, letrista, e Alzira E, cantora, compositora e instrumentista, conheceram-se por intermédio de Itamar Assumpção, parceiro de ambas. Juntas, lançam o CD Paralelas, cujo repertório será apresentado nesse show de música e poesia, que trará Alzira E cantando e tocando suas músicas e Alice Ruiz declamando seus belos poemas. Grátis.

Dia 11/04, quarta, 21h. Área de Convivência.





QUINTA – DIA 12



Para Educadores

Juventudes: heranças e experimentações


Entende-se que pensar as juventudes implica não apenas refletir sobre a sua diversidade, mas também como ela se configura de modo relacional na contemporaneidade. Nesse sentido, pretende-se abordar os jovens como protagonistas de ações culturais diversas e, ao mesmo tempo, como se efetivam as relações intergeracionais com adultos e instituições que trabalham com esse público. Destinado a gestores, educadores em geral e jovens lideranças. Com Alexandre Barbosa Pereira, Doutor em Antropologia Social pela USP. Professor da Unifesp/Santos. Possui trabalhos e publicações sobre práticas culturais juvenis no contexto das periferias urbanas da cidade de São Paulo. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.


Dia 12/04, quinta, 15h. Salas de Uso Múltiplo 1 e 2. 80 lugares.



Para Educadores

Oficinas | Quadrinhas - Poesia Popular

Essa forma de poesia, muito presente no samba, no coco, no jongo e no rap, será trabalhada numa proposta permeada de jogos e brincadeiras da cultura brasileira, apresentando a métrica e a rima de uma forma dinâmica e divertida. Com Cia. Carne de Língua. 60 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 12/04, quinta, 19h30 às 21h30. Salas de Uso Múltiplo 1 e 2.



FEIRA DO LIVRO

Cinema e Literatura | Diário de um Banana

Thor Freudenthal| EUA|2010|120 min

Baseado na série de livros Diary of a Wimpy Kid, de Jeff Kinney, o filme conta a história Greg Heffley, um garoto de 13 anos de idade que sofre o mesmo problema que a maioria dos garotos como ele sofrem: não é popular. Com amigos que não estão entre os mais admirados da galera e dividindo os corredores da escola com garotos que são mais altos e já fazem a barba, ele só tem uma certeza: para ele, o ensino fundamental é a coisa mais chata que existe. Tudo isso e muito mais é registrado em seu diário. Grátis.

Dias 12 e 13/04, quinta e sexta, 8h e 10h. Auditório.





Dança

Espetáculo | Interlúdio e Nihil Obstat da Cia J.Gar.CiA
A companhia apresenta, em sequência, dois espetáculos que compõem seu repertório. Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural – PROAC  da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Interlúdio é protagonizado por quatro personagens que, ao se depararem com o público, buscam uma amplificação de suas próprias características. O universo clown associado à dança contemporânea funde-se com outras técnicas na construção de um humor debochado, sarcástico e dinâmico. 
Nihil Obstat, espetáculo solo de Jorge Garcia, trata da liberdade e da possibilidade de transformação em cada lugar e a cada momento. Com trilha sonora de Henrique Iwao, pesquisador sonoro e músico experimental, o trabalho é instigado pela utilização de mini–amplificadores pelo espaço cênico, buscando o movimento sonoro em diferentes níveis e interferindo na movimentação física do intérprete. 50 minutos. Grátis.
Dia 12/04, quinta. 21h. Auditório. Retirada de Ingressos uma hora antes na Central de Atendimento.
 

Dança

Oficina | Técnicas e Linguagens
A proposta é a utilização das técnicas e linguagens desenvolvidas em laboratórios de criação da própria companhia. Contato e improvisação, observação e utilização do espaço, escuta, manipulação, apoios e alguns jogos de improviso. Com Jorge Garcia. 90 minutos. 15 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.
Dia 12/04, quinta. 15h. Sala de Ginástica 2.
 



SEXTA – DIA 13



Literatura

Oficina da escrita | Escritas Pessoais

Oficina de redação que busca trabalhar as vertentes literárias através da criação de textos de opinião, narrativas e cartas, que abordem as memórias e emotividades. Com Roberto Magalhães, doutor em Letras.  Grátis.

De 13/04 a 04/05, sextas, 19h30 às 21h30. Sala de Uso Múltiplo 2.



Música

Série Lançamentos | A Dama Indigna - Cida Moreira

Atriz, cantora e pianistra, Cida Moreira apresenta seu novo trabalho com arranjos para piano e voz. O espetáculo, dirigido por Humberto Vieira, é um cabaret contemporâneo e desconcertante, com um repertório clássico dos cabarets dos anos 20 e 30, que inclui composições de Chico Buarque, Tom Waits, Caetano Veloso, Amy Winehouse, Toquinho, David Bowie, entre outros. Grátis.

Dia 13/04, sexta, 20h. Auditório. 165 lugares.

                 



SÁBADO – DIA 14



Encontro sobre Literatura

Heloísa Prieto comenta... Duplos, Fantasmas e Vampiros: Reflexos do Diálogo Entre Literatura e Fotografia.

Escritora com cerca de 50 livros infanto-juvenis publicados, doutora em Literatura Francesa e mestre em Semiótica, recebeu diversos prêmios por sua obra e escreveu textos para teatro, cinema e TV. Nesse encontro, falará sobre a importância da fotografia para o nascimento da literatura de suspense e de mistério. Participará da atividade Priscila Nemeth, fotógrafa, com publicações em jornais de circulação nacional. Atividade voltada para jovens, fãs e estudantes. 165 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.   Grátis.

Dia 14/04, sábado, 16h. Auditório.



FEIRA DO LIVRO

Sarauzinho | O Fio da Meada

Nesse projeto a história é escolhida a partir de várias sugestões das crianças. “O que deve conter uma história?” Essa é a pergunta que será feita. Cada ingrediente de uma história sugerido pelas crianças será anotado e colocado dentro de um livro enorme. Ao final das sugestões, o livro grande será aberto e dentro dele estará outro livro, com a história a ser contada. Com Andi Rubinstein e Renata Mattar. Grátis.

Dia 14/04, sábado, 15h. Praça de Convivência.



FEIRA DO LIVRO

Feira de troca de livros e gibis infantis

Após o Sarauzinho será realizada uma feira de troca de livros e gibis infantis. Você enjoou do seu acervo? Então traga seus livros que estiverem em bom estado e troque com a gente! Será uma oportunidade para conhecer outros leitores, bater um papo e fazer novos amigos.



FEIRA DO LIVRO

Para Jovens | Oficinas - Produzindo Histórias Animadas

Será realizada a exibição do curta-metragem O Destino de Pierrot e, em seguida, acontecerá um bate-papo com os idealizadores do projeto, que apresentarão o processo de produção do curta e darão dicas sobre as técnicas utilizadas no cinema e na Internet para a criação de filmes de animação. 20 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 14/04, sábado, 14h às 17h. Sala de Uso Múltiplo 2.



FEIRA DO LIVRO

Para Educadores | Cursos - Giratório da Palavra

Pretende capacitar e fornecer aos participantes técnicas contemporâneas para a elaboração/montagem de narrativa de histórias através de recursos visuais e cênicos, buscando gerar autonomia de iniciativas neste segmento. Serão realizadas atividades lúdicas de imersão na literatura infanto-juvenil abrangendo diferentes gêneros textuais, focalizando em narrativas curtas. Com Val do Varal. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 14/04 a 12/05, sábados, 10h às 13h. Sala de Uso Múltiplo 1.



Para Dançar

Ritmos Latinos | Para iniciados

Nos meses de abril e maio, serão apresentados ritmos latinos, como: salsa, merengue, roda de cassino e zouk, com profissionais do Clube Latino de dança de Salão SP. Voltado para profissionais da dança de salão e iniciados no ritmo a ser desenvolvido, tem como objetivo vivenciar e aperfeiçoar os fundamentos e elementos que compõem o universo da dança de salão. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

De 14/04 a 19/05, sábados, 10h às 14h. Área de convivência.



Para Dançar

Ritmos Latinos | Para iniciantes

Nos meses de abril e maio, serão apresentados ritmos latinos, como: salsa, merengue, roda de cassino e zouk, com profissionais do Clube Latino de dança de Salão SP. Para iniciantes vivenciarem os fundamentos básicos dos ritmos latinos, salsa, merengue, zouk e roda de cassino. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

De 14/04 a 19/05, sábados, 16h às 17h30. Área de convivência.



Exposição

A Arte dos Direitos Humanos

A versão popular da Declaração Universal dos Direitos Humanos do Frei Betto é o ponto de partida para o trabalho de 25 artistas plásticos, que realizaram obras sobre diversas questões sociais e políticas que envolvem a cidadania e seus desafios. As 25 obras foram realizadas na mais variadas técnicas, como óleo, acrílica, intervenção sobre fotografia, colagem e lã de ovelha. Curadoria: Oscar D’Ambrosio. Grátis.

De 14 a 22/04, terça a sexta, 13h às 21h30, sábados e domingo, 9h30 às 18h.



Alimentação

Curso para iniciantes e apreciadores de Azeite

Análise de diferentes aspectos e degustação de azeite, compras, harmonização, estocagem, leitura de rotulagem e custos x benefícios. Com Chef Gigio Coniglio. 40 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

De 14/04 a 21/04 e 12/05, sábados, 9h30 às 12h30. Sala de Uso Múltiplo 2.



Aula Aberta

Danças Circulares

De mãos dadas e em roda, um grupo de pessoas, com diferentes níveis de habilidade, compartilham sensações, ritmos e outras experiências de construção coletiva, exaltando a alegria e o prazer do movimento. Vivência com Alessandra Galvão, monitora de esportes do SESC e focalizadora de Danças Circulares. Grátis.

De 14 e 28/04, sábados, 16h. Praça de Convivência. A partir de 7 anos.



DOMINGO – DIA 15





Encontro sobre Corrida

Alimentação e Suplementação para Corredores

Bate-papo que abordará a alimentação saudável no dia a dia, antes, durante e após treinos e provas, assim como o uso de suplementos. A nutricionista Mirtes Stancanelli apresentará o projeto de pesquisa que envolve o estudo da eficiência da suplementação de caldo de cana para a reposição de glicogênio muscular. Mirtes é nutricionista da Associação Atlética Ponte Preta e de vários atletas olímpicos. Professora dos módulos de Nutrição Esportiva na Pós Graduação de Nutrição Clínica das Universidades do Sagrado Coração de Jesus – Bauru e São José do Rio Preto – UNIRP. É responsável pela avaliação nutricional do LABEX – Laboratório de Bioquímica do Exercício da Unicamp.  60 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 15/04, domingo, 9h30. Auditório.



FEIRA DO LIVRO

Para pequeninos | Mediação de histórias para bebês

A leitura deve fazer parte do cotidiano do bebê, ainda que de forma singela e lúdica.  

Traga seu pequeno e vivencie! Com Val do Varal. Grátis.

Dia 15/04, domingo, 11h. Espaço Brincar.



Música Erudita

Diogo Carvalho e Leonardo Padovani

O duo de violão e violino apresenta arranjos eruditos modernos, criativos e ousados para obras de Debussy, Chopin, Fauré, Satie, Brahms, entre outros. O violonista Diogo Carvalho é formado em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa mestrado pela mesma universidade. Seu tema de pesquisa são suas próprias transcrições para violão solo de obras de Debussy e Ravel. Leonardo Padovani, violinista, integrou, por cinco anos, o naipe de primeiros violinos da Orquestra de Câmara Filarmônica. Entre 2003 e 2007, foi o primeiro violino da orquestra de tango ‘De Puro Guapos’. Desde 2006, faz parte do grupo ‘Santa Gente’. Grátis.

Dia 15/04, domingo, 11h. Auditório. 165 lugares.



Para Crianças

Espetáculo | Maria Tereza e o Javali

Maria Teresa é fascinada pelo livro O javali intrigante. Uma manhã, ao acordar, ela percebe que o javali com o qual ela estava sonhando havia saído do sonho para a vida real. Como fazê-lo voltar para o sonho? Maria Teresa viverá a aventura mais emocionante de sua vida. Com a Cia. Cuidado que Mancha, embasada no livro Maria Tereza e o Javali, de Gustavo Finkler. Grátis.

Dia 15/04, domingo, 15h. Praça de Convivência.



Música

Thais Juriti

Mestrinho,Thaís e Scurinho,três nordestinos nascidos em Aracaju-SE que desde pequenos carregam o dom na música pé-de-serra. Os dois irmãos Mestrinho e Thaís são filhos de um grande artista,cantor e sanfoneiro(Erivaldo de Carira) e netos de tocador de oito baixos o saudoso(Manézinho de Carira), continuam a história que gerou do avô para pai e agora de pai para filhos, Scurinho Zabumbada filho também de uma grande cantor e sanfoneiro (Ararão do Nordeste) carrega no sangue a história do forró. Mestrinho atualmente acompanha, em alguns shows, o sanfoneiro e cantor Dominguinhos e Thaís realizou alguns eventos com Elba Ramalho. Grátis.

Dia 15/04, domingo, Área de Convivência.


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário