quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PIXEL SHOW TRAZ PALESTRAS COM GRANDES NOMES DA ARTE MUNDIAL


Maior evento de criatividade focado em arte e design do Brasil acontece nos dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo, e contará com palestras de expoentes da ilustração, grafitti, design gráfico, fotografia, cartunismo e motion; Programação do evento inclui ainda sessões de live painting, festival de animação e workshops

 Durante os dias 10 e 11 de novembro, amantes de artes como ilustração, fotografia e graffiti terão a chance de ficar frente a frente como os maiores nomes do cenário mundial. Na edição deste ano do Pixel Show, maior evento de criatividade focado em arte e design do país, acontecerão palestras de vários artistas de vanguarda, originários de países como Austrália, Canadá, EUA, Holanda, Israel e Polônia e, claro, Brasil. Ao todo, serão realizadas 12 palestras, sendo seis delas comandadas por atrações internacionais e as outras seis por brasileiros.

Organizado pela Zupi desde 2005, o Pixel Show foca no dinâmico cenário contemporâneo das artes e design e promove a interação do público com pessoas das áreas de games, concept art, animação, cinema, intervenção urbana, ilustração,fotografia, novas mídias, charges, cartoons, artes plásticas, arquitetura, design, publicidade e tecnologia, e demais públicos interessados em criatividade.

O participantes das palestras terão a oportunidade de conhecer melhor o método de trabalho de artistas como o ilustrador israelense Denis Zilber, que já trabalhou para agências de animação e diversas revistas, e o polonês Slawomir “Zbk” Czajkowski, considerado líder da nova geração de talentos do Leste Europeu e um dos nomes mais relevantes do graffiti na atualidade . Os dois artistas que vem pela primeira vez ao país graças à parceria entre a Zupi e os consulados de Israel em São Paulo e da Polônia no Brasil, respectivamente.

Para os amantes da fotografia, o australiano Ashley Gilbertson falará sobre suas imagens de conflitos sociais ao redor do mundo, clicadas em países como Kosovo, Afeganistão e Iraque – fotografias tiradas por ele para o The New York Times, e que renderam diversos prêmios.

Já a arte contemporânea nacional será representada por personalidades como Alex Hornest. Mais conhecido como Onesto, o pintor, escultor e grafiteiro paulistano acumula quase 30 anos de experiência no desenvolvimento da chamada arte de rua e abordará em sua apresentação a forma como a relação entre a cidade e os seus habitantes se reflete na composição de suas obras.

Completando a lista de brasileiros que palestrará no Pixel Show 2012 estão ainda nomes como 6B Estudio (agência de publicidade), AP303 (estúdio de design), João Faissal (designer gráfico & ilustrador), Gabriel Gianordoli (infografista) e João Montanaro (chargista). Já entre as atrações internacionais, estarão também presentes Dev Harlan (artista multidisciplinar norte-americano), Vallée Studio (estúdio canadense de design gráfico e animação) e Amsterdam Worldwide (agência de propaganda holandesa).

Confirma abaixo a lista completa dos palestrantes com uma pequena biografia:

Denis Zilber (Israel) – Ilustração

Nascido na Rússia e radicado em Israel, Denis Zilber instiga a ir longe aqueles que observam sua arte talentosa. A estética presente nos traços deste ilustrador, que não teve educação formal, é bem humorada e traz para a tela personagens estereotipados, como cowboys e piratas. Denis já deu vida a diversas figuras, tanto para agências como para estúdios de animação, sem contar os trabalhos feitos para as revistas QG e Playboy. No Pixel Show, ele mostra o que domina muito bem ao vivo.
www.deniszilber.com

AP303 (Brasil) – Design Gráfico & Ilustração
Com sede em Salvador, AP303 é um estúdio de design multidisciplinar idealizado por Dandara Almeida e Bruno Biano. O casal aceita trabalhar com qualquer plataforma que lhes dê liberdade para explorar suas ideias – que não costumam se esconder. A aparência dos projetos da AP303 esbanja conteúdo, valor e emoção. Por isso, a dupla conquistou clientes como: Editora Abril, Computar Arts e Ogilvy. No Pixel Show, o estúdio revela o segredo de como tirar os insights do papel.
www.ap303.com

João Faissal (Brasil) – Design Gráfico & Ilustração
O designer João Faissal é daqueles bem viajados. Em cada lugar que ele passou (e são muitos) guardou uma nova experiência, que deixou o repertório dele cada vez mais rico. Peças publicitárias, trabalhos com moda e até mesmo intervenções urbanas surgiram das ideias desse criativo de João Pessoa. F.Biz, Soda Virtual, DDB Barcelona são alguns dos lugares que Faissal já compartilhou talento. No Pixel Show, ele abre sua bagagem para o público.
www.flickr.com/photos/joaofaissal

João Montanaro (Brasil) – Charges & Tiras
Você pode até não acreditar, mas o chargista da Folha de São Paulo, João Pedro Montanaro, faz 16 anos este ano e desde os 14 trabalha no Jornal. O precoce e talentoso cartunista vem crescendo profissionalmente junto a seu próprio corpo e, no PS, vai contar como tudo se deu (ao menos até agora) e como faz para, mesmo tão jovem, surpreender públicos tão exigentes.
www.joaomontanaro.blogspot.com.br

Dev Harlan (EUA) – Artista Multidisciplinar
O californiano Dev Harlan, como artista multidisciplinar que é, combina em seus trabalhos luz, escultura e projeção, criando efeitos nos quais nossos olhos custam a acreditar. Suas obras foram recentemente exibidas em festivais como Optronica, One Dot Zero e Vimeo World e nas galerias nova-iorquinas Whitebox e Henry Christopher.
www.devharlan.com

Ashley Gilbertson (Austrália) – Fotografia
O fotógrafo Ashley Gilbertson começou clicando skatistas na cidade australiana de Melbourne, onde nasceu. No final dos anos 90, passou a trabalhar internacionalmente, registrando conflitos sociais sob um ponto de vista delicado, seja em Kosovo, no Afeganistão ou no Iraque. As fotografias desta última guerra, coberta por ele para o The New York Times, renderam-lhe prêmios e fama mundial.
www.ashleygilbertson.com

6B Estúdio (Brasil) – Design Gráfico & Ilustração
Brasílio Matsumoto, ilustrador que trabalhou com propaganda na DPZ e com ilustração editorial nas editoras Abril e Três, vem ao Pixel Show para contar mais sobre o trabalho do 6B Estúdio, que reúne profissionais talentosos e experientes que oferecem ao mercado os mais variados estilos de ilustração, fundado por Brasílio na década de 90 e que trabalha com clientes como: Volkswagen, Havaianas, Stella Artois, MTV e Bradesco.
www.6bestudio.com.br/

Vallée Studio (Canadá) . Design Gráfico & Motion
Vallée Studio é um estúdio com sede em Montreal, Canadá, fundado em 2009 a partir de seu fundador Julien Vallée. A pequena equipe do estúdio - Julien e seu irmão Guillaume - constantemente se rodeiam de artistas e colaboradores locais e internacionais. Nos últimos anos, eles trabalharam na direção de aberturas de stop-motions feitos à mão para o The New York Times, objetos voadores para o Google, explosões cor-de-rosa para a MTV-Hits, descontruíram celulares para a Nokia, e celebraram a Eurocopa 2012 para a Coca Cola.
http://www.jvallee.com/

Gabriel Gianordoli (Brasil) – Infografia
Gabriel é designer de informação e trabalha com infografia e visualização de dados. Tem no portfolio trabalhos para revistas como: Mundo Estranho, Época Negócios e em especial a Superinteressante, onde colaborou no redesenho do projeto gráfico e na reformulação do design de informação da publicação. Ganhou por duas vezes o prêmio SND (com menção especial do júri) e foi duas vezes indicado ao Prêmio Esso de Jornalismo. Ele também faz trabalhos como ilustrador, infografista, game designer e motion designer para clientes como: Ambev, Petrobrás e Folha de São Paulo.
http://www.flickr.com/photos/gianordoli/

Amsterdam Worldwide (Holanda) – Propaganda
A agência de propaganda Amsterdam Worldwide acredita que o hoje é imprevisível, sempre mutável e que só pode ser controlado pelos curiosos, provocativos e de mente aberta. Eles trabalham com as necessidades de empresas multinacionais usando ideias criativas e relevantes para o mercado global. No Pixel Show, a agência - representada por Brian Elliot - mostra por que sua filosofia criativa é "faça algo que valha a pena falar sobre" e fala sobre os trabalhos que fez para clientes como: Chevrolet, Heineken, General Motors e Panasonic.
http://www.amsterdamworldwide.com/

Alex Hornest - Onesto (Brasil) - Graffiti
Alex Hornest (Onesto) nasceu em São Paulo, em 1972. Pintor, escultor e grafiteiro, ele começou a fazer sucesso nas ruas de São Paulo em 1984. Segundo ele, o seu trabalho tenta discutir a relação entre a cidade e os seus habitantes. Improvisando, é assim que Onesto tenta captar a essência das pessoas e os seus movimentos em meio ao caos. Desta forma, através de suas obras, ele relata as suas vivências e experiências a partir de uma técnica intrigante e admirada por muitas pessoas.
Com mais de 10 exposições individuais entre Brasil e Estados Unidos, Onesto é um dos nomes mais conhecidos no Street Art no Brasil. Além disso, ele trabalha como produtor de vídeos clipes e ilustrador.
http://www.alexhornest.com/

Slawomir "Zbk" Czajkowski  (Polônia) – Graffiti
Polonês, Zbk é um dos maiores nomes do graffiti da geração atual. Em sua cidade natal, Slawomir cria murais e intervenções nos prédios, e colabora com a imagem e fama que a cidade tem de ser um exemplo cultural e artístico pós URSS. Seu estilo de trabalho culmina em um graffiti clássico, trabalhado em grandes espaços, e registra os problemas vividos pela população, criticando-os. No Pixel Show, além de palestrar e contar mais sobre sua técnica e experiência, Zbk também participará de uma sessão de live painting.
http://www.flickr.com/photos/zbiokosky/

A agenda completa do evento, incluindo toda a programação de palestras, workshops, live painting, exposições, feira de arte e festival de animação, pode ser conferida no www.pixelshow.com.br.  O Pixel Show 2012 será realizado na Fecomércio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista), em São Paulo (SP). Ingressos antecipados para as palestras e workshops também podem ser adquiridos no site oficial.

Serviço:

PIXEL SHOW 2012

Quando: 10 e 11 de Novembro/2012

Onde: Fecomércio - Rua Doutor Plínio Barreto, 285 (Bela Vista / São Paulo)

Inscrições: www.pixelshow.com.br  

Pacote para os dois dias de evento, com 12 palestras: de R$ 211,00 a R$ 299,00 (valores diferenciados para assinantes da Revista Zupi, estudantes, profissionais e grupos)

Workshops: R$ 70,00 por oficina, incluindo todos os materiais necessários

Feira de Arte e Criatividade: entrada gratuita

Sobre o Pixel Show

O Pixel Show é um grande evento anual organizado desde 2005 pela Zupi, voltado à arte e à criatividade. É uma conferência internacional que apresenta artistas renomados de áreas como design gráfico, animação, cinema, games, moda, graffiti, 3D, fotografia, cartoon... quase tudo que você possa imaginar no ambiente das artes visuais e criatividade.

O ingresso para os dois dias de evento dá direito a assistir a 12 palestras com grandes nomes da arte contemporânea mundial, além de acompanhar sessões de live painting. Como parte de sua programação paralela, o Pixel Show realiza ainda a Feira de Arte e Criatividade,  gratuita e aberta ao público, que apresentará as novidades do mercado nos segmentos de Arte, Design, Moda e Tecnologia.

O espaço também contará com um lounge onde os visitantes poderão conferir a mostra de animação e motion graphics e participar da composição do mural de ilustração/graffiti.

O evento representa assim uma oportunidade para quem gosta de arte, tanto profissionais, estudantes ou admiradores, de ter contato com tudo que está sendo feito no cenário contemporâneo e interagir das mais diversas formas. Chegando à sua oitava edição, o Pixel Show é o maior evento do setor no Brasil e
um dos cinco maiores do mundo.

Para mais informações, acesse www.pixelshow.com.br

Sobre o Grupo Zupi

A Zupi é um estúdio de design e editora com foco cultural que gerou um cross media focado em criatividade, arte, design e áreas correlatas, gerando inúmeros projetos culturais, entre os quais revistas, sites, newsletters, redes sociais, eventos, exposições, curadorias, concursos culturais e outros projetos especiais. Através destas ações, a Zupi tem por objetivo registrar, fomentar e incentivar a exposição da arte contemporânea a partir de canais multidisciplinares destinados a mostrar as tendências visuais mundiais e estimular o constante desenvolvimento dos artistas brasileiros.

Entre as iniciativas mantidas pela empresa estão o portal www.zupi.com.br, a Zupi Academy, a Zupi.TV e a revista bimestral de criatividade Zupi. Além disso, o grupo conta com um braço editorial, a Editora Zupi, responsável pelo lançamento de livros e revistas com foco em artes plásticas, ilustração, fotografia e arte de rua, entre outros temas da Economia Criativa, publicando obras como Estética Marginal Volume I e o recém lançado Estética Marginal Volume II, que retrata a história da primeira geração do graffiti brasileiro.

A Zupi, criada em 2001, é ainda responsável pela realização do Pixel Show, evento anual que traz ao público nacional as novas tendências visuais globais e gera o debate de boas ideias, já em seu 8o ano.

Para saber mais, acesse www.zupi.com.br e www.zupidesign.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário