sábado, 17 de novembro de 2012

Sesc | Agenda Semanal de 20 a 25 de novembro


Sesc Bauru | Agenda Semanal de 20 a 25 de novembro

 

 

TERÇA – DIA 20

 

Exposição

Olhos de Barros: a poesia de Manoel

A exposição explora o rico universo imagético que Manoel de Barros desvenda em cada poema, cada frase ou palavra, através de instalações artísticas, cenográficas e audiovisuais, oficinas, sessões de histórias e espetáculos inspirados em sua obra. Aprecie a grandiosidade de suas miudezas e experimente ver o mundo com ‘Olhos de Barros’. Grátis.

Visitação de grupos e escolares: Agendamentos através dos telefones: 14 3235 1790 e 3235 1793.

Até dia 02/12, terça a sexta, 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.

 

Saúde

Campanha | No Prato: Saúde

Em busca da saúde perfeita, as correntes medicinais tradicionais e alternativas são unânimes numa questão: através da alimentação, chega-se mais próximo de um corpo integral saudável. Para ajudá-lo a encontrar a alimentação que mais combina com sua filosofia e estilo de vida e transformar seu corpo num espelho de sua alma, o Sesc Bauru convida você a conhecer correntes alternativas de alimentação, como o vegetarianismo, a alimentação ayuvérdica, a alimentação macrobiótica, a medicina tradicional chinesa, entre outras, através de exposição informativa. Durante o período da exposição, cursos e oficinas com chefs de cozinha, nutricionistas e médicos apresentam os diferenciais de cada linha, os principais alimentos, receitas e caminhos para quem quer aprofundar-se. Grátis.

Até dia 02/12, terça a sexta, 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.

 

Literatura

Instalação | Estação Grande Sertão

Game criado com base na obra Grande Sertão Veredas, do escritor Guimarães Rosa, sobre a jornada do personagem Riobaldo em sua trajetória pelo sertão. Grande Sertão Veredas é acessado pelo jogador por meio de uma plataforma interativa, em que o jogador avançará no trajeto da personagem consultando pistas indicadas no livro físico. Projeto cenográfico: TG3. Conteúdo interativo: Estúdio Usina Animada. Grátis.

De 15/11 a 30/12, terça a sexta, 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.

 

Diversidade Cultural – Dia da Consciência Negra

Exposição | Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência

O quilombo reconstruiu uma organização territorial de origem africana e funcionou como uma verdadeira válvula de escape para matizar a violência de séculos de tensão e enfrentamento de classe. O registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano é resultado da pesquisa de campo em “Comunidades Negras Remanescentes dos Quilombos no Brasil”. Grátis.

Dia 20/11 a 30/12, terça a sexta, 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h. Hall do Auditório.
 

Para Jovens

Oficina | Todo.Grupo.Em.Rede

A cultura digital está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Mais do que simplesmente conhecer programas e páginas da Internet, é preciso compreendê-los. Direcionado a grupos, estas vivências de cultura digital são realizadas de acordo com o interesse dos participantes, podendo ser destacados assuntos como redes sociais, segurança na internet e ferramentas virtuais úteis. Agendamento de grupos através do telefone (14) 3235 1815. 16 vagas. Grátis.

Até dia a 27/11, terças, 16h às 17h30. Sala de Internet Livre.

 

Artes Visuais

Intervenção | Laura Teixeira

Ilustradora e designer, mestre e graduada pela FAU-USP, Laura especializou-se em ilustração na Eina – Escola de Disseny i Art (Barcelona). Fundou em 2005 a revista Charivari e colaborou com publicações como o Jornal Folha de São Paulo e as revistas TAM Kids, TPM, Garabattage (Barcelona) e Pororoca. Neste projeto, a artista desenvolve uma intervenção com fitas adesivas moldadas e aplicadas de modo artesanal. O público acompanha o processo criativo durante a instalação da intervenção, no período de 16 a 20/11. Grátis.

Dia 21/11 a 30/12, terça a sexta, 13h30 às 18h, sábados e domingos, 10h às 18h.

 

Valorização Social

Biscoitos Decorados

Os participantes deste curso aprenderão a fazer e confeitar biscoitos que podem ser decorativos ou deliciosos presentes. Um recipiente para guardar os biscoitos também será confeccionado utilizando uma lata de alumínio e aplicando técnicas de pintura e decoupagem. Com Ana Moraes. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.Grátis.

Dia 20 a 29/11, terças e quintas, 19h às 21h. Sala de Uso Múltiplo 3.

 

Internet Livre

Oficina | Light Painting

Light Painting (pintura com luz) é uma técnica fotográfica em que a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo a composição espacial de desenhos. A oficina abordará tanto a teoria quanto a prática por trás dessa técnica. O participante pode trazer sua câmera fotográfica. Com Diego Pessoa, instrutor da Internet Livre. 16 vagas. Inscrições antecipadas na Sala de Internet Livre.

Grátis.

Dias 20 e 27/11, terças, 18h às 21h. Sala de Internet.

 

 

QUARTA – 21

 

Sustentabilidade

Oficina | Cultivo Orgânico Em Pequenos Espaços

Tem como objetivo o ensino de conceitos e técnicas básicas de cultivo de plantas, baseando-se na agricultura orgânica e ecológica. O conteúdo ensinado enfoca soluções criativas para o plantio em pequenos espaços. O cultivo é apresentado como uma prática educativa, fonte de autoconhecimento e também como promotora de saúde pessoal e ambiental. 20 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 22/11, quinta, 19h às 21h30. Sala de Uso Múltiplo 2.

Valorização Social


Arte com Feltro: Guirlanda de Natal

O feltro é um material bastante utilizado para artesanato, por se tratar de um tecido de fácil manipulação. Neste curso, os participantes aprenderão técnicas com o feltro durante a confecção de uma guirlanda de Natal. Com Isabel Biondo. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Até dia 30/11, quartas e sextas, 19h às 21h. Sala de Uso Múltiplo 3.

 

Música

Garotas Suecas e Big Bang (Noruega)

A banda paulistana Garotas Suecas mostra material de seu álbum de estreia “Escaldante Banda”. O Bigbang vem ao Brasil apresentar seu oitavo álbum, “Epic Scrap Metal”, além de sucessos que fizeram do trio o maior representante do pop-rock na Noruega. Formado há 20 anos em Oslo por Øystein Greni (voz e guitarra), Erik Tresselt (baixo) e Christer Engen (bateria), debruçado na tradição de ritmos negros americanos, o grupo é presença garantida em listas de melhores do ano e de discos mais vendidos em seu país. Grátis.

Dia 21/11, quarta, 21h. Área de Convivência.

 

 

QUINTA – DIA 22

 

Diversidade Cultural – Dia da Consciência Negra

Para Crianças | Griotagem

Encontor para a valorização da diversidade étnico-cultural, identidades e ancestralidade do povo brasileiro, com o objetivo de evidenciar os saberes e fazeres da tradição oral. Afrocontação com Kiussam de Oliveira, Ialorixá, Mestra em Psicologia e Drª em Educação. Agendamento de grupos e inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 22/11, quinta, 14h e 16h. Praça de Convivência.

 

Cinema – Mostra Novas Fronteiras

Exibição de Curtas-Metragens Universitários

Pitangueira Juliano Parreira / UFSCar, 2011 / 18 min.

Pitangueira é o retrato de uma instituição de saúde mental, um lugar, como qualquer outro, aonde as coisas mais simples são as mais importantes.

Noturno Daniel Salaroli / USP, 2004 / 07 min.

Num quarto escuro, seres fantásticos surgem como espectros de um cinema antigo. Assustado, o insone é o único a presenciar o espetáculo noturno.

Fácil Gabriel Jubé / UNICAMP, 2009 / 20 min.

Que graça tem as coisas fáceis? Ainda não parece você. É que eu moro de favor com uma mulher enorme, e eu tenho que dar um presentinho pra ela de vez em quando.

Fim do Filme André Dib / USP, 2012 / 15 min.

João Lucas é funcionário de uma videolocadora e sempre acaba revelando os finais dos filmes aos clientes. Após ser transferido para o turno da madrugada, ele conhece uma jovem que aluga sempre o mesmo filme. Grátis.

Dia 22/11, quinta, 19h30. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingresso uma hora antes das exibições na Central de Atendimento.

 

 

SEXTA – DIA 23

 

Sustentabilidade

Oficina | Beleza Natural

Tem como objetivo ensinar o preparo de produtos de higiene pessoal e de beleza que utilizam como matéria prima recursos naturais, tais como ervas, óleos vegetais, essências, sementes e argila. Além de ensinar essas técnicas, a oficina tem o objetivo de despertar os participantes para uma nova relação com a natureza e com seu corpo. 20 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 23/11, sexta, 19h à 21h. Sala de Uso Múltiplo 2.

 

Diversidade Cultural – Dia da Consciência Negra

GASTRONOMIA | Banquete dos Orixás e sua influência na Culinária Brasileira

Vivência culinária que explanará sobre as comidas dos orixás e a influência africana na alimentação brasileira e envolverá o preparo do Banquete de Ibeji que conta com pratos como caruru, xinxim de galinha e vatapá. Com a Chef baiana Tereza Paim. 80 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Dia 23/11, sexta, 19h. Área de Convivência.  

 

Cinema – Mostra Novas Fronteiras

Exibição de Curtas-Metragens Universitários

Midnight Walker CarlosMassari / UNI CAMP, 2012 / 24 min.

Midnight Walker é considerado o melhor assassino de aluguel que já existiu. Vive sua rotina de crimes enquanto sustenta a família e vai ao bar com os amigos.

Um Lugar Comum Jonas Brandão / UFSCar, 2009 / 10 min.

Em “Um Lugar Comum”, como em qualquer praça ou parque, Marina e Zezé se conhecem e juntos plantam uma árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade.

CÃO Iris Junges /USP, 2011 / 19 min.

Jeane perdeu seu próprio rastro. Esqueceu de como uivava nossa matilha. Através do registro, talvez da busca por uma trilha camuflada pela metrópole, nossa personagem descobrirá possíveis pegadas e habitats.

Temporão Felipe Carreli / UFSCar, 2011 / 19 min.

Uma experiência rápida e intensa. Como um estalo. Eu já estive aqui! Não estive. Essa sensação de já ter visto isto antes. Grátis.

Dia 23/11, sexta, 19h30. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingresso uma hora antes das exibições na Central de Atendimento.

 

 

SÁBADO – DIA 24

 

Para Crianças

Arte da Hora | Construção coletiva de Monstro

Uma série de oficinas de arte explora cores, formas e materiais como forma de estimular a criatividade e a socialização, além de promover a troca de experiências e percepções entre os participantes. Com as artistas plásticas Mariana Zanetti e Flavia Lobo.

Com tecido, cola e materiais diversos, os participantes constroem partes de um monstro, como cabeças, braços, texturas para o corpo e o que mais imaginarem. Grátis.

Dia 24/11, sábado, 13h às 15h e 16h às 18h. Jardinaria.

 

Alimentação

Vivência | Antroposofia E Alimentação: Sabores E Saberes

A proposta alimentar da Antroposofia busca harmonizar o homem com o universo através de uma alimentação equilibrada, de acordo com os temperamentos. Conheça um pouco mais sobre essa filosofia de vida, que está muito além da adoção de uma dieta e aprenda o preparo de alguns pratos deliciosos e saudáveis, como a torta de banana com aveia. Com a nutricionista ampliada pela Antroposofia Andréia Veiga. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Dia 24/11, sábado, 10h às 13h. Sala de Uso Múltiplo 3.

 


Cinema – Mostra Novas Fronteiras

Exibição de Curtas-Metragens Universitários

A Estória da Figueira Júlia Zakia / USP, 2006 / 16 min.

Uma adaptação da cantiga luso-brasileira de mesmo nome. Um pai viúvo e sua filha pequena moram em um lugarejo perdido. Na vizinhança também habita uma mulher que prepara deliciosos bolos de mel e um jardineiro que cuida das plantas e dos bichos.

Seu Arlindo vai à Loucura Raoni Reis / 2012 /19 min.

Arlindo e Benedita estão comemorando bodas de ouro. Na festa, Arlindo questiona sua capacidade de acompanhar a esposa, sempre muito disposta e alegre.

Aqueles que andam pelo fogo / Luciano Evangelista / UNICAMP, 2012 / 9 min.

Ao ser questionado sobre sua cidade, um homem divaga sobre o suicídio e suas implicações sociais. Grátis.

Dia 24/11, sábado, 17h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingresso uma hora antes das exibições na Central de Atendimento.

 

 

DOMINGO – DIA 25

 

Para Crianças

Arte da Hora | Adesivos

Uma série de oficinas de arte explora cores, formas e materiais como forma de estimular a criatividade e a socialização, além de promover a troca de experiências e percepções entre os participantes. Com as artistas plásticas Mariana Zanetti e Flavia Lobo.

A colagem de papel adesivo, fita adesiva colorida e adesivos de bolinha são utilizados como técnica de construção de formas abstratas ou figurativas. Grátis.

Dia 25/11, domingo, 13h às 15h e 16h às 18h. Jardinaria.

 

Música Erudita

Duo Lanfranchi – Santoro

O concerto propõe um confronto entre as três principais estéticas musicais que se consolidaram durante os séculos XVII e XVIII na Europa. Segundo alguns estudiosos, o estilo francês era considerado nobre, sofisticado, refinado e dançante. Por outro lado, a música italiana era descrita como bizarra, extravagante, virtuosística e cantábile. Já a estética alemã propunha uma síntese entre estilo italiano e o francês, em uma forma mais elaborada e contrapontística. O programa, composto por obras de Johann Sebastian Bach, François Couperin, Domenico Scarlatti e Pietro AntonioLocatelli, é executado por cravo (Alessandro Santoro) e traverso (Lívia Lanfranchi), instrumentos protagonistas da época conhecida hoje como período barroco. Grátis.

Dia 25/11, domingo, 11h. Auditório.
 

Para Crianças

Espetáculo | Armazém do Azevedo

Seu Azevedo, um dono de armazém, recebe seus fregueses enquanto conta histórias e conversa com seu papagaio. O espetáculo é uma adaptação do livro Armazém do Folclore de Ricardo de Azevedo e outros contos populares. Utilizando mamulengos e música ao vivo, a companhia leva um pouco da arte popular honrando a tradição dos artistas de rua. Grátis.

Dia 25/11, domingo 15h. Praça de Convivência


Diversidade Cultural – Dia da Consciência Negra

Siré - brincadeiras africanas e afro-brasileiras

Siré é uma expressão em yorubá que significa fazer brincadeiras. Venha vivenciar jogos, cantos, histórias, encantos, brinquedos e danças do legado africano. Com a equipe de educadores do Programa Curumim. Grátis.

Dia 25/11, domingo, 16h. Espaços de Brincar.

 

Sons de Domingo

Choro Moço canta Chico

O Choro Moço nasceu em 2008 para interpretar o riquíssimo repertório do primeiro gênero genuinamente brasileiro, o choro, de compositores como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Tom Jobim, Guinga e outros. No final de 2010, o grupo iniciou um trabalho de pesquisa e aprofundamento na obra de Chico Buarque, adaptando-o ao choro, que resultou no CD “Chico no Choro”. Grátis.

Dia 25/11, domingo 16h. Área de Convivência.

 

Cinema – Mostra Novas Fronteiras

Exibição de Curtas-Metragens Universitários

Instruções para matar Maíra / Guilherme Ghussn / UFSCar, 2010 / 15 min.

Trata da natureza do fascínio.

Não peça a De us Fernando Dalberto / UNI CAMP, 2012, 13 min.

Quanto vale um segundo de poder? A banalidade está nas coincidências ou existe um sentido em tudo? Espere atentamente que a violência passe e que, por sorte, consiga sair ileso.

A Galinha que burlou o sistema / Quico Meirelles / USP, 2012 / 15 min.

Numa granja industrial uma galinha tem uma visão: toma consciência da engrenagem que rege sua vida, que determina seu destino. Mesmo enclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham de sua angústia, ela acredita que a sua vida pode ser diferente.

Minato Marcos Singulano / UNICAMP, 2009 / 15 min.

Casal vive uma história de amor e mentiras. Quando a verdade vem à tona só resta o fim. Grátis.

Dia 25/11, domingo, 17h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingresso uma hora antes das exibições na Central de Atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário