terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SESC Bauru | SESC Verão 2012

SESC VERÃO 2012 PROPÕE ESPORTE PARA TODOS, ATIVIDADES PRAZEROSAS PARA
SENSIBILIZAR AS PESSOAS A INCORPORAREM A PRÁTICA ESPORTIVA EM SEU COTIDIANO

Como fazer para as pessoas sentirem vontade de praticar esportes e permanecerem praticando? Essa foi uma das indagações que contribuíram como ponto de partida para a utilização do conceito “Esporte Para Todos”, que norteia a edição 2012 do projeto SESC Verão. Sob essa ótica, a partir do dia 7 de janeiro (sábado) e até o dia 26 de fevereiro, as unidades do SESC distribuídas pelo Estado vão colocar seus equipamentos e uma programação à disposição do público. São diversas atividades, tais como grandes instalações lúdicas e interativas, circuitos de esporte e lazer, bate-papos e encontros com atletas brasileiros consagrados, demonstrações de diversas modalidades esportivas, além de exposições, espetáculos, aulas abertas e horários de recreação livre.

O eixo central do “SESC Verão 2012 - Esporte Para Todos” propõe a prática inclusiva e prazerosa do esporte e da atividade física de acordo com nível de habilidade e possibilidade de cada pessoa. Ou seja, a prática do esporte por prazer. "O SESC, aliado aos principais organismos internacionais de Esportes para Todos, se congrega a esta mobilização mundial com uma programação voltada ao tema neste SESC Verão 2012", destaca o Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC. Miranda reforça que "o objetivo é o de apresentar o esporte como uma manifestação social que pode ser tanto uma forma de participação quanto fonte de prazer e de sociabilização para o indivíduo."

Conceito - O conceito de “Esporte para Todos” foi idealizado pela primeira vez pelo Conselho da Europa em 1966, com a intenção de massificar o esporte, visando a promovê-lo numa perspectiva de educação permanente e de desenvolvimento cultural. Vale frisar que nesse momento o esporte constituía-se como um fecundo e relevante fenômeno cultural, de tendência internacional, no campo do conhecimento.

Dessa maneira, a iniciativa do SESC valoriza também a importância do esporte como meio de convívio social entre as pessoas, já que o foco principal não é a competição, mas sim o estímulo para o encontro em torno de uma prática física esportiva prazerosa. Como resultado, o projeto – que espera reunir mais de dois milhões de pessoas em torno da prática esportiva – pretende que o público envolva-se, sinta-se incluído e permaneça praticando esportes, tornando-o um hábito cotidiano.

“As atividades propostas neste ano vão incentivar a prática de esportes independentemente da idade, deficiência ou nível de habilidade. Assim, em alguns momentos, as adequações de regra, de número de jogadores, entre outros, são bem vindos, em prol do prazer de jogar”, explica a gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do SESC, Maria Luiza Souza Dias.

Dados - Fomentar o aumento de pessoas na prática de atividades físicas e esportivas no cotidiano é um dos objetivos do SESC São Paulo, que ganha força com o projeto SESC Verão. Segundo os dados de 2009 do Ministério da Saúde, apenas 14,5% das pessoas praticam atividade física no tempo livre, sendo a menor porcentagem de pessoas praticantes se encontra na faixa etária entre 25 e 54 anos. Recente pesquisa realizada com jovens publicada na revista especializada British Journal of Health Psichology, da Grã-Bretanha, apontam que enfatizar os benefícios emocionais das atividades físicas e dos esportes – ao invés de ressaltar os benefícios para a saúde – aumentam seus níveis de adesão à atividade física. Ou seja, pratique por prazer.

SESC VERÃO 2012 – ESPORTE PARA TODOS
De 7 de janeiro a 26 de fevereiro, em todas as unidades do SESC São Paulo
Programação completa no portal: www.sescsp.org/sescverao

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA SESC Bauru

Pista Radical | Demonstração: BMX – Estilo Livre
Manobras em solo plano, saltos em rampas, coreografias e interação com o público. Manobras e desafios prometem grandes emoções aos participantes. Locução com Paulo Charaba, locutor do X Games e especialista em esportes radicais. Grátis.
Dia 07/01, sábado, 11h e 16h. Salão de Uso Múltiplo.

Pista Radical | Demonstração: Patinação in-line com Fabíola da Silva
Pentacampeã no X Games, na categoria vertical e tricampeã na categoria street. Manobras e desafios prometem grandes emoções aos participantes. Locução com Paulo Charaba, locutor do X Games e especialista em esportes radicais. Grátis.
Dia 07/01, sábado, 11h30 e 16h30. Salão de Uso Múltiplo.

Pista Radical | Vivência: Patinação in-line
A partir de 12 anos.
Dia 07/01, sábado, 11h30 às 16h. Salão de Uso Múltiplo. Grátis.

Pista Radical | Vivência: BMX
A partir de 12 anos.
Dia 07/01, sábado, 11h30 às 16h. Salão de Uso Múltiplo. Grátis.

Música | Cia Meia Trupe
Um cortejo musical que integra elementos da dança, do circo e do teatro, tudo combinado de forma contagiante e lúdica, fazendo do público não só espectador, mas também cúmplice das suas peripécias. Em um clima festivo, a trupe traz frevo, funk, coco, maracatu, música cigana e latina na trilha executada ao vivo por sopros e percussões. Grátis.
Dia 07, sábado. 14h, Quadras Externas. 17h, Praça de Eventos.

Exposição | A Arte no Esporte
Saltos, corridas, danças, nados: nesta exposição, composta por 20 telas criadas pelo artista Antonio Carlos Nicolielo, são retratadas de forma bem-humorada, as modalidades esportivas e os atletas envolvidos em esportes olímpicos. Agendamentos para grupos e escolares através dos telefones: (14) 3235-1793 ou (14) 3235-1790. Grátis.
De 07/01 a 26/02, terça a sexta, 13h30 às 21h30, e sábados e domingos, 9h30 às 18h. Hall de Exposições.

Encontro com o Artista - Nicolielo
Conversa e oficina com Antônio Carlos Nicolielo, o artista criador das obras da exposição “A Arte no Esporte”, fala sobre seu trabalho, com orientações para crianças e jovens sobre o desenvolvimento da pintura artística e bem-humorada. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.
Dia 07/01, sábado, 14h30 às 17h30. Área de Convivência.

Basquete | Demonstração
No basquete, a imprevisibilidade, o desafio corpo a corpo e a criação de gestos prometem um grande espetáculo. O torcedor acompanha cada passo da bola e quando ela cai na cesta, seja de 1, 2 ou 3 pontos, vibra com os jogadores, fazendo parte desta equipe. Nessa atividade será realizado um jogo exibição com a equipe de Basquete Itabom/Bauru comandada pelo técnico Guerrinha, ex-jogador da seleção brasileira de basquete. Grátis.
Dia 08/01, domingo, 15h. Ginásio de Eventos.

Basquete | Vivência
O público é convidado a participar de desafios de lances livres e a interagir com os jogadores, durante uma partida integrativa. Grátis.
Dia 08/01, domingo, 16h. Ginásio de Eventos.

Festivais Esportivos | Futebol Soçaite
Futebol de domingo! Seja na televisão ou no campo, o que interessa é estar com os amigos e festejar aquele gol. O SESC Bauru convida os frequentadores da modalidade para este Festival. Reúna a sua turma e participe. Vagas limitadas para 12 equipes. A partir de 13 anos. Inscrições no local a partir das 9h30. Grátis.
Dia 08/01, domingo, 10h. Campo Soçaite.

Festivais Esportivos | Futebol Infantil
O futebol é um jogo divertido e presente nas brincadeiras de meninos e meninas. Com a bola nos pés, as crianças se divertem com as descobertas de dribles e com o tão sonhado gol. O SESC Bauru convida o público infantil para participar do festival que tem como objetivo a participação. Reúna seus amigos e participe. Vagas limitadas para 12 equipes. De 7 a 12 anos. Inscrições no local a partir das 9h30. Grátis.
Dia 08/01, domingo, 14h. Quadra externa preta.

Teatro de Rua | Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda...
É a verdadeira história de amor entre Camomila e Quindim!
Um momento por onde, entre trapalhadas, malabarismos e acrobacias, Camomila e Quindim descobrem sobre tudo o que sempre esteve ali, bem debaixo de seus próprios narizes vermelhos. Eles se amam e adoram andar de bicicleta! Com Cia Um Pé de Dois. Grátis.
Dia 08/01, domingo, 15h. Praça de Convivência.

Oficina | Dia de Desenho: Aquarela
Oficinas desenvolvidas para estimular o contato e sensibilização das crianças com técnicas mistas de desenho utilizadas nas artes visuais. Com o artista Marcos Maia Jr. Inscrições no local e horário da atividade. Grátis.
Dia 08/01, domingo, 16h às 18h. Espaço Brincar.

Sons de Domingo | Os 4 mensageiros
Formado por Piaba (vocal), Japinha (sanfona/voz), Zezinho (triângulo/voz) e Vinicinho (zabumba/voz), os jovens músicos representam a nova geração do forró pé-de-serra. No show, composições próprias que compõem seu novo CD “Os 4 mensageiros a 140 por hora” e grandes sucessos do gênero. Grátis.
Dia 08/01, domingo, 16h. Área de Convivência.

PROJETO SESC VERÃO 2012 – ESPORTE PARA TODOS
Programação completa no portal: www.sescsp.org/sescverao


Serviço:
O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário