quinta-feira, 29 de julho de 2010

Grupo Tapa apresenta “A Moratória” NO SESC BAURU

O SESC Bauru dentro do projeto Repertórios, apresentará nesta quinta-feira, dia 29, às 21h no Ginásio de Eventos, o espetáculo A Moratória, texto de Jorge Andrade e direção de Eduardo Tolentino.


‘A Moratória’, do dramaturgo Jorge Andrade, escrita no contexto de transição entre a República Velha e a Era Vargas, relata a derrocada de uma família que perde uma fazenda de café e deposita toda esperança de vida no benefício da moratória. Encenada pela primeira vez em 1955, no Teatro Maria Della Costa, de São Paulo, a peça foi inspirada na experiência do autor que na infância testemunhou a perda da fazenda de seu avô, devido à crise econômica de 1929. A técnica principal usada por Jorge Andrade é a expectativa, focalizada em situações dramáticas, em dois tempos e espaços simultâneos e antagônicos, que, no desenrolar do enredo, possuem ações decorrentes do conflito das personagens em torno de duas expectativas: em 1929, a perda da fazenda por causa das dívidas contraídas por Joaquim e, no período pós-1930, a recuperação da mesma fazenda e a decretação da moratória pelo Governo.Além dos conflitos de personagens, retrata, de forma bem explícita, a decadência da elite do café após a crise de 1929, acompanhada pela Revolução de 1930, encabeçada por Getúlio Vargas e a elite gaúcha. Para enriquecer o assunto, enfoca a crise da sociedade patriarcal rural e os indícios de um processo lento e definitivo de mudanças sociais na estrutura da sociedade paulista, focalizadas na inserção da mulher no mercado de trabalho, no deslocamento do centro econômico-social para as cidades e na formação do proletariado urbano. A peça é representada em três atos, tendo o cenário dividido em dois planos. Em um, uma sala espaçosa de uma antiga e tradicional fazenda de café; em outro, uma sala modesta mobiliada onde se vê, em primeiro plano, uma máquina de costura. É através desses dois cenários que o autor consegue fazer o presente e o passado próximo. O espectador, em um mesmo instante, através da mudança de planos, entra em contato com duas realidades distintas, ligada somente pelas personagens. Para efeito do resultado, a estória será narrada linearmente.O AUTORJorge Andrade nasceu em Barretos, em 1922. Aconselhado pela atriz Cacilda Becker, que percebera nele o talento para escrever, cursou a Escola de Arte Dramática de São Paulo, onde passou a lecionar, em 1953. Seu primeiro texto, ‘O Telescópio’ (1951), apresenta uma única situação, em apenas um ato e é o primeiro texto a exorcizar os demônios familiares da aristocracia decadente, em conflito com os costumes da nova geração. Até ‘Pedreira das Almas’, seus textos são escritos sob a perspectiva das classes dominantes. A ótica das classes oprimidas é mostrada em ‘Vereda da Salvação’, encenada pela primeira vez por Antunes Filho em 1964, no Teatro Brasileiro de Comédia. A peça logo foi retirada de cartaz. E recebeu duras críticas do regime militar. A partir daí, Jorge Andrade passou a ser figura incômoda e sujeita a desconfianças. A decadência da aristocracia rural foi tema de histórias diferentes, com personagens semelhantes. Após a crise do café, tem-se a industrialização da cidade de São Paulo. ‘Ossos do Barão’ abrange esses conflitos mais atuais, com o casamento de uma jovem aristocrata empobrecida e o herdeiro de um imigrante enriquecido. Dá-se a união entre a tradição e o trabalho, história que coincide com a de muitas riquezas famosas na metrópole. ‘Rastro Atrás’ é uma prova de que o dramaturgo não se curvou aos desafios. Obra autobiográfica, relata uma viagem de volta ao interior, para um reencontro com o pai. O texto busca um resgate doloroso da identidade e da história de sua vida. De acordo com Sábato Magaldi, ‘Rastro Atrás’ tem algo de After Fall (Depois da Queda), de Arthur Miller, sobretudo na coragem e no desassombro do auto-questionamento. Não só em ‘Rastro Atrás’ a marca de Arthur Miller está presente na vida e obra de Jorge Andrade. Em viagem aos Estados Unidos, Jorge recebeu do dramaturgo norte-americano um conselho que se apropriou de suas obras: “Volte para o seu país e procure descobrir porque os homens são o que são e não o que gostariam de ser, escreva sobre a diferença.” GRUPO TAPA Em 30 anos de atividade profissional, o TAPA encenou, e muitas vezes re-encenou 34 peças de autores brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos: Shakespeare, Moliére, lbsen, Maquiavel, Thornton Wilder, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Antonio Bivar, Jorge Andrade, etc.Essas 34 montagens valeram ao TAPA uma coleção completa de todos os prêmios teatrais brasileiros disponíveis. São 84 entre Moilêre, Shell, Mambembe/Fundacen, APCA, APETESP, Governador do Estado de São Paulo, só para citar os mais importantes. Dentre eles merecem destaque os prêmios a dois textos inéditos de autores brasileiros lançados pelo TAPA: "As Raposas do Café", de Celso Luís Paulini e Antônio Bivar (MoIiêre/90 e APCA/90) e "Querô, uma reportagem maldita", de Plínio Marcos (Shell/92 e APETESP/92).

Contato:Grupo TAPA(11)3662-1488

Serviço:SESC Bauru apresenta espetáculo “A Moratória”, nesta quinta-feira, dia 29, às 21h. No Ginásio de Eventos. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

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