quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CANTORA YUSA SE APRESENTA NO SESC BAURU

Para a cantora, compositora e multi-instrumentista cubana Yusa, sua música absorve a poesia de quem vive em uma Havana que vem mudando muito musicalmente. Com suas novidades musicais, a cantora acabou se tornando uma das grandes figuras do panorama sonoro atual, tanto na América Latina como nos EUA e Europa.

Para mostrar seu trabalho ao público bauruense a cantora faz show nesta quarta, dia 25, às 21h, na Área de Convivência, no Serviço Social do Comércio (SESC).

Sua música é uma mistura de rock, jazz, ritmos brasileiros e, obviamente, dos ritmos de sua terra natal, Cuba, como o son, a rumba, a trova ou mesmo o fílin. Suas influências musicais são o funk, o jazz, o rap e o soul, com conexões ancoradas na herança Africana e Caribenha. “A cena musical cubana é pouco conhecida no exterior, a informação que chega é sempre incompleta, como se Cuba fosse completamente antiquada. Trata-se de um país jovem, com uma cultura riquíssima, fruto de um caldeirão de influências, a riqueza é essa: a diversidade da música cubana”, diz ela.Recentemente, a cantora lançou na Europa e nos Estados Unidos o CD “Haiku”. O trabalho revela a diversidade cultural em dois elementos essenciais na música de Yusa: a cidade de Havana e o Mar. Os sons da cidade, buzinas, gritos de crianças, caminhões e outros ruídos aparecem ao redor de sua música, focada nas letras e seus pensamentos. Esse ambiente sonoro foi encorajado pelo produtor do disco, o brasileiro Alê Siqueira, que produziu discos de Marisa Monte, Bebel Gilberto, Omara Portuondo e outros grandes nomes da música.O estilo singular de Alê Siqueira aliado às canções delicadas e intimistas de Yusa formaram uma combinação vencedora. Incluindo brinquedos, accessórios e outras bugigangas, Yusa tocou 20 instrumentos, além do baixo, piano e violão. “Fizemos até sonoridade que queríamos aparecer e foi muito divertido!”, completa a cantora.Esse álbum também reflete a busca pelo equilíbrio e a paz entre o passado e o presente de Cuba, um grande desafio para esta nação que está entrando em uma nova Era. Yusa vê com muita esperança o futuro da cena musical cubana: “Quando pessoas criativas reagem à novas experiências de vida, surgem novas narrativas e novas maneiras de contar a história. Espero que estas mudanças tenham um impacto na maneira como a música cubana é promovida e disseminada. Eu sou otimista, mas sei que temos que trabalhar muito e ser parte destas mudanças”.Desde que se graduou em música tradicional Cubana, Yusa vem experimentando diversos instrumentos. Ficou bastante conhecida com seu baixo elétrico ao participar da turnê In Cité do brasileiro Lenine e ao participar do encerramento dos Jogos Pan-americanos no Rio. Ultimamente voltou a se dedicar ao Trés, típico violão cubano e isso se vê no álbum Haiku. Mas Yusa diz que seu instrumento realmente inseparável é o violão.Contato:Fone: (11) 2129-6699 – Scubidu ProduçõesServiço:SESC apresenta “Yusa”, nesta quarta-feira, dia 25, às 21h, na Área de Convivência: Grátis.

O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário