terça-feira, 10 de agosto de 2010

Música portátil no SESC Bauru

Nesta semana o projeto E-QUARTAS do SESC Bauru apresenta show e uma oficina com a Orqestra de Laptops de São Paulo, que faz um trabalho voltado para a experimentação sonora e musical – talvez única no país em virtude de sua diversidade e de sua proposta.

O compositor, músico, performer e produtor Wilson Sukorski, fundador do grupo, antecipa que o repertório do show terá cinco composições próprias: VS1 para theremin e eletrônica, Celestium para oito laptops e performance corporal, MZ40 sobre a sinfonia op.40, de Mozart, Half an Idiot, para oito laptops, e-Tea, um loungue com chás perfumados e chaleiras intermitentes e, finalmente, e-buzz, sobre a interação tempo e ritmo. “O que o público pode esperar? O que ele quiser. Mas é certamente uma experiência sonora única, pela complexidade”, resume ele.

A Orqestra (sem u) de Laptops tem o objetivo específico de realização de experimentos no campo da música digital, através de improvisações musicais comandadas por partituras gráficas de diversas naturezas, além de outras estratégias poéticas de discurso temporal. Todo o repertório tem a duração de 57 minutos. Trabalhando com plataformas diversas (mac, pc e linux), utilizando desde programas livres tipo PD Pure Data e seus controladores, Csound / Blue, passando por Live, Reason, Pro Tools e Logic. Fundada em 2008 tem como integrantes os músicos Pablo Waldman, Lídia Codo, Márcio Colazingari, Rafael Gomes Zeferino, Lucas Parisi, Luiz Gustavo Mamone e o próprio Sukorski. Além deles, completam o espetáculo a performer Riane Soares dos Santos e o videoartista Rodrigo Berg. Quem quiser mergulhar mais profundamente no universo da música ao vivo feita com notebooks poderá participar na quarta-feira à tarde, 17h, da oficina com o criador da orquestra, Wilson Sukorski, na mesma unidade no Sesc. O workshop vai abordar temas como improvisação e uso de diversos softwares. A proposta deste novo projeto do SESC é oferecer ao público shows e oficinas sobre música, tecnologia e tantos encontros possíveis, apresentando duas experiências que unem elementos eletrônicos e acústicos, desenhando os caminhos da música eletrônica contemporânea.

Serviço:SESC apresenta show com “Orqestra deLaptops de São Paulo” nesta quarta-feira, dia 11, às 21h. Área de Convivência. Oficina Música Portátil, com Wilson Sukorski, 11/8, das 17h às 20h. 20 vagas. Sala de Múltiplo Uso 1. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário