sábado, 7 de agosto de 2010

TERÇA, DIA 10 NO SESC BAURU

Dando continuidade ao projeto Mostra Cinema e Direitos Humanos, será exibido nesta terça-feira, às 19h30, no Auditório do SESC Bauru, o filme do cineasta francês Laurent Cantet “Entre os Muros da Escola”.

Este projeto é uma parceria do SESC com o Observatório de Educação em Direitos Humanos da UNESP e Cineclube da UNESP e visa promover ao longo deste mês, por meio de exibições de longas metragens uma série de reflexões e debates a cerca dos direitos humanos e suas relações possíveis com a linguagem e a produção cinematográfica. No filme, de um lado desse muro está François Marin, um professor de francês vivido por François Bégaudeau, que também é o autor do livro homônimo no qual "Entre os Muros da Escola" é baseado. De outro, está um grupo de alunos entre 13 e 15 anos composto por negros africanos, asiáticos latino-americanos e franceses. François pode ser visto como um educador, em um primeiro momento, mas também como uma espécie de colonizador. Seu sobrenome Marin, que pode ser traduzido ao português como marinheiro, sugere alguém que é desbravador dos mares e de novas terras. Seu esforço em fazer com que seus alunos incorporem o idioma francês pode ser interpretado como uma espécie de "processo civilizador" imposto a esses alunos de diferentes etnias. A linguagem é o grande campo de batalha onde é travado esse conflito cultural. A história se sustenta basicamente apenas com longos diálogos, e muitos deles trazem o frescor do improviso. Sem um roteiro em mãos, os jovens puderam criar seus próprios diálogos, o que dá a sensação de que a realidade daqueles garotos invadia a ficção de dessa história. Com esta comovente história o longa foi vencedor do prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008. Sobre o filme Clodoaldo Meneguello Cardoso - coordenador do OEDH explica: “Nessa obra específica, temos a mediação de conflitos, que é um dos pontos cruciais no debate sobre direitos humanos. Nunca teremos a paz perfeita reinando. Isso é um ideal. Vivemos sob conflito. O que realmente precisamos é saber mediá-los. Essa produção retrata muito bem isso”, observa. Logo após a exibição, haverá um bate-papo com Clodoaldo que abordará “Juventude e Choque Intercultural”. Para ter acesso ao currículo Lattes de Clodoaldo Meneguello Cardoso acesse o site: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4777430A7 .

Contato:SaraFone: (14) 3235 1846 Serviço:SESC Bauru realiza “Mostra Cinema e Direitos Humanos”, nesta terça-feira, dia 10, às 19h30, Auditório (161 lugares). Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário