quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SESC Bauru | Música | Edvaldo Santana

QUARTAS MUSICAIS TRAZ EDVALDO SANTANA


O cantor, compositor e violonista paulistano Edvaldo Santana traz ao público sucessos de sua carreira solo, iniciada em 1993 com o disco “Lobo Solitário”, e dá uma palhinha do sétimo álbum previsto para sair em 2011. O repertório passeia pelos vários gêneros que sua obra comporta, blues, choro, rock, salsa, samba, sempre dosados de um modo autoral. Nesta sexta-feira, dia 14, às 20h na Área de Convivência do SESC Bauru.

Aos 20 anos, o cantor autodidata passou a dedicar-se totalmente à música, que, desde sua infância, estava presente em sua vida, nas reuniões de seu pai e amigos e na adolescência, quando escrevia letras para os festivais estudantis da Zona Leste paulista. Formou a banda Matéria Prima com a qual gravou seus primeiros discos, apresentou-se com Tom Zé num festival de artes de Assis, além de realizar shows em teatros, festivais e programas de televisão, como Fantástico, Clube dos Artistas, Silvio Santos, Bolinha, Raul Gil, entre outros.

Seu primeiro trabalho solo independente foi o CD Lobo Solitário, de 93, no qual gravou a música Metrô Linha 743, de Raul Seixas, um de seus artistas preferidos. Edvaldo Santana pretende relançar este álbum, hoje fora de cartaz. Dois anos depois, veio Tá assustado? e a faixa Caximbo tornou-se um vídeoclipe exibido na MTV.

Adepto a outras formas artísticas, principalmente à poesia, ele faz da sua música uma simbiose original entre o legado deixado pelos seus ancestrais de negros e índios e as manifestações culturais espalhadas universais.
No seu terceiro álbum, Edvaldo inaugurou parceria com Itamar Assumpção (Blues cabloco) e gravou Dor Elegante, música lançada mais tarde por Zélia Duncan.

Em 2006 lança "Reserva de Alegria", seu quinto CD. As misturas de elementos rítmicos, melódicos, poéticos, presentes neste trabalho convivem lado a lado com a origem mestiça do artista de voz rouca e coração quente, colocando o caldeirão sonoro que sua música produz em sintonia com sua história de vida.

Neste álbum Edvaldo tem como convidados, ”Bocatto, Thayde, Rappin Hood,Chico César”, e foi acompanhado por músicos que estão ao seu lado há alguns anos, possibilitando a sintonia necessária para a conceituação de sua obra.
Para Edvaldo, a faixa “Quem é que não quer ser feliz?”, recheado de sopros com arranjo de Bocato, dá o tom do álbum: no tema, a busca pela satisfação sem atropelar o semelhante e no ritmo, a fusão dançante do Brasil com a América Latina. “Para produzir esse trabalho levei em conta o que o meu coração dizia e procurei retratar os sentimentos de humildade, solidariedade e amizade do povo e do lugar de onde eu venho, a periferia”, destaca ele.

Edvaldo assume um lado festivo poucas vezes observado em suas criações. Não se pode ficar “refém do passado”, autoanalisa-se na letra, onde encara o erro como “consequência do que pode ser mudado”. A faixa é um convite à dança. Com reflexões

Contato:
Fone: (11) 7589-7705 / www.edvaldosantana.com.br

Serviço:
SESC Bauru apresenta “Edvaldo Santana”, nesta sexta-feira, dia 14, às 20h. Área de Convivência. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingos e feriados das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário