quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cultura Retrô refaz história das expedições ao Parque Nacional do Xingu

Cultura Retrô refaz história das expedições ao Parque Nacional do Xingu

Apresentado por Marina Person, programa leva ao ar uma emocionada entrevista com Marina Villas Boas. Nesta quinta (22), às 20h40

São Paulo, 20 de dezembro de 2011 – A história das expedições ao Parque Nacional do Xingu é passada no Cultura Retrô por uma de suas testemunhas mais célebres. Marina Villas Boas, esposa do indigenista Orlando Villas Boas, é entrevistada no programa da TV Cultura desta quinta-feira (22/12), às 20h40, apresentado por Marina Person.

Na casa dos Villas Boas, em São Paulo, o Retrô bateu um papo com Marina e Noel, filho mais novo do casal. Ela conheceu Orlando na capital paulista, pouco antes de ir trabalhar como enfermeira no Parque Nacional do Xingu, tendo sido a primeira mulher branca a participar da criação do referido Parque. Marina, hoje com 63 anos, se emociona às lágrimas ao falar da construção da hidrelétrica de Belo Monte, dizendo que é “uma tragédia anunciada”.

Dois documentários preciosos estão nesta edição dedicada à questão indígena. Um deles foi produzido pela TV Cultura em 1990, intitulado Bandeirantes do Século Vinte. Trechos mostram material das décadas de 50 e 60, com entrevistas e imagens impressionantes desses desbravadores. Outro é um filme de quase setenta anos, produzido pela rede ABC, dos Estados Unidos. Cedido para a emissora pela família Villas Boas, foi rodado em película, com registros marcantes de uma época.

E como é tempo de Natal, o ofício da semana é o “Presepeiro”. O personagem é um artesão de Embu das Artes (SP), que faz presépios em madeira durante o ano todo.

O Cultura Retrô é reapresentado aos sábados, às 15h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário