VIRADA INCLUSIVA TRAZ PERFORMANCE SENSORIAL E SHOW DE PERCUSSÃO
O SESC Bauru apresenta neste final de semana, dias 03 e 04, a 2ª Virada Inclusiva, uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o SESC. Dentro da programação oficinas, vivências, esportes, cinema, teatro e música com o objetivo de garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, como forma de intensificar os laços de igualdade de direitos e dar base a uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.
No teatro Kinesis que acontece dia 03 às 13h, 14h, 16h e 17h, o público vendado é convidado a entrar numa instalação e percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos e os estimulam sensorialmente através do tato, olfato, audição e paladar. O grupo apresenta as obras literárias de Leonardo da Vinci, Pablo Neruda, Einstein, Dante, entre muitos outros autores. Cada percurso é realizado individualmente e dura cerca de 40 minutos, podendo ser iniciado ou interrompido de acordo com o desejo de cada espectador.
Fundado em 2005, o Grupo Sensus utiliza a literatura poética como principal forma de dramaturgia em suas intervenções sensoriais. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente a partir das 12h, na Central de Atendimento.
No domingo, dia 04, às 16h, a Área de Convivência da Unidade recebe o show Soukast, um encontro entre dois grandes percussionistas de nosso tempo, Simone Sou e Guilherme Kastrup. Utilizando panelas, vidros, tampas de fogão, tambores tradicionais e bateria, aliados a aparatos eletrônicos como samplers e processadores, o duo constrói suas composições a partir de células fundamentais da música tradicional brasileira, como jongos, congados e moçambiques ou de recortes como dos Índios Bororo da Amazônia, das Bandas de Pífano e dos cantos de Orixás.
Com quase 20 anos de carreira, ambos trabalharam com alguns dos mais importantes nomes da música brasileira, como Zeca Baleiro, Os Mutantes, Tom Zé, Badi Assad, Zizi Possi, Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes e Chico César.
Durante toda a Virada Inclusiva, as atividades terão intérpretes de libras (Língua Brasileira de Sinais), para auxiliar na comunicação de surdos e deficientes auditivos. O recurso da audiodescrição compõe a programação com o objetivo de prover acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos com baixa acuidade visual.
Serviço:
SESC apresenta “Kineses”, sábado, dia 03 e “Soukast”, domingo, dia 04. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário