domingo, 17 de junho de 2012

SESC Bauru | Bravississíssimo! A música erudita no universo da criança


SESC BAURU APRESENTA A VIDA E OBRA DE CAMARGO GUARNIERI NA 8ª EDIÇÃO DO PROJETO BRAVISSISSÍSSIMO! A MÚSICA ERUDITA NO UNIVERSO DA CRIANÇA





SESC Bauru apresenta a 8ª edição de “Bravississíssimo!  A Música Erudita no Universo da Criança”. O projeto que integra a programação infantil da Unidade e já é sucesso de público em edições anteriores, apresenta de 12 a 21 de junho a vida e a obra do compositor brasileiro Camargo Guarnieri. O evento é gratuito e acontece no Auditório do SESC Bauru.



O Projeto Bravississíssimo!, concebido pelo SESC Bauru, consiste de uma série de espetáculos artístico-pedagógicos que, de forma lúdica, tanto proporcionam a fruição musical de obras de importantes compositores da tradição erudita européia e brasileira, quanto promovem o conhecimento e a vivência de vários aspectos da linguagem e da história da música. Para tanto, esses espetáculos adotam um diálogo entre performances musicais, encenações teatrais e livretos com textos ilustrados sobre os assuntos abordados. Assim, para construir cada edição do Projeto Bravississíssimo!, vários musicistas, grupos teatrais e profissionais em comunicação e ilustração - todos independentes entre si - uniram-se, criando novas formas de se experienciar e abordar a música da vasta tradição erudita, do ponto de vista da criança.



Voltado para crianças de todas as idades, o projeto pretende promover a formação de público para este estilo musical; contribuir para uma formação autônoma e crítica; desenvolver a criatividade e o senso estético e possibilitar um contato com a história da música, seus compositores e diferentes instrumentos.



Mozart Camargo Guarnieri nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Tietê, em 1907. Viveu em um período de muitas mudanças na música erudita brasileira e foi um dos grandes representantes do nacionalismo modernista. Um compositor brasileiro muito importante, que trouxe para suas músicas o ambiente das festas e cultura popular do Brasil. Viveu até os 86 anos e não parou um só minuto, regeu corais, orquestras, compôs grandes e pequenas peças, escreveu canções e viajou por todo país e exterior.



A novidade desta edição é o Ensaio aberto para Educadores, dia 11, segunda, às 19h no Auditório da Unidade. No ensaio aberto realizado pelas Cias. Mevitevendo e Sinfônica de Bolso, os educadores poderão ter contato com as obras de Camargo Guarnieri e discutirem possibilidades de aplicação da musicalização na escola. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.



De 12 a 15/06, terça a sexta o projeto atenderá as escolas da Rede Municipal de Ensino, previamente agendadas através da Secretaria Municipal de Educação. No sábado, dia 16 às 15h  e domingo, dia 17, às 11h e 15h, o espetáculo será aberto ao público com participação gratuita. Retirada de ingresso uma hora antes na Central de Atendimento. E de 19 a 21/06, terça a quinta, 9h30 e 14h30, o projeto atenderá grupos e escolas previamente agendados através dos telefones (14) 3235-1790 ou 3235-1793.



Histórico do Projeto



1ª Edição – abril/2010 - Heitor Villa-Lobos. Atuação da atriz Maria Alice Ferreira e das musicistas Paula Martins (violoncelo) e Mônica Hassan (piano), com direção e produção cênica de Márcio Pontes, da Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos, de Araraquara-SP.



2ª Edição – junho-julho/2010 - Wolfgang Amadeus Mozart. Atuação e produção cênica do Grupo Sobrevento, de São Paulo - Luiz André Cherubini, Sandra Vargas e Maurício Santana - direção cênica de Luiz André Cherubini, produção e direção musical de Mônica Hassan, e atuação musical de Natália Ortega (canto), Marcos Miranda (violino), Paula Martins (violoncelo) e Mônica Hassan (piano).



3ª Edição – setembro/2010 - Johann Sebastian Bach. Atuação e produção cênica/musical do Grupo Cuidado que Mancha, de Porto Alegre, RS - Roger Wiest (canto), Cláudio Veiga (violão), Marjana Rutkovski (violoncelo), Sérgio Olivé (piano e cravo), com direção de Raquel Grabauska.



4ª Edição - abril/2011 - Ludwig Van Beethoven. Atuação, produção e direção cênica da Cia. Ópera na Mala (Cris Miguel e Sérgio Serrano), produção e direção musical de Mônica Hassan, e atuação musical de Luiz Marcelo Ferreira (flauta transversal), Marcos Miranda (violino), Paula Martins (violoncelo) e Mônica Hassan (piano).



5ª Edição – junho/2011 - Pyotr Ilyitch Tchaikovsky. Atuação, produção e direção cênica da Cia. Ópera na Mala (Cris Miguel e Sérgio Serrano), produção e direção musical de Mônica Hassan, e atuação musical da Cia. Orquestra de Bolso, com Luiz Marcelo Ferreira (flauta transversal), Marcos Miranda (violino), Paula Martins (violoncelo), Mônica Hassan (piano) e Thiago Ancelmo (clarinete).



6ª edição – novembro/2011 - Carlos Gomes. Atuação, produção e direção cênica da Cia. Ópera na Mala (Cris Miguel e Sérgio Serrano), produção e direção musical de Mônica Hassan, e atuação musical da Cia. Sinfônica de Bolso.

7ª edição – abril/2012 - Claude Debussy. Produção e direção musical de Mônica Hassan, e atuação musical da Sinfônica de Bolso, com Luiz Marcelo Ferreira (flauta transversal), Marcos Pires (violino), Paula Martins (violoncelo), Mônica Hassan (piano) e Ellen Hummel (Oboé). Atuação, produção e direção cênica da Cia. Mevitevendo, com Márcia Fernandes e Cléber Laguna.



Serviço:

O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.






Nenhum comentário:

Postar um comentário