sábado, 2 de junho de 2012

SESC Bauru | Dia Mundial do Meio Ambiente


SESC BAURU REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, o SESC Bauru preparou uma programação que abrange de maneira mais ampla o sentido de ser sustentável. As atividades acontecem de 05 a 08 de junho e a participação é gratuita. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento da Unidade.



Unindo a preocupação da sustentabilidade no campo e nas cidades e passando pelo bem-estar de cada indivíduo, propomos uma série de palestras, cursos e oficinas que visam a discussão e reflexão de um mundo mais equilibrado e de um modelo de crescimento que garanta um planeta melhor hoje e para as próximas gerações.



Vivência



Carta da Terra | 05 e 06/06, terça e quarta, 14h às 15h30

Cuidado e respeito à vida; Integridade ecológica; Justiça social e econômica; Democracia, não violência e paz. Esses são os pilares da Carta da Terra, documento que contém os princípios norteadores da formação de uma sociedade sustentável global. A partir de atividades lúdicas e de expressões artísticas, propõe-se uma carta-viva, que seja incorporada às atitudes diárias dos participantes. Com Carolina Rodrigues, educadora ambiental.



Curso



Felicidade Interna | 05 a 07/06, terça a quinta, 15h às 18h.

O conceito nasceu quando o rei do Butão criticado pelo baixo desenvolvimento do PIB de seu país, afirma que o bem-estar da nação era muito mais importante que seu desenvolvimento econômico. Partindo deste pressuposto o curso apresenta uma visão desde os filósofos da Grécia Antiga passando pela economia, etnociência e neurociências, caminhos para uma vida interior, familiar e social mais prazerosa. Com Dra. Ivana de Campos Ribeiro, Professora do curso de Educação Ambiental e Espiritualidade do (CRHEA- USP). 30 vagas.



Oficinas



Cardápio sem Carne | 05/06, terça, 16h30 às 18h30.

A oficina desenvolve uma série de sugestões nutritivas que não levam carne, proporcionando ao participante um cardápio para o dia a dia com receitas práticas e

saudáveis. Com Bianca Giafferis Valim, nutri-educadora. 165 vagas.



Economia Azul - Financiando um Futuro sustentável | 05/06, terça, 19h às 21h.

Podemos criar uma economia modelada em sistemas naturais, que integra as necessidades da população, com responsabilidade social, com regeneração ambiental e que seja também rentável? A palestra Economia Azul apresenta modelos de um desenvolvimento econômico e social, por meio de experiências bem sucedidas, mostrando que é possível desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável.

Com Prof. Skye da Unigaia Brasil, permacultor australiano. 165 vagas



Palestras



Alimentação sem Carne | 05/06, terça, 15h às 16h30.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a diminuição do consumo de carne para melhorar a Saúde e o Meio Ambiente. Qual o impacto da alimentação carnívora na sustentabilidade do planeta? Essa e outras perguntas são temas da palestra que visa apresentar alternativas para uma boa alimentação sem o uso de carnes. Com Bianca Giafferis Valim, nutri-educadora. 165 vagas.



Economia Azul – Financiando um Futuro Sustentável | 06/06, quarta, 14h às 18h.

Como criar localmente uma economia modelada em sistemas naturais integrando população e lideranças para maior consciência ecológica e responsabilidade social? Dando prosseguimento ao tema, o permacultor australiano Prof. Skye da Unigaia Brasil, propõe através da técnica “Café-Proação” a oportunidade de debater, desenhar e gerar ações práticas para criar uma rede de projetos locais e “azuis”. 165 vagas.



Cidades em Transição | 06/06, quarta, 19h às 21h.

Criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes à crises externas, tanto econômicas como climáticas, o treinamento para Cidades em Transição tem como objetivo sensibilizar e informar agentes de mudança da cidade, interessados em compreender melhor a metodologia desta ação e tornar-se mobilizadores de mudança. Com Isabela Menezes Arquiteta e Urbanista e Membro e Palestrante do Cidades em Transição. 165 vagas.



Consumo X Consciência. Como podemos nos posicionar? | 08/06, sexta, 19h às 21h.

A partir de experiências da Rede Ecovida e da Associação de consumidores da região sul do país, será abordada uma nova cultura a partir do consumo de alimentos naturais e agroecológicos e mecanismos de distribuição que aproxime os produtores e consumidores, despertando pra uma nova realidade. Com Ivo Barreto Melão, Engenheiro Agrônomo Presidente da Associação de Consumidores de Produtos

Orgânicos do Paraná. 165 vagas.



Mini curso para produtores

Transição Agroecológica e Manejo de Campo | 07/06, quinta, 9h às 15h.

Local: Assentamento Horto Aimorés.

A atividade propõe compreender como aplicar a visão de sistemas do plano de conversão para a agricultura agroecológica, executar um plano de manejo orgânico da unidade de produção de acordo com a legislação brasileira e exigências das certificadoras. Com Fabíola Ribeiro Rocha de Almeida, zootecnista, especialista

em agroecologia e membro da Rede Ecovida. 30 vagas. Grátis. Informações e inscrições pelo fone (14) 3235.1794



Serviço

O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário