segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Roda Viva: Drauzio Varella é o convidado da próxima segunda, 15/10


Drauzio Varella é o convidado do próximo Roda Viva

 

O médico oncologista e escritor fala sobre livro, presídios e saúde no programa da TV Cultura desta segunda-feira (15/10), ao vivo, às 22h

 

A fama do médico oncologista Drauzio Varella chegou como resultado do trabalho que desenvolveu atrás das grades, ao tratar de presidiários da Casa de Detenção Carandiru, em São Paulo, por mais de dez anos, como voluntário. A experiência foi parar no livro Carandiru (1999), de sua autoria, com mais de 500 mil exemplares vendidos, e ainda virou filme, peça de teatro e o tornou conhecido.

 

Com mais um livro recém-lançado — Carcereiros —, Drauzio falará, durante o programa, sobre sua vivência nos presídios e de como está a saúde dos brasileiros. Hoje, ele presta assistência voluntária na Penitenciária Feminina de São Paulo. O programa vai ao ar nesta segunda-feira (15/10), às 22h, na TV Cultura.

 

Como pesquisador, Varella trabalha em um projeto na Amazônia de bioprospecção de plantas brasileiras, com o objetivo de obter extratos e testá-los em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos.

 

Reconhecido pelo público pela sua atuação em programas de tevê, desde 1986 Drauzio está envolvido em campanhas de conscientização, quando começou a esclarecer a população sobre a prevenção à AIDS pelas rádios. 

 

Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva conta, para esta edição, com uma bancada formada por Luiz Alberto Mendes (escritor e ex-presidiário); Maria Emília Bender (editora da Companhia das Letras); Dib Carneiro (dramaturgo e jornalista); Marta Machado (professora de Direito da Fundação Getulio Vargas e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap); e Jean Wyllys (jornalista, escritor e deputado federal).

 

O Roda Viva também tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário