terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sesc | Cinema


CINEMA DE AUTOR COM JOHN FORD NO AUDITÓRIO DO SESC

 

Sesc Bauru apresenta neste mês o trabalho do diretor John Ford que já foi descrito como o maior cineasta dos Estados Unidos. As exibições acontecem as terças, 19h30, no Auditório da Unidade. A entrada é gratuita.

 

Os temas delimitados por Ford, bem como a forma de retratar personagens, roteiros e não sobrecarregar em movimentos de câmera pautaram todo o modo fílmico do meio-oeste dos Estados Unidos e, por muitos anos, algumas das principais obras cinematográficas da Europa.

 

Dia 09/10 - Juiz Priest

John Ford - EUA, 1934 - 80 min.

A sequência inicial começa com o promotor – um sujeito rico, dominador - que tenta condenar um negro que teria roubado galinhas. O negro diz ao Juiz Priest que não roubou, que naquela hora estava pescando - e o juiz pergunta pescando o que e com que tipo de isca. Dali a pouco, estão indo os dois, juiz e ex-réu, pescar. Uma exaltação ao Sul vencido, contra o Norte vencedor da Guerra de Secessão; Ford toma o partido dos derrotados, sem qualquer vergonha.

 

Dia 16/10 - Vinhas Da Ira

John Ford - EUA, 1940 - 119 min.

Oklahoma, na época da Depressão. O filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se diz que trabalho lá não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando chegam na Terra Prometida descobrem que era um lugar bem pior do que aquele que tinham deixado.

 

Dia 30/10 - O Prisioneiro Da Ilh A Dos Tubarões

John Ford - EUA, 1936 - 96 min.

A história do Dr. Samuel Mudd, o médico que foi preso e acusado de conspiração apenas por haver tratado do assassino do Presidente Lincoln. Em 1865, poucas horas depois do assassinato do Presidente Lincoln, o doutor Mudd ajuda John Wilkes, um pobre homem que se apresenta com a perna quebrada, mas ele não sabe que se trata do assassino do presidente que havia se acidentado em sua fuga. Preso e acusado de cumplicidade, o doutor Mudd é condenado à prisão perpétua na terrível Prisão de Shark Island, onde sofreria maus tratos e o ódio dos guardas, especialmente do sádico sargento Rankin.

 

Dia 06/11 - Médico E Amante

John Ford - EUA, 1931 - 98 min.

Um Médico é enviado para investigar um surto de peste em Dakota do Sul nos EUA, tendo que decidir as prioridades para o uso de uma vacina rara. Neste período ele se apaixona por uma rica dama interpretada por Helen Hayes. Filme sensível e emocionante de John Ford, indicado à Melhor Direção de Arte no Oscar de 1931 e adaptado da novela do escritor e vencedor do Nobel de Literatura, Sinclair Lewis.

 

Serviço:

SESC Bauru exibe mostra “Cinema de John Ford, terças, 19h30. Auditório (165 lugares). Grátis. O SESC fica na Avenida Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750, de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário