quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Exposição "Sansão também faz 50 anos" no Memorial da América Latina


Sansão também faz 50 anos

Exposição no Memorial da América Latina faz parte das comemorações dos 50 anos da personagem Mônica

Mônica, de Mauricio de Sousa, estreou em 1963, já agarrada ao seu coelhinho. Sansão, nome escolhido por leitores em um concurso realizado na revista da personagem, em 1983, não vive sem a dentuça, assim como ela não vive sem ele.

Por isso, como parte das comemorações do cinquentenário da Mônica, acontecerá no Salão de Atos, do Memorial da América Latina, em São Paulo, a exposição "Sansão também faz 50 anos".

A mostra será inaugurada no dia 26 de fevereiro, às 13 horas, e ficará aberta ao público até 21 de abril. São mais de 70 desenhistas de todo o Brasil que enviaram sua versão do Sansão e que vão alegrar filhos, pais e avós que também viveram essa história.

"Faltavam personagens femininas em minha turminha. Cebolinha, Franjinha, Titi e os outros eram baseados em amigos de minha infância. Aí, vi a Mônica brincando com seu coelhinho, a Magali comendo melancia e a Mariângela quietinha e meiga, que depois virou a Maria Cebolinha. Portanto, já criei a Mônica com seu coelho, que era amarelo e não azul como nos quadrinhos. Depois, ele nunca mais a abandonou", explica Mauricio de Sousa.

Esse meio século de uma garotinha que permanece com seus sete anos de idade merecerá diversas comemorações em 2013. Começou com a homenagem em cima do trio elétrico de Claudia Leitte no carnaval de Salvador, quando a artista dançou com a turminha e cantou a música "Mulher Menina", que compôs para a personagem. E vem muito mais por aí.

"A alegria e o privilégio de sediar uma exposição dessa grandeza é maior ainda porque coincide com o aniversário também do Memorial da América Latina", destaca o cineasta João Batista de Andrade, diretor-presidente do Memorial da América Latina.

A curadoria da mostra é do cartunista JAL, que vem organizando exposições temáticas com cartunistas brasileiros, chamadas de "flash expos" e que têm repercutido, inclusive, internacionalmente.

Aproveite, pois a Mônica só largou seu inseparável coelhinho porque, depois de tantos nós em suas orelhas, ele merece uma exposição e muito mais.

Serviço:

 

Data: De 26 de fevereiro a 21 de abril

Abertura: 26 de fevereiro, às 13h

Local: Memorial da América Latina - Salão de Atos

Endereço: Avenida.Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - SP

Telefone: (11) 3823 4600

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio de Sousa. Possui o quarto maior estúdio do setor no mundo e, em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos infanto-juvenis, nas bancas. Nas livrarias, seus números também são significativos, com uma média de 1 milhão de exemplares vendidos ao ano. No licenciamento, é a empresa número um do Brasil e trabalha com cerca de 100 empresas nacionais e internacionais que utilizam seus personagens em aproximadamente 2.500 produtos.

 

Sobre o Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina é uma fundação de direito público, sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura do Governo de São Paulo. Inaugurado em 18 de março de 1989, é hoje polo irradiador da produção artística e cultural da América Latina e referência na realização de eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, cultural, literário e acadêmico do país. A concepção do projeto cultural idealizado por Darcy Ribeiro dá unidade às ações e atividades desenvolvidas pelo Memorial. Sua localização, ao lado do Terminal Barra Funda – que integra metrô, trens e ônibus –, contribui para que o Memorial seja um dos pontos turísticos mais visitados na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário