sexta-feira, 19 de junho de 2009

DOMINGO TEM MÚSICA ERUDITA NO SESC BAURU

SESC APRESENTA MÚSICA ERUDITA


O SESC Bauru iniciou no mês de junho o projeto “Erudito”, com a proposta de apresentar o universo dos compositores clássicos, o contexto social e histórico de sua produção musical, bem como a dinâmica da interpretação, as peculiaridades dos instrumentos e das formações musicais, possibilitando um lugar de encontro para quem conhece ou quer conhecer esse estilo.

No dia 21, domingo, às 11h, quem se apresenta é o violoncelista Dimos Goudaroulis. Nascido na Grécia, em 1970, estudou violoncelo no "Novo Conservatório de Thessalonik", em Paris, com Philippe Muller e Reine Flachot.

Começou a tocar jazz e música improvisada com objetivo de explorar novas possibilidades e criar uma linguagem original para o violoncelo. Considerado “original” e “diferente”, o músico destaca-se por pertencer a uma nova geração de instrumentistas que apresenta estilos musicais tanto com instrumentos modernos quanto com instrumentos de época.

Em 1996 mudou-se para o Brasil. Desde então, dedica-se à interpretação histórica da música antiga, pesquisando e divulgando o repertório violoncelístico do período barroco. O músico é também professor da Unicamp e atualmente tem dedicado seus estudos a sua tese de doutorado sobre o violoncello piccolo de quatro cordas.

Suas atividades mais recentes incluem recitais com suítes para violoncelo, solo de J.S.Bach, concertos como solista e diretor com as Orquestras Nacionais de Atenas e Thessalônica.

Em setembro de 2003 recebeu o Prêmio Carlos Gomes de melhor solista. Dimos Goudaroulis é professor de violoncelo na UNICAMP e sua agenda inclui regularmente apresentações em vários países da Europa, América latina, Estados Unidos e Canadá.

Em 2008, o violoncelista lançou sua gravação das 3 primeiras suítes para violoncelo solo de J.S.Bach, segundo o manuscrito de Anna Magdalena Bach, que ganhou o Prêmio Bravo! de Cultura, como melhor CD de música erudita do ano.

Ao longo de sua carreira, se apresentou ao lado de grandes músicos, como Lee Konitz, Jackie McLean, Paul McCandless, Max Roach, Horace Parlan, Stephane Grapelli, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti.

Contato:
Fone: (11) 3297-7606 / 7863-9760
E-mail: passagemproducoes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário