sábado, 27 de junho de 2009

EXPOSIÇÃO NA PRAÇA DA SÉ(São Paulo)

Anna Bella Geiger apresenta obras inéditas em exposição na Sé


Mostra reúne trabalhos da artista de 1972 aos nossos dias, nos quais ela utiliza a condição da fotografia como um dos elementos essenciais na sua obra.


A CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) promoverá, de 27 de junho a 09 de agosto, a exposição “Anna Bella Geiger - Fotografia além da Fotografia (1972-2008)”, que apresenta o trabalho de uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras da atualidade. A entrada é franca.

Sob curadoria de Adolfo Montejo Navas, a mostra é composta por mais de 60 obras, algumas delas inéditas para o público paulista. Trata-se de um programa de trabalhos da artista de 1972 a 2008, nos quais ela utiliza a condição da fotografia como um dos elementos integrantes essenciais na sua obra.

O uso intertextualizado da imagem fotográfica na obra de Anna Bella Geiger inclui desde os chamados “registros” de ações performáticas do início dos anos 70 como em CIRCUMAMBULATIO (72), a fotogravuras em metal e serigrafia (73 em diante), fotomontagens, fotografia objetual e fotografia-vídeo. Reúne obras como Brasil nativo/Brasil alienígena de 77, O Pão nosso de cada dia de 78, CAMOUFLAGE e objetos como Brasil is in my mind de 94, Ouvinte do Brasil de 98 e Aprés Man Ray de 2007 apresentadas recentemente em mostras internacionais na Alemanha, Polônia e Espanha.

O elemento fotográfico, recorrente na sua obra é transformado, onde sua própria materialidade e seus processos funcionam como intervenções, apropriações e semioses lingüísticas em sua conquista de uma outra imagem. Neste novo campo estético a fotografia na obra desta artista está para além do próprio corpus do qual se serve.

Segundo o curador, o título dado a esta mostra, por seu moto contínuo, estabelece a fotografia na obra desta artista como disciplina experimental e recurso estético, num processo conceitual e renovador. Segundo ele, suas obras possuem “um alto grau de presença que se transforma em diferentes registros e suportes, em uma função contaminante e transversa”. As obras estão não só em sintonia com a fotografia, mas são precursoras de várias das questões contemporâneas da visualidade, não só por suas indagações, mas por aproximar a arte de questionamentos críticos sobre a nossa própria visualidade.

A última vez que Anna Bella Geiger apresentou uma grande mostra em São Paulo foi em 2004 em Obras em Arquipélago no Instituo Tomie Ohtake. Em 2006 a vídeo-instalação denominada CIRCA foi exibida na Fundação Eva Klabin e remontada em 2007 na PARARELA à Bienal de São Paulo. Após a permanência na CAIXA Cultural São Paulo, a exposição seguirá para os espaços da CAIXA Cultural em Salvador e Curitiba.

A exposição “Anna Bella Geiger - Fotografia além da Fotografia (1972-2008)” ficará em cartaz na CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111), de 27 de junho (a partir das 11h) a 09 de agosto. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca. A recomendação de faixa etária é livre. Mais informações podem ser obtidas pelo público através do telefone 11 3321-4400 ou no site www.caixa.gov.br/caixacultural.


Anna Bella Geiger

Tem realizado a sua obra com gravura, pintura, desenho, fotomontagem, vídeo. No início da década de 50 foi morar em Nova York, estudando História da Arte no Metropolitan Museum e Sociologia da Arte na Universidade de NYcom a historiadora alemã Hannah Levy Deinhard, que fundou esta disciplina naqueles anos. Tem participado de inúmeras mostras internacionais em museus e nas Bienais de São Paulo, assim como na Bienal de Veneza e da 5éme Bienalle de Photographie, na Bélgica. Em 1982 recebe o prêmio da Fundação Guggenheim, NY e em 2000, a Bolsa VITAE de pesquisa em Artes Plásticas. Obteve vários prêmios internacionais como em 1962, da Casa de las Américas, Havana, da Bienal de desenho em Buenos Aires, da Bienal de Cuenca, com pintura, e recentemente o Prêmio da Crítica, abca por sua trajetória artística.

Suas obras fazem parte de várias coleções particulares e de acervos de museus como o MoMA de NY, a FOGG Collection-Harvard, a GETTY Fundation em Los Angeles, o Beaubourg (Pompidou) Paris, o Victoria & Albert Museum-Londres, o MCABA em Barcelona, o Museu Reina Sofia em Madrid, o CGAC em Santiago de Compostela, entre outros. No MAM RJ e SP, no MAC Niterói e muitos outros. Com Fernando Cocchiarale escreveu e publicou o livro “Abstracionismo Geométrico e Informal – Vanguarda brasileira nos anos 50”.

Zucca Produções

Com 7 anos de atuação, a produtora se especializou em realizar projetos culturais de diversas áreas. Além de exposições, como a de Anna Bella Geiger na Caixa Cultural e de Rico Lins (Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira, atualmente em cartaz no Instituto Tomie Ohtake), a Zucca atua em teatro (Medida por Medida, Quartett, Procura-se Hugo, Artorquato, O Pequenino Grão de Areia, Greve de Sexo e outros), festivais (Dança em Foco, Dança Criança), música (Fábulas de Leonardo Da Vinci, CDs da série A Música na Corte de D. João VI), Dança (Paula Aguas), sócio-culturais (Rir é Viver), cinema (Quintas Intenções), cursos (Formatação de Projetos, Gestão de Projetos) livros de arte e outras.

Serviço:

O quê: exposição “Anna Bella Geiger - Fotografia além da Fotografia (1972-2008)”
Quando: de 27 de junho (a partir das 11h) a 09 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111)
Quanto: entrada franca
Informações: (11) 3321-4400
Recomendação de faixa etária: livre
Abertura: sábado, dia 27 de junho, às 11h
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
www.caixa.gov.br/caixacultural

Acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais
Visitas monitoradas às exposições com agendamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário