sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SESC APRESENTA CONCERTO ERUDITO COM ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE BOTUCATU

SESC Bauru apresenta no dia 27, domingo, às 11h, no Ginásio de Eventos, concerto com “Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu”.

A apresentação integra o projeto “A Música Erudita: O Prazer de Ouvir”, em que são apresentados diferentes estilos musicais através de importantes solistas e agrupações.
A pesquisa de repertório e texto são da Profª Drª Rosa Maria Tolon Marin - Graduada em Música pelo Instituto Superior de Artes de Cuba (1982); doutorado em Musicologia pela Academia Russa de Música (1994), com reconhecimento pela UFRGS.

Atualmente atua como professora da Universidade do Sagrado Coração. Criada em 1986, a “Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu” desde sua fundação desempenha importante papel na sociedade cultural do centro-oeste paulista, sendo uma das poucas orquestras de tal porte existentes. Atualmente a orquestra conta com 41 músicos que já se apresentaram em inúmeras cidades paulistas, no Festival Campos das Artes, em Campos do Jordão e, na Sala São Paulo. Para este concerto, os destaques são os solistas Marcos da Cunha Lopes Virmond (regente), Marcos Vicenssuto (oboísta), Wesley Rodrigo de Paris Medeiros (trompa), Michele Mantovani (piano), Leôni de Oliveira Pepe (piano), interpretando obras de Villa-Lobos e Strauss, obras para solistas e orquestras de Vivaldi, Mozart, Prokofiev e Rachamaninoff. Marcos da Cunha Lopes Virmond iniciou seus estudos musicais com piano e teoria musical em 1957, no Rio de Janeiro. Atuou como diretor artístico do Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor da Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Como compositor teve algumas obras apresentadas no Brasil e exterior, entre elas o Sarau para Cordas e a cantata Popol Vuh dentro do Bale Rastros. Marcos Vicenssuto estudou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Participou de vários cursos entre eles a Oficina de Música de Curitiba e Curso de Férias de Tatuí. Atualmente o instrumentista integra também a Orquestra de Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Wesley Rodrigo de Paris Medeiros iniciou seus estudos na área musical em Sorocaba. Já Integrou a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Banda Sinfônica de Sorocaba, Banda Jovem do CDMCC e Orquestra Sinfônica Heliópolis. Michele Mantovani iniciou seus estudos de piano aos 13 anos em Bauru. Desde o começo se destacou em apresentações e concertos estudantis em vários locais. Participou de Master Class com destacados pianistas brasileiros e estrangeiros e em concursos e festivais nacionais e internacionais de piano. Leôni de Oliveira Pêpe iniciou seus estudos de piano aos quatorze anos no Conservatório Musical de Lins. Aos dezessete anos ingressou no curso de Bacharelado em Piano da Universidade do Sagrado Coração em Bauru. Participou como Máster class com renomados pianistas, dentre eles Sergio Gallo e Geoffrey Haydon da Universidade de Atlanta e em vários concursos nacionais de piano e do Concurso Internacional Cláudio Arrau, no Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário