terça-feira, 31 de julho de 2012

GRAND EXPO BAURU 2012 COMEÇA DIA 2 DE AGOSTO


Grand Expo Bauru começa nesta quinta



Com programação diversificada, evento presenteia Bauru, aniversariante do mês



           As comemorações de aniversário de Bauru não param. A população bauruense, que está celebrando  os 116 anos da cidade, será presenteada  com uma grande festa preparada pela Grand Expo 2012. Com uma programação diversificada, a 39.ª edição da feira tem início na quinta-feira, dia 2 de agosto,no Recinto Mello Moraes.

           Marcada para às 17h, a solenidade de abertura será realizada na Praça das Bandeiras e contará com a presença de autoridades locais, além de patrocinadores, apoiadores e empresários do setor agropecuário.

           Dezenas de atrações serão oferecidas ao público ao longo dos 11 dias do evento, que espera receber cerca de 350 mil visitantes. 

Entre os diferenciais da Grand Expo, que se consolidou como o maior evento popular da região, estão os 6 dias de entrada gratuita e a apresentação de grandes nomes musicais como a do grupo Inimigos da HP,

  que abre a feira.

           Ao longo de suas edições, a Grand Expo contou ainda com diversas melhorias realizadas no Recinto Mello Moraes, como a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) total, que funciona como um certificado de segurança para todo o local de eventos.

           A conclusão da calçada externa e o fechamento total do Recinto com muros também estão entre as benfeitorias concretizadas na área. Além da duplicação da avenida Comendador José da Silva Martha, finalizada antes da Grand Expo 2011.

Atrações

          Além da série de grandes shows que movimentam todos os dias de feira, o público da Grand Expo Bauru 2012 contará com parque de 

diversões, a volta da exposição de pôneis, dezenas de estandes  

comerciais e uma grande praça de alimentação para o lazer de toda a família, com cerca de 60 unidades de atendimento entre opções de fast food e restaurantes.

           No tradicional pavilhão do SinComércio haverá expositores de diversos ramos, como confecções, calçados, roupas em couro, selaria, bijuterias, doces, presentes, entre outros. Expositores de veículos também marcarão presença no evento deste ano. Nomes como Hyundai e Peugeot já estão confirmados.

           As exposições de animais são uma atração à parte na Grand Expo, reunindo bovinos - com destaque para o Nelore -, ovinos e equinos de diversas raças. Criadores de todo o Brasil participarão da 39.ª edição da feira com uma extensa programação de provas, julgamentos e leilões.

           A programação contempla ainda, pelo quarto ano consecutivo, os amantes do rodeio. Durante quatro noites, nos dias 8 a 11, o público poderá assistir a grandes disputas entre peões convidados - incluindo campeões do tradicional circuito de rodeio de Barretos. A arena montada no Recinto terá capacidade para 5 mil pessoas.



Serviço

A Grand Expo Bauru 2012 será realizada até o dia 12 de agosto, no Recinto Mello Moraes, localizado na quadra 36 da avenida Comendador José da Silva Martha, Jardim Ferraz. A realização é da Arco e da Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara Municipal e patrocínio da Conti, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Yamaha, Transurb, Lumelight, Credecitrus e Beneplan.






segunda-feira, 30 de julho de 2012

MCB apresenta obras da série "Meltdown", de Tom Price


Museu da Casa Brasileira apresenta obras da série “Meltdown”, de Tom Price



    

  

Visitação: 26 de agosto a 9 de setembro

O designer estará presente no museu no dia 26 de agosto a partir das 10h





O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta, em parceria com o BOOMSPDESIGN e a Galeria +Coletivo Amor de Madre, a instalação das obras “Meltdown”, do designer londrino Tom Price. As peças, que trafegam no limiar entre o design e as artes plásticas, estarão montadas no jardim do Museu entre 26 de agosto e 9 de setembro como parte da ampla programação do MCB para o Design Weekend (confira adiante o quadro com a agenda dia a dia do Museu no evento).



Como indica o título da série – meltdown (fusão) -, as peças são produzidas por meio de técnicas como o aquecimento e prensagem de moldes em forma de assento em superfícies de metal, tecidos, cordas de náilon, tubos de pvc ou até mesmo folhas de polipropileno. O resultado são obras únicas que mesclam mobiliário e escultura, revelando uma das principais características do trabalho de Price, ao lado da utilização de materiais não usuais em suas criações.



Durante a Semana de Design em Milão, no mês de abril, a série “Meltdown” – por meio da exposição de poltronas e balanços fundidos - atraiu grande atenção da mídia especializada e do público visitante. O designer londrino, cada vez mais requisitado por museus e galerias de todo o mundo, é o “Designer do Ano” do BOOMSPDESIGN 2012, que acontece de 22 a 24 de agosto, em São Paulo.



Design Weekend - Realizado pela primeira vez em São Paulo, o evento, nos moldes do que já acontece em outras capitais como Londres – no London Design Festival -, e Milão –no Fuori Salone -, será a “Virada Cultural do Design”, mobilizando os paulistanos em torno da discussão sobre design, abordando sua transversalidade e conexões, que incluem a economia criativa, arte, arquitetura, decoração, moda, negócios e sustentabilidade. 



Confira abaixo a programação completa do MCB para o Design Weekend:




Quinta-Feira - 23 de Agosto

19h30- Abertura da exposição “Todd Bracher - A essência das coisas”
Visitação: de 23 de agosto a 21 de outubro de 2012

A exposição, idealizada pelo Museu da Casa Brasileira em parceria com o BOOMSPDESIGN, apresenta peças entre mobiliário, utensílios de cozinha e luminárias, além de painéis fotográficos e vídeos com imagens referentes ao processo criativo do jovem designer norte-americano. Tanto a curadoria como a montagem da mostra, inédita na América Latina, foram concebidas pelo alemão Albrecht Bangert, reconhecido internacionalmente por diversas exposições na área do design. O projeto expositivo de Bangert contará com grandes reproduções fotográficas em papéis de parede que remetem à atmosfera do estúdio de Todd Bracher em Nova York.

Patrocínio: Ministério da Cultura e Etna
Apoio: Ornare, Roca e Faber-Castell
Apoio Cultural: 3M, Hansgrohe, Hotel Unique, Vialight, BOOMSPDESIGN, Noah Banqueteria

Sábado - 25 de agosto

11h
- Exposição Jardim de Brinquedo
Visitação: 23 a 26 de agosto

O MCB apresenta em seu jardim  8 brinquedos idealizados por designers brasileiros: Alfio Lisi, EM2 design, Eulália Anselmo, Fernando Mendes, Isabela Vecchi, Matheus Martins, Porfírio Valadares e Flavia Pagotti, com curadoria de Vera Santiago. No dia do evento, serão distribuídos estojos de bolinhas de sabão por meio da parceria entre o MCB, a Agência de Design e A Casa Brasil.

Realização: Agência de Design



11hEvento Arc Design com pré-lançamento do Anuário do Design Brasileiro           
Com foco exclusivo em design de produtos, esta primeira edição trará artigos assinados por profissionais de destaque no mercado, além de um guia que apresentará os principais estúdios de design brasileiros dedicados à criação de produtos.

Realização: Arc Design
11h- Lançamento do livro “Colheres - Alvaro Abreu – Hans Hansen”
A publicação do fotógrafo alemão Hans Hansen traz o resultado de 10 anos de imersão do autor sobre o trabalho do artista brasileiro Alvaro Abreu, cujas obras estarão na exposição “Colheres de Bambu”, em cartaz de 10/08 a 16/09 no MCB. O livro é composto por 20 fotos inéditas, além de 6 textos de profissionais das áreas de filosofia, design, curadoria, jornalismo e ensino sobre a importância das manufaturas de Abreu, responsável também por um workshop de confecção de colheres de bambu no dia 11/08 no Museu.

Realização: Mandacaru Design

Domingo - 26 de agosto
10h – “Meltdown”, de Tom Price, no jardim do Museu
Visitação: de 26 de agosto a 9 de setembro






Sobre Tom Price

Com criações que recorrem a materiais inusitados, Tom Price desenvolve objetos de mobiliário, esculturas e instalações, transitando entre os campos do design de produto e as artes visuais: tubos de PVC dão vida a uma floresta em plena Industry Gallery (Washington - EUA); cordas de náilon e roupas usadas ganham novos significados em poltronas e esculturas.  “O meu trabalho é uma combinação de materiais, processos e fenômenos na concepção de obras de consenso mútuo”, diz Price.



Sobre o Museu da Casa Brasileira

O MCB, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dedica-se às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e este ano comemora sua 26ª edição.





Sobre o BOOMSPDESIGN

Idealizado por Roberto Cocenza, o BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, reúne nomes consagrados no mercado nacional e internacional para discutir arquitetura, design e arte. O evento traz ao Brasil o que há de mais importante neste cenário, com conteúdos e tendências mundiais. Entre os ilustres que já marcaram presença no evento estão Sérgio Rodrigues, Karim Rashid, Harry Allen, Ruy Ohtake, Craig Robins, Todd Bracher, Dror Benshetrit, Chad  Oppenheim, Matali Crasset, entre outros.



SERVIÇO:



“Meltdown”, de Tom Price

Inauguração: 26 de agosto, às 10h - gratuita e aberta ao público em geral

Visitação: 28 de agosto a 9 de setembro de 2012



Local: Museu da Casa Brasileira

Horário: de terça a domingo das 10h às 18h

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

Tel. 3032-3727



Ingresso: R$ 4,00 – Estudantes R$ 2,00

Domingos e feriados – gratuito

Acesso a portadores de deficiência física.



Visitas orientadas: 3032-2564 - agendamento@mcb.org.br




Estacionamento: de terça a sábado até 30 minutos, grátis; até 2 horas, R$ 12,00, demais horas, R$ 2,00. Domingo e feriados, preço único de R$ 15,00.

Bicicletário com 20 vagas

domingo, 29 de julho de 2012

SESC Bauru | 40 Anos de Clube da Esquina | 29/07


40 ANOS DE CLUBE DA ESQUINA

SESC Bauru apresenta neste domingo, dia 29, às 16h, na Área de Convivência, o show “40 anos de Clube da Esquinacom Rodrigo Mendonça Quarteto. A entrada é gratuita.

Há 40 anos o músico Milton Nascimento se juntou aos “meninos” Lô Borges e Beto Guedes para gravar um dos projetos mais significativos da Música Popular Brasileira: o disco “Clube da esquina”.
Esse disco foi um verdadeiro “divisor de águas” da música brasileira criando uma estética que foi reverenciada em nosso país e fora dele, sendo influência declarada de músicos do porte de Pat Metheny, Keith Jarret e atualmente, Esperanza Spalding (ganhadora do Grammy de melhor revelação em 2011).

A intenção deste show é prestar tributo ao movimento musical de nossos amigos mineiros, e transportar a linguagem das músicas para uma roupagem jazzista, tanto na interpretação quanto nos arranjos.

Rodrigo Mendonça Quarteto é uma nova proposta do cantor Rodrigo Mendonça que pela primeira vez se sentiu à vontade para liderar uma banda com seu nome, já que vem levantando a bandeira do Jazz e do Blues no velho oeste paulista há mais de 10 anos.
Com Rodrigo Mendonça no vocal, Ralinho (Luiz Manaia) na bateria, Fernando Lima no baixo e Roger Pereira no teclado.

Serviço
SESC Bauru apresenta “Clube da Esquina com Rodrigo Mendonça Quarteto”, neste domingo, dia 29, às 16h. Área de Convivência. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.



| “Seja Noite, Seja Dia , Viva o Palhaço Alegria” | 01/08, 15h no Sesc Bauru


 FERIADO COM ALEGRIA  NO SESC BAURU



A Cia. Carroça de Mamulengos apresenta nesta quarta, dia 1° de agosto, às 15h, o espetáculo infantil “Seja Noite, Seja Dia, Viva o Palhaço Alegria”. Na Praça de Convivência, com entrada  gratuita.

O Palhaço Alegria é um marco na história da companhia Carroça de Mamulengos, por ser o primeiro boneco gigante criado por Carlos Gomide usando elementos naturais como cabaça, corda, cordão.

Montado com uma estrutura que possibilita o brincante, a liberdade das mãos, dos pés e da voz para dar vida ao boneco, essa criação originou diversos bonecos que hoje caracterizam a linguagem estética do grupo.

Alegria, é um boneco de 3m de altura que entra em cena todo desmontado dentro de uma caixa e na frente do público, de forma lúdica, é montado.

No peito do Alegria, para o encanto de todos, abrindo o seu paletó, surge um palco onde é apresentado cenas com bonecos de mamulengo.

“Seja Noite, Seja Dia, Viva o Palhaço Alegria” é espetáculo para todas as idades que através de uma arte pura, simples e verdadeira toca os corações de adultos, jovens e crianças. O elenco é composto por Carlos Gomide, Antônio Gomide e Idália Campos.

Contatos: (11) 8628-5692 – Carlos ou (88) 9708-8296 - Antônio


Serviço:

SESC Bauru apresenta “Seja Noite, Seja Dia, Viva o Palhaço Alegria” nesta quarta, feriado, 1° de agosto, às 15h, na Praça de Convivência. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.



sexta-feira, 27 de julho de 2012

CPFL ENERGIA - CIRCUITO CORRER E CAMINHAR DIA 29 DE JULHO EM BAURU


No centenário da CPFL Energia, Bauru ganha etapa do Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem


                          


A etapa de Bauru acontece domingo, dia 29/7, e faz parte das festividades em comemoração ao aniversário da cidade





No ano em que a CPFL Energia comemora o centenário de sua fundação, Bauru ganha um presente durante as festividades em comemoração ao seu aniversário. Como forma de reforçar seu compromisso de apoiar movimentos em prol da saúde e da qualidade de vida, a empresa patrocina o Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem e traz uma etapa para a cidade.


A prova será realizada no domingo, dia 29 de julho, com as modalidades: corrida com percursos de 10km e 5km e caminhada com percurso de 5km. O evento, que integra o projeto Viva Bauru, terá sua largada às 9h no Parque Vitória Régia, na Av. Nações Unidas.


“Ao apoiar o Circuito Energia, nosso objetivo é proporcionar à população a oportunidade de iniciar a prática de uma atividade física acessível. Dessa forma, buscamos contribuir com o aumento da qualidade de vida das pessoas nas comunidades em que nosso Grupo está inserido”, explica Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia.


Corredores e caminhantes inscritos para a etapa de Bauru receberão um kit de participação contendo uma sacola pet, camiseta, um número de peito e um kit lanche (água, barra de cereal e fruta). Os corredores inscritos receberão uma medalha comemorativa no final da prova.  O tempo do participante será cronometrado individualmente através de um chip, que deverá ser devolvido no final da prova. A premiação será feita para os três primeiros colocados de cada categoria.


                                                 


Mais surpresa





Além da etapa do Circuito Energia a CPFL Energia preparou outra surpresa para Bauru: a apresentação da Esquadrilha CPFL Energia. Nas apresentações da esquadrilha, o piloto Carlos Edo utiliza o North American T-6, monomotor de treinamento avançado da II Guerra Mundial, que equipou a FAB e fez parte da Esquadrilha da Fumaça até 1976. São usados durante os shows 3 aeronaves North American T-6, deixando no céu rastros de fumaça das manobras realizadas. A apresentação dura aproximadamente 30 minutos.





Sobre o Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem


O Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem é patrocinado pela CPFL Energia e promovido pela Rede Acesso, com recursos da LIE - Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e a etapa de Bauru conta com apoio da Prefeitura Municipal. Tem como objetivo incentivar hábitos e atitudes visando à promoção de um estilo de vida saudável para toda a família.


Dividido em 12 etapas que serão realizadas em municípios do Estado de São Paulo, o Circuito já teve provas realizadas Sorocaba (29/4), Piracicaba (6/5), Campinas (27/5), Araraquara (24/6) e São José do Rio Preto (1º/7).








Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem - Bauru


Data da prova: domingo, 29 de julho


Local: Parque Vitória Régia, na Av. Nações Unidas


Horário: 9h




              

SESC Bauru |ESPETÁCULO “AFRO MARGIN”|27 /07 20h


ESPETÁCULO “AFRO MARGIN”  NO SESC BAURU
A E² Cia de Teatro e Dança apresenta nesta sexta, dia 27, às 20h, no SESC Bauru, o espetáculo “Afro Margin”. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes.

O novo trabalho da E² Cia de Teatro e Dança é inspirado na obra de mesmo nome do artista plástico britânico Chris Ofili, o solo protagonizado e dirigido por Eliana de Santana, busca na reflexão da margem o princípio organizador da pesquisa corporal e cênica.

Neste contexto, a margem tem um duplo sentido, ora do lugar do corpo anônimo deixado à margem na sociedade, ora de ocupação do espaço enquanto recurso puramente estético-compositivo, os dois sentidos estão intrínsecos.

O desenho cênico revela ainda um corpo surpreendido em sua verticalidade, em suspensão, sem gravidade, flutuante, que desaparece na ação, remetendo aos desenhos de Ofili.

O trabalho artístico desenvolvido por Eliana de Santana utiliza, desde sua primeira pesquisa procedimentos corporais que lidam com o acaso e a improvisação como estímulo para se chegar à composição coreográfica.

Os temas que inspiram a construção deste corpo em cada espetáculo são fundamentalmente importantes para definir o lugar que esse corpo ocupa dentro da cena.

Contato:
E2 Cia de Teatro e Dança
Nina: (11) 7309-0607/(11) 4328-0607

Serviço:
SESC Bauru apresenta “Afro Margin”, sexta dia 27, às 20h no Auditório. Grátis. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

QUINTA BOÊMIA NA ALDEIA


QUINTA-FEIRA, 26/7

19h30 às 23h30

Liz Amaral canta no jantar boêmio da Aldeia MPB rara e antiga

RESERVAS:(14) 9101-9184





--

Aldeia - Lazer & Alimentação - Bauru

Rua Fortunato Resta, 7-61 - Vila Giunta

(acesso R. Bernardino de Campos Q.17)

tels. (14) 9101-9184

BLOG: aldeiabauru.blogspot.com

SITE: aldeiabauru.goldembiz.com.br

quarta-feira, 25 de julho de 2012

São Paulo no roteiro do pôquer nacional


São Paulo no roteiro do pôquer nacional



São Paulo volta a abrigar um festival de grande porte de pôquer: de 26 a 31 de julho, a cidade recebe a 5ª etapa da temporada 2012 do Brazilian Series of Poker (BSOP). É o terceiro grande evento que a São Paulo recebe este ano, incluindo a etapa de abertura da temporada do BSOP (em janeiro) e a etapa de encerramento da 4ª temporada do Latin American Poker Tour (LAPT), que aconteceu durante o carnaval e atraiu para o país alguns dos melhores jogadores do mundo, como Daniel Negreanu e Eugene Katchalov.



São Paulo tem se firmado como palco de grandes festivais de pôquer, eventos que sempre movimentam a economia da cidade. Além de hospedagem, os turistas de pôquer também aproveitam a passagem pela cidade para compras, freqüentar restaurantes e bares, além de outras opções de entretenimento.



Sobre PokerStars.net:

PokerStars.net opera o site de pôquer mais popular do mundo e serve a maior comunidade de pôquer do mundo, com mais de 49 milhões de membros registrados. É a primeira escolha dos melhores jogadores do mundo, com mais torneios diários que qualquer outro lugar e com a melhor segurança online.

Adições recentes na família PokerStars incluem o PokerStars.eu, PokerStars.dk, PokerStars.fr, PokerStars.it, PokerStars.be e PokerStars.ee, que operam em Malta, Dinamarca, França, Itália, Bélgica e Estônia respectivamente, sob licenças governamentais separadas.



Sobre a Brasilian Series of Poker:

www.bsop.com.br: A Brasilian Series of Poker surgiu em 2006 como a primeira série nacional de pôquer, com estrutura semelhante aos grandes torneios internacionais. Além disso, sua proposta era ser um torneio itinerante, proporcionando a experiência do pôquer ao vivo para jogadores de diversos estados. Atualmente, a BSOP é o Campeonato Brasileiro de Pôquer, sendo uma das mais prestigiadas séries de torneios do mundo e contando com média de 400 participantes por etapa no Evento Principal.


terça-feira, 24 de julho de 2012

MAURÍCIO MATTAR É A ATRAÇÃO NO PROGRAMA AMAURY JR.





MAURÍCIO MATTAR NO PROGRAMA AMAURY JR.



No Programa Amaury Jr. desta terça-feira, 24 de julho, o cantor e ator, Maurício Mattar conta sobre seu retorno aos palcos e abre detalhes da turnê de show acústico “Maurício Matar  - Muito mais romântico”.



Na entrevista, Mattar desabafa sobre o tempo que ficou afastado dos palcos e das novelas e sua experiência com as drogas “Eu visitei as drogas, como um turista visita um país. Eu não quero voltar nunca mais neste lugar”.



O ator também revelou como faz para conviver com a bipolaridade. “A bipolaridade é como a diabetes, é crônica”. Durante a entrevista, também contou que se casa em outubro com a bailarina Keiry Costa, depois de completar 4 anos de namoro.



O “Programa Amaury Jr.” vai ao ar todos os dias, de terça a sexta-feira, à meia-noite, pela Rede TV!. O “Amaury Jr. Show” vai ao ar todos os sábados, a partir das 19h40.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

VAMOS AO CINEMA? ALAMEDA QUALITY CENTER


PROGRAMAÇÃO DO DIA 20/07/12 Á 26/07/12



SALA 01


VALENTE MIN.GÊNERO:ANIMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO:LIVRE DUBLADO (ESTREIA)


14:15 – 16:10 – 19:10 – 21:15 -23:15 DIARIAMENTE





SALA 02


A ERA DO GELO 4 98 MIN.GÊNERO:ANIMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO:LIVRE DUBLADO


14:20 – 16:20– 18:50 DIARIAMENTE





SALA 02


PARA SEMPRE 104MIN.GÊNERO:DRAMA CLASSIFICAÇÃO:12 ANOS LEGENDADO


21:30 – 23:30 DIARIAMENTE





SALA 03


SETE DIAS COM MARILYN 100MIN.GÊNERO:DRAMA CLASSIFICAÇÃO:12 ANOS LEGENDADO


14:05 – 16:05 – 21:40 - 23:45 DIARIAMENTE





SALA 03


RAUL SEIXAS: O INÍCIO ,FIM E O MEIO 130MIN.GÊNERO:DOCUMENTÁRIO CLASSIFICAÇÃO:14 ANOS NACIONAL


18:40 DIARIAMENTE





SALA 04


MADAGASCAR OS PROCURADO 93MIN.GÊNERO:ANIMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO: LIVRE DUBLADO


14:00 – 15:40 DIARIAMENTE





SALA 04


O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 140MIN.GÊNERO:AVENTURA CLASSIFICAÇÃO:10 ANOS LEGENDADO


18:30 – 21:10 – 23:40 DIARIAMENTE





sexta-feira, 20 de julho de 2012

SESC BAURU | EDU LOBO SHOW 01/08 19H


SESC TRAZ GRANDE NOME DA MPB


Em comemoração ao aniversário da cidade, o SESC Bauru traz Edu Lobo. O show, “Tantas Marés”,  mais recente trabalho do cantor acontece no dia 1º de agosto, quarta, às 19h, no Ginásio de Eventos da Unidade. Ingressos à venda na Central de Atendimento a partir do dia 20 de julho, sexta-feira.

Cantor, compositor e arranjador o músico carioca Edu Lobo foi parceiro de grandes nomes da MPB como Vinicius de Moraes, Dori Caymmi e Tom Jobim.

Participou como protagonista dos festivais de música popular sendo um dos vencedores no ano de 65 com a música Arrastão. Escreveu canções para teatro, excursionou por vários países com o músico Sérgio Mendes.

Neste show, o músico traz seu mais recente trabalho “Tantas Marés”, no qual apresenta composições inéditas com Paulo César Pinheiro, além de recriações de parcerias com Cacaso e Chico Buarque, como “Ciranda da bailarina” e “A história de Lily Braun.


Serviço
Show com “Edu Lobo”, dia 01/08, quarta, 19h. Ginásio de Eventos. Ingressos à venda na Central de Atendimento, a partir de 20/07, sexta. (900 lugares). R$ 5,00 (Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). R$ 10,00 (Usuário inscrito, estudantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos, com comprovante) e R$ 20,00 (Demais interessados). O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.



Helleni Sizue Iogui Rodrigues

quinta-feira, 19 de julho de 2012

SESC BAURU | ESPETÁCULO: PORTELA, PATRÃO ; MÁRIO MOTORISTA| 20/07 20H


SESC APRESENTA O ESPETÁCULO: PORTELA, PATRÃO; MÁRIO MOTORISTA


O SESC Bauru traz na próxima sexta, dia 20, às 20h, o espetáculo “Portela, patrão; Mário, motorista”. A apresentação da Cia Boa Companhia, acontece no Auditório da Unidade.

Em meio a bonecos que compõem o cenário da peça, inspirados nos personagens animalescos que habitam as gravuras “Os Caprichos”, de Goya, dois homens, de realidades sociais distintas, se encontram no final de uma noite, num boteco. Portela, patrão; Mário, motorista.

Este é o ponto de partida para uma reflexão sobre as relações humanas pautadas pelo dinheiro e pelo poder que dele advém.

Portela tem na bebida uma espécie de antídoto para o seu coração frio de patrão, que se humaniza quando está embriagado. Mário, por sua vez, se aproveita das “escapadas alcoólicas” de seu patrão para agradá-lo e garantir seu emprego de motorista neste mundo que parece aceitar todas as mazelas humanas, oriundas de uma sociedade excludente.

Mundo esse, que se organiza em torno das relações de trabalho e que se deixa embriagar pela espetacularização da vida, repetindo modelos e comportamentos, onde encontramos Portelas, Mários e bebedeiras por toda parte.

A Boa Companhia existe desde 1992, é formada por profissionais da área teatral, que atuam também como docentes. Com um currículo eclético, o grupo tem em seu currículo espetáculos que vão de autores como Shakespeare a Qorpo Santo, passando por Nelson Rodrigues, Samuel Beckett, além de adaptações de textos literários de autores como Guimarães Rosa, Franz Kafka e Hilda Hilst, apresentando-se em várias regiões do Brasil e alguns países do exterior.

Criação e atuação Daves Otani e Eduardo Osório, provocação cênica Alexandre Caetano, Verônica Fabrini e Moacir Ferraz, iluminação Bruno Garcia, figurino e cenário Daves Otani e Eduardo Osório, confecção de bonecos (cabeças e mãos),  Helô Cardoso e Caio Sanfelice, confecção de bonecos (corpo) Francisco Ivan Russo, produção Cassiane Tomilhero e Erika Cunha.

Serviço:
SESC apresenta o espetáculo “Portela, patrão; Mário, motorista” da Cia Boa Companhia, dia 20, sexta, às 20h. Auditório (165 lugares). R$ 2,00 (Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). R$ 4,00 (Usuário inscrito, estudantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos, com comprovante) e R$ 8,00 (Demais interessados). Não recomendado para menores de 12 anos. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Música independente invade casa em São Paulo


No próximo sábado, 21 de julho, o Tapas recebe a festa Supersonicos, com a presença do som autoral de Benjamins e Hidrocor. As duas bandas acabam de lançar disco e o público vai poder conferir de perto o resultado do trabalho.



O novo disco do Benjamins, “Ando bem Alto”, ainda está saindo do forno e é marcado pelas canções pop/rock de André Spera (voz, guitarra e piano), Adriano Conter (bateria, percussão e vocais), Gabriel Vituri (guitarra e vocais) e Juliano Coelho (voz e baixo).



Já o “Edificio Bambi”, do Hidrocor , foi lançado pelo site Musicoteca e com show na Praça Victor Civita. As letras doces das faixas já foram parar em lugares como Showlivre e MTV.



Serviços:

local: Tapas - rua augusta 1246 - consolação

entr: 20,00 - lista de amiga: 15,00






Sobre o disco “ANDO BEM ALTO”

Seis anos se passaram desde que os integrantes da banda paulistana Benjamins tocaram os primeiros acordes juntos, em 2005, até a gravação de seu primeiro disco, ‘Ando Bem Alto’, em 2011.



Não por acaso, esse é um disco orgânico, marcado pela moderação no uso de overdubs e capaz de ser reproduzido nos shows de maneira fiel. Tocando juntos, os integrantes gravaram a base de todas as músicas – guitarra, baixo e bateria – no estúdio Totem, em São Paulo, por onde já passaram Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci, Cidadão Instigado, entre outros. Como resultado, quem ouve o álbum quer ver a banda ao vivo.



A banda

O Benjamins se formou logo que Adriano Conter, André Spera e Juliano Coelho se conheceram na faculdade de Jornalismo e passaram a ensaiar em um estúdio da rua Pamplona, além de fazer shows em festas de amigos. Pouco depois da gravação do EP ‘O Pior de Todos’, lançado em março de 2010, o grupo sentiu que o formato de trio os impedia de chegar mais longe. A entrada de Caio Filipini como guitarrista solo resolveu o problema e fez do Benjamins um quarteto.



Encontrada a formação ideal, o grupo intensificou a agenda de shows em São Paulo, tocando em locais como a Livraria da Esquina, a Casa do Mancha e o Centro Cultural Rio Verde. Além disso, “O Pior de Todos” foi escolhida a 14ª melhor música brasileira de 2010 pela revista “Rolling Stone” (edição de janeiro de 2011), enquanto o clipe da música estreou na MTV e o EP ganhou destaque nas rádios Oi de São Paulo e Minas Gerais.



O “gosto por tocar” faz com que Adriano, André, Caio e Juliano tenham como influência músicos talentosos tecnicamente, mas que também sabem dialogar com o maior público possível. Entre as inspirações estão Bruce Springsteen, Wilco, Beatles, The Band, Neil Young, Elvis Costello e os nacionais Skank, Os Paralamas do Sucesso, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Milton Nascimento e Clube da Esquina. No começo de 2012, Caio foi para a Alemanha e o guitarrista Gabriel Vituri completou o time.



As 10 faixas de Ando Bem Alto incluem quatro regravações do EP de 2010 (“O Pior de Todos”, “Vai Ver”, “Isso Aqui” e “Desenhista”) e compõem um disco curto e de personalidade, que deixa a sensação de acabar no auge. 




segunda-feira, 16 de julho de 2012

SESC Bauru | Show de Blues com Sérgio Duarte e Entidade Joe


NOITE DE BLUES NO SESC BAURU

Em uma homenagem ao grande mestre do blues Muddy Waters, o gaitista paulistano Sérgio Duarte faz show no SESC Bauru acompanhado pela banda Entidade Joe, nesta quarta, dia 18, às 21h, na Área de Convivência. A entrada é gratuita.

Com mais de 18 anos de carreira, dois CD´s e o terceiro em fase de produção, Sérgio Duarte é considerado um dos pioneiros e mais importantes gaitistas do Brasil. Tem influenciado as novas gerações de gaitistas e seu trabalho é elogiado por figuras referenciais do blues mundial, como James Cotton, Sugar Blue e Mark Hummel e o lendário guitarrista Buddy Guy.

Entidade Joe, é formada por Celso Salim (guitarra e dobro), guitarrista profissional desde os 15 anos, lançou sua carreira solo há 6 anos com o CD “Lucky Boy gravado em Los Angeles onde morou e estudou por 3 anos no Musicians Institute, recebendo o prêmio de “aluno destaque” no final do curso.

Rodrigo Mantovani (baixo elétrico e acústico), é hoje o baixista mais requisitado no mercado do blues brasileiro. Já acompanhou grandes nomes internacionais como o gaitista californiano R.J Micho, o guitarrista do texas Roland Smith, o organista Deacon Jones (ex Freddie King, John Lee Hooker), o gaitista Rick Estrin da conceituada banda 'Little Charlie and the night cats' e o também gaitista Mark Hummel.

Paulinho Sorriso (bateria), o apelido não é à toa. Sempre com um grande sorriso no rosto quando toca, é considerado um dos melhores bateristas do Brasil, sua grande especialidade é o Blues. Tocou com dezenas de grandes nomes nacionais e internacionais, as principais influências vêm da Black Music, principalmente dos anos 70: Tim Maia, James Brown, Earth, Wind & Fire, Gilberto Gil e Jorge Bem.

Serviço:
SESC apresenta Show de Blues com “Sérgio Duarte e Entidade Joe”, nesta quarta,  dia 18, às 21h, na Área de Convivência. Grátis. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

13/07 DIA MUNDIAL DO ROCK É COMEMORADO COM SHOWS NO SESC BAURU


DIA MUNDIAL DO ROCK É COMEMORADO COM SHOWS NO SESC BAURU
Criado em 1985 pelo músico Bob Geldof, o Dia Mundial do Rock marca um dos maiores festivais de música de todos os tempos o Live Aid, que tinha como missão arrecadar fundos para a luta contra a miséria do continente africano. Desde então, o dia 13 de julho tornou-se um dia de celebração deste gênero musical que tem mais de 80 anos e não perde seu vigor e a cada ano brinda as novas gerações com novos nomes e ídolos.

O SESC Bauru preparou uma programação especial para quem quer curtir o legítimo rock and roll com um leve toque de MPB.

A primeira banda a se apresentar às 20h, é a bauruense Move Over, fundada em 2003, considerada uma das principais bandas em atividade do estado de São Paulo, é formada por Adriane Santana (voz), Leandrinho (bateria), Arley Wood (baixo) e na guitarra Bruno Jones.

A banda começou tocando pelos bares no interior de São Paulo com repertório de covers e conquistou o segundo lugar do 96 Fest Rock (Festival de Rock organizado na cidade de BAURU/SP) com uma canção de sua autoria, "Virando o Jogo", em 2004, a conquista foi decisiva e a música, alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais por semanas consecutivas.

Atualmente a banda gravou seu segundo DVD ao vivo, no palco da badalada casa de shows Vila Dionísio, em Ribeirão Preto/SP. Está na estrada divulgando seu novo trabalho, além de releituras musicais de grandes bandas que os influenciaram no inicio da carreira.

Na sequencia sobe ao palco às 21h, a banda Nevilton, escolhida pela crítica especializada como a melhor banda de rock nacional de 2010.

Nevilton é Rock puro, cheio de energia e com o inevitável gingado da MPB. O banda faz um show vigoroso, de bom gosto e fácil aceitação por públicos de idades e gostos variados.

Na estrada desde 2007, a banda já é considerada uma das grandes revelações do rock independente nacional por diversos veículos da internet e por várias revistas e jornais de circulação nacional. A fama de suas apresentações contagiantes precede a banda e se confirma a cada show que fazem pelo Brasil.

Neste show, Nevilton de Alencar (guitarra e vocal), acompanhado por Tiago Lobão (baixo) e Éder Chapolla (bateria), apresenta as canções do seu mais recente trabalho, o “De Verdade – primeiro álbum da banda – além de outras canções do EP “Pressuposto”, lançado em Fevereiro de 2010.

Serviço
Dia Mundial do Rock | SESC Bauru, dia 13/07 às 20h apresentação da banda "Move Over" e 21h, apresentação da banda "Nevilton". O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

ALAMEDA QUALITY CENTER/CINEMAS


PROGRAMAÇÃO DO DIA 13/07/12 Á 19/07/12





SALA 01


MADAGASCAR OS PROCURADOS 93MIN.GÊNERO:ANIMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO: LIVRE DUBLADO


14:00 DIARIAMENTE





SALA 01


VALENTE 100MIN.GÊNERO:ANIMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO: LIVRE DUBLADO (PRÉ-ESTRÉIA)


16:00 - 19:15 - 21:15 DIARIAMENTE





SALA 01


E AI COMEU 107MIN.GÊNERO:COMÉDIA CLASSIFICAÇÃO:14 ANOS NACIONAL


23:35 DIARIAMENTE





SALA 02


A ERA DO GELO 4 98 MIN.GÊNERO:ANIMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO:LIVRE DUBLADO


14:20 – 16:10 – 19:00 DIARIAMENTE





SALA 02


PARA SEMPRE 104MIN.GÊNERO:DRAMA CLASSIFICAÇÃO:12 ANOS LEGENDADO (ESTRÉIA)


21:20 DIARIAMENTE





SALA 02


SOMBRAS DA NOITE 115MIN.GÊNERO:SUSPENSE CLASSIFICAÇÃO:14 ANOS LEGENDADO





23:15 DIARIAMENTE





SALA 03


PARA SEMPRE 104MIN.GÊNERO:DRAMA CLASSIFICAÇÃO:12 ANOS LEGENDADO (ESTRÉIA)


14:05 DIARIAMENTE





SALA 03


SETE DIAS COM MARILYN 100MIN.GÊNERO:DRAMA CLASSIFICAÇÃO:12 ANOS LEGENDADO(ESTRÉIA)


16:05 – 21:30 - 23:20 DIARIAMENTE





SALA 03


RAUL SEIXAS: O INÍCIO ,FIM E O MEIO 130MIN.GÊNERO:DOCUMENTÁRIO CLASSIFICAÇÃO:14 ANOS NACIONAL


18:40 DIARIAMENTE





SALA 04


O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 140MIN.GÊNERO:AVENTURA CLASSIFICAÇÃO:10 ANOS LEGENDADO


15:00 – 18:30 – 21:10 – 23:40 DIARIAMENTE




terça-feira, 10 de julho de 2012

7º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO, de 12 a 19/07


 FESTIVAL TRAZ A SP EXPOENTES DO NOVO CINEMA LATINO-AMERICANO

*** 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece de 12 a 19/07


*** programação reúne 75 títulos, incluindo vários inéditos no Brasil


*** filmes trazem assinaturas de Pablo Stoll Rodrigo Moreno, Cristián Jiménez, Claudia Lllosa, Sebastián Cordero, Rosario García-Montero, Tata Amaral e Jorge Furtado





 *** circuito de exibição inclui Memorial da América Latina,


Cinesesc, Cinemateca Brasileira e Cinusp Paulo Emílio


*** entrada franca em todas as sessões


  


Agendada para o período de 12 a 19 de julho, a sétima edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo reúne as novidades da cinematografia da região, trazendo obras inéditas no Brasil e selecionadas - algumas delas premiadas - em importantes festivais como Berlim, Cannes, Havana, entre outros.





A programação do evento reúne trabalhos recentes de alguns dos mais importantes nomes da cinematografia atual da América Latina, como o uruguaio Pablo Stoll (3), o argentino Rodrigo Moreno (Um Mundo Misterioso), o chileno Cristián Jiménez (Bonsai), o equatoriano Sebastián Cordero (Pescador) e a peruana Claudia Lllosa (Loxoro).





Estão presentes obras lançadas pelo Festival de Berlim (O Garoto Que Mente, da venezuelana Marité Ugas), Cannes (Porfírio, do colombiano Alejandro Landes) e Toronto (O Circuito de Román, do chileno Sebastián Brahm), entre outras vitrine cinematográficas de prestígio internacional.





Merece destaque ainda o divertido cubano Juan dos Mortos (de Alejandro Brugués), no qual zumbis dominam uma semidestruída cidade de Havana, e De Pernas Para o Ar (do venezuelano Alejandro García Wiedemann), que tem sua première internacional no 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.





Diversos títulos programados são inéditos no Brasil, como é o caso do sensível road movie mexicano Um Mundo Secreto, programado para a sessão de abertura do Festival. Seu diretor, o estreante Gabriel Mariño, é um dos muitos convidados que têm presença confirmada no evento. 





O Brasil está representado, entre outros títulos, por Hoje, de Tata Amaral, melhor longa do Festival de Brasília 2011, Rânia, de Roberta Marques, vencedor da mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio, e pelo curta Até A Vista, de Jorge Furtado. 





O circuito de exibição em 2012 compreende o Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinemateca Brasileira e Cinusp Paulo Emílio, onde serão exibidos 75 filmes, sempre com entrada franca. Mais de 30 convidados internacionais circularão durante o evento.





Filmes recentes realizados em coprodução envolvendo pelo menos dois países da América do Sul concorrem ao Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano. Iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a premiação confere R$ 90 mil ao vencedor, que é eleito por um júri formado pela produtora argentina Violeta Bava, pelo programador do Festival de Toulouse Erick González, pelo distribuidor Sandro Fiorin (Brasil / EUA), pelo cineasta Federico Veiroj e pelo ator Cesar Troncoso, os dois últimos uruguaios.  Um debate sobre o tema da coprodução internacional está agendado para o dia 19 de julho (quinta-feira), às 10h, na Cinemateca Brasileira, e reúne autoridades e produtores audiovisuais.





Ainda durante o Festival acontece o Prêmio Finaliza 2012, promovido pela Associação do Audiovisual, Cinecolor Digital e pelo Programa Cinema do Brasil voltado a filmes brasileiros em fase de pós-produção. A iniciativa é inédita no Brasil e o vencedor, eleito por um júri internacional, recebe R$ 99,4 mil em serviços para finalizar o seu filme.





Uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Memorial da América Latina, o 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é organizado pela Associação do Audiovisual e tem patrocínio da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.





O website do festival encontra-se no endereço www.memorial.org.br.





Serviço:





7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo




12 a 19 de julho de 2012


Memorial da América Latina - Av Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda - (11) 3823.4608


Cinesesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar - (11) 3087.0500


Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino - (11) 3512.6111 r 215


Cinusp Paulo Emílio - Rua do Anfiteatro 181 favo 4, Cidade Universitária - (11) 3091.3540


Entrada franca








Atendimento à Imprensa:


 Regina Cintra / Foco Jornalístico Assessoria de Imprensa


(11) 3023.5814 / 3023.3940 / 9169.2312










Contemporâneos - Internacionais





Provavelmente o mais destacado nome do atual cinema uruguaio, Pablo Stoll ganhou reputação mundial com os longas 25 Watts e Whisky, codirigidos com Juan Pablo Rebella. O 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem como um dos destaques de sua programação a mais recente obra de Stoll, 3, selecionada para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes deste ano e inédito no Brasil. Definido como uma comédia familiar, o filme mostra três pessoas condenadas ao mesmo destino: ser uma família. Pablo Stoll tem presença confirmada no evento.





Um Mundo Misterioso (Argentina / Alemanha / Uruguai) é o mais recente filme do diretor argentino Rodrigo Moreno, revelado pelo Festival de Berlim 2006 com O Guardião. Aqui, o cineasta volta suas câmeras para um jovem que, depois de seis anos de casamento, parte em um errático périplo urbano, incluindo morar em hotel, comprar de um carro romeno e encontrar com um colega do primário, além de repetidas tentativas de reconcialiar-se com a ex-esposa. O funcionamento das coisas às vezes se mostra inexplicável e a vida útil do carro irá determinar outras vidas. Moreno também tem presença confirmada no Festival.



Programado para a sexta-feira, 13 de julho, Juan dos Mortos (Cuba / Espanha) promete causar sensação. Cubano nascido em Buenos Aires, o diretor Alejandro Brugués propõe um inventivo e surpreendente filme no qual a cidade de Havana está dominada por zumbis e é quase que completamente destruída. Vencedor do prêmio do público no Festival de Leeds, o longa-metragem é também uma sátira política à situação de Cuba, utilizando referências inteligentes e marcantes.  Destaca-se a atuação de Alexis Díaz de Villegas, vencedor do prêmio de melhor ator no festival Fantasporto de 2012. O filme é inédito em São Paulo.





Desde sua badalada première na mostra Generation do Festival de Berlim, o road movie mexicano Um Mundo Secreto acumulou premiações (como as dos festivais de Guadalajara e Toulouse) e encantou público e crítica por sua força poética. Seu enredo acompanha uma adolescente vivida pela atriz Lucía Uribe, que parte da capital mexicana em uma épica viagem de iniciação. O diretor do filme, o estreante Gabriel Mariño, buscou retratar como pensa e sente a juventude mexicana atual, que enfrenta grande violência, instabilidade social, incertezas sobre o futuro e poucas possibilidades de trabalho. Mariño acompanha pessooalmente as projeções da obra no Festival, que faz sua estreia no Brasil.





Outro road movie presente na programação é O Garoto Que Mente (Venezuela/Perú/Alemanha), da venezuelana Marité Ugas (com presença confirmada no evento). O filme, que esteve na seleção oficial da seção Generation do Festival de Berlim, narra as experiências de um menino em transição para a adolescência. Ele procura ansiosamente pela mãe desaparecida, vítima do trágico deslizamento de terras provocado pelas intensas chuvas que assolaram o estado venezuelano de Vargas em dezembro de 1999. Inédito em São Paulo, O Garoto Que Mente recebeu ainda o prêmio de melhor roteiro no Festival de Havana.





Já o colombiano O Ermo (coprodução Argentina / Espanha) é um suspense de guerra que alcançou a maior bilheteria do ano passado nas salas comerciais daquele país. O filme rendeu ao jovem Jaime Osório Márquez – que estará presente à projeção do filme em São Paulo - o prêmio de diretor revelação no Festival de Cinema Fantástico de Sitges (Espanha). Filmada em uma base militar a mais de quatro mil metros de altitude, a obra focaliza um comando militar que é enviado a uma região desolada em busca de uma equipe que está sem contato. Lá, encontrarão um único e misterioso sobrevivente. A obra é inédita no Brasil.





A programação do evento traz mais um colombiano: Porfírio (coprodução Espanha, Uruguai, Argentina e França), exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e vencedor do grande prêmio do júri no Festival World Cinema de Amsterdã. A obra é baseada numa história real e acompanha um paraplégico, vítima da violência, que planeja sequestrar um avião para ser recebido pelo Presidente do país. Seu diretor, Alejandro Landes, nasceu em São Paulo, filho de mãe colombiana e pai equatoriano, e tem presença confirmada no Festival para apresentar o filme, que é exibido pela primeira vez em São Paulo.



 



A recente produção chilena, que tem despertado atenção no circuito internacional de festivais, está representada por Bonsai, o novo filme do realizador Cristián Jiménez (de Ilusões Óticas), inédito em São Paulo. Inspirado na obra literária homônima de Alejandro Zambra (escritor convidado para a edição 2012 da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty), esta coprodução com a França, Argentina e Portugal foi selecionada para a seção Un Certain Regard do Festival de Cannes e venceu o prêmio de melhor filme ibero-americano no Festival Internacional de Miami. Trata-se de uma história de amor, de livros e de plantas, passada entre ficção e recordações. Protagonista do filme, o ator Diego Noguera tem presença confirmada em São Paulo.



 



Pescador, do cineasta equatoriano de prestígio internacional Sebastián Cordero (dos premiados Ratas, Ratones, Rateros e Rabia), conquistou os prêmios de direção e ator no Festival de Cartagena e foi selecionado para San Sebastian, Guadalajara e Chicago. O enredo focaliza um morador de um povoado pesqueiro que sente não pertencer àquele lugar e diariamente ameça viajar e procurar seu suposto pai, um político conhecido que ele nunca viu. Produtora da película, Lisandra Riveira tem presença confirmada no Festival, quando o filme tem sua premiére brasileira.



 



Lançado mundialmente no Festival de Toronto, o também chileno (em coprodução com a Argentina) O Circuito de Román acompanha um pesquisador da memória humana que investiga o passado de um homem através de suas palavras e memórias e descobre que tudo é ficção. O filme, inédito em São Paulo, marca a estreia na direção de longas-metragens do chileno Sebastián Brahm, conhecido por seus curtas Amorosa e Las Bicicletas, e que tem presença confirmada no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.



 



O longa Artigas - La Redota, dirigido e fotografado por Cesar Charlone (codiretor de O Banheiro do Papa e fotógrafo indicado ao Oscar por Cidade de Deus ), recebeu no último mês de junho os prêmios de melhor direção e melhor atuação (para o ator Jorge Esmoris) na importante premiação uruguaia Íris. Uma coprodução Uruguai / Brasil / Espanha, Artigas - La Redota conta a história de José Artigas, militar uruguaio nascido em Montevidéu, no ano de 1764, considerado o herói nacional de seu país.



 



Uma coprodução do Uruguai com o Brasil (seu roteiro começou a ser escrito em praias de Santa Catarina) e inédita em São Paulo, Reus tem direção dos uruguaios Eduardo Piñeiro, Alejandro Pi e Pablo Fernández (este último representa o filme em São Paulo).  O título faz referência ao mito do bairro homônimo, onde se localiza a zona atacadista de Montevidéu e que foi formado por imigrantes de origens e religiões diversas. Convivendo em paz durante décadas, seus moradores hoje enfrentam uma nova realidade com a violência ligada ao submundo das drogas e a luta pelo controle dos pontos de tráfico. O enredo retrata os códigos de conduta usados pelos deliquentes, viciados e comerciantes.



 



Com sua première internacional no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo o longa-metragem De Pernas Para o Ar é de uma coprodução envolvendo Venezuela, Brasil (através da Raiz Produções) e Colômbia.  Nele, um viúvo planeja escapar de sua família e viajar em um veleiro até a cidade de Salvador, na Bahia. A direção é assinada pelo venezuelano Alejandro García Wiedemann (de Plan B), que tem presença confirmada em São Paulo, ao lado da roteirista da película, Gabriela Rivas Páez.



 



A imaginação de uma garota torna-se sua salvação diante de um ambiente familiar cada vez mais pesado em As Más Intenções, longa peruano inédito em São Paulo que participou da competição do Festival de Berlim. Com presença confirmada em São Paulo, sua diretora Rosario García-Montero foi apontada pela revista Filmmaker como um dos 25 novos rostos do cinema independente.



 



Produção paraguaia lançada no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires e inédita no Brasil, Trem Paraguai lança mão de uma linguagem poética para propor uma viagem pelas lembranças de ex-ferroviários, vendedoras, crianças, vizinhos e passageiros das linhas férreas daquele país. O filme foi exibido e premiado em diversos eventos internacionais e seu diretor, Mauricio Rial Banti, tem presença confirmada no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.



 



Apontado pela imprensa peruana como melhor filme produzido em 2011 naquele país, em O Inca, A Boba e O Filho do Ladrão, de Ronnie Temoche, os personagens que dão título à obra fogem de seu pequeno povoado e dos adjetivos que lhes foram colocados. Em seus caminhos, sua moralidade, tenacidade e integridade são postos à prova. Produtora da película, Verónica Oliart tem presença confirmada no Festival, onde a obra tem sua estréia brasileira.



 



Produção chilena com participação do México, Venezuela, Paraguai, Cuba, Equador, El Salvador e Colômbia, A Independência Inconclusa, de Luis R. Vera, aborda as grandes pendências da América Latina que ainda não realizou seu sonho de emancipação. A obra, de grande fôlego e com mais de três horas de duração, foi exibida nos festivais de Havana e Latino de Chicago, entre outros. O diretor Luis R. Vera e o produtor do filme, Leo Rubin, tem presença confirmada em São Paulo.



 



Selecionado para vários festivais dedicados aos direitos humanos e adquirido por diversos canais televisivos internacionais, o boliviano Por que o McDonalds Faliu revela as verdadeiras razões da falência na Bolívia da famosa cadeia de fast food. Inédito em São Paulo, o filme é coproduzido pela Argentina e Venezuela e tem direção do documentarista Fernando Martinez, também presente em São Paulo durante o Festival. 



 



San Antonio (Bolívia/Argentina) reúne três histórias, contadas em paralelo: um homem preso por narcotráfico que se veste de palhaço para as crianças da cadeia; um membro de uma gangue acusado de duplo homicídio que aguarda seu julgamento enquanto faz tatuagens, vende droga e grava um disco de hip hop; e um ladrão que só quer sair da prisão para voltar a roubar. O diretor boliviano Alvaro Olmos – com presença confirmada no Festival - teve seu documentário Diario de Piratas selecionado e exibido pelo projeto DOCTV Latinoamerica. San Antonio é inédito no Brasil.



 



 ***********************************************************************************************************************





Contemporâneos - Brasileiros



 



Lançado pelo prestigioso Festival de Roterdã, Rânia foi o vencedor da mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio. Nele, a diretora brasileira radicada na Holanda Roberta Marques mostra uma menina cearense que sonha em ser bailarina e fica dividida entre a vida de farra e a disciplina da dança. No elenco estão a estreante Graziela Félix, Mariana Lima e Nataly Rocha.  





Estréia no longa-metragem da dupla pernambucana Sergio Oliveira e Renata Pinheiro, Estradeiros é um documentário de linguagem inventiva e focoliza jovens nômades que percorrem o Brasil e a América Latina. O filme é uma coporodução Brasil/Argentina e seus realizadores estão envolvidos atualmente na preparação do musical Brega Naite, sobre dois artistas do show business da música brega.


 



Pulsações é um delicado documentário no qual a realizadora estreante em longas Manoela Ziggiatti sai à procura do que inspira e motiva nossas vidas. A obra, já exibida no importante Festival de Guadalajara, tem sua estreia brasileira no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.



 



Hoje, mais recente longa-metragem de Tata Amaral (de Antônia e Um Céu de Estrelas), revisita a ditadura militar brasileira através de sua protagonista, vivida por Denise Fraga. Ela recebe uma indenização do governo pelo desaparecimento do marido (interpretado pelo ator uruguaio Cesar Troncoso, de O Banheiro do Papa, que estará presente na sessão do filme). Mas, no dia da mudança para seu novo apartamento, o passado vai surpreendê-la. Vencedor do Festival de Brasília, a obra recebeu no evento os também prêmios de melhor atriz, roteiro, direção de arte e fotografia.






Obra que entrelaça três trajetórias, Corpo Presente focaliza uma manicure da Rua Augusta, um agente funerário e uma operária fabril, interpretados, respectivamente, por Raissa Gregori, Marat Descartes e Simone Ilescu. O filme, inédito em São Paulo, marca a estreia de Paolo Gregori e Marcelo Toledo na direção de longas e conta no elenco com Darlene Glória (atriz consagrada por Toda Nudez Será Castigada) e David Cardoso, ator e diretor de dezenas de títulos produzidos na Boca do Lixo paulistana.



 



A rua Augusta é personagem importante de Augustas, produção baseada no livro A Estratégia de Lilith, de Alex Antunes. Passado nessa mitológica via da cidade de São Paulo, o enredo retrata um jornalista que mergulha no mundo da prostituição e de rituais neoxamanicos. No elenco estão Mário Bortolotto, Caroline Abras, Georgina Castro, Guta Ruiz, Maíra Chasseraux, Selma Egrei, Henrique Schafer, Juliano Cazarré e Milhem Cortaz. A direção assinada por Francisco Cesar Filho.



 



Novo trabalho de Augusto Sevá (do longa Real Desejo e da série Arquipélago de Abrolhos), Fala Sério! tem estréia mundial no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Filmado no litorial sul da Bahia, o filme mostra as alegrias e tristezas de três jovens mulheres e reconstitui o universo localk, paisagens e histórias da região.



 



Com extraordinária carreira internacional, Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, de Júlia Murat, foi exibido nos festivais de Veneza, Roterdã, Toronto, San Sebastia e Havana, entre dezenas de outros. A obra foi premiada nos festivais de Abu Dhabi, Varsóvia, Cartagena, Sofia, Toulouse e RiverRun. A narrativa acompanha Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, que vive na cidade de Jotuomba, no Vale do Paraíba. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega à cidade.



 



Quatro filmes paulistas produzidos para televisão completam a programação brasileira do Festival. Fios de Ovos, da dupla Maíra Bühler e Matias Mariani, mostra as transformações da cidade de São Paulo através da aproximação de dois idosos, uma mulher recém chegada e um espanhol radicado no Brasil. A relação entre um intelectual desiludido e um produtor cultural falido, que resolvewm aplicar um golpe no mercado de artes plásticas, move o roteiro de A Performance, de Mauro Baptista Vedia e Luis Dantas.  



 



Irina, de Sabrina Greve, tem como protagonista uma jovem obsecada pela Rússia e traz no elenco Priscila Gontijo, Norival Rizzo, Caio Blat e Maria Fernanda Cândido. Finalmente, Macbeto, de Danilo Solferini, presta uma homenagem ao teatro e aos artistas populares, acompanhando o processo de adaptação da clássica tragédia Macbeth, de William Shakespeare, para um ringue de luta livre na Zona Leste da cidade de São Paulo.



  






Cine en Construcción





Os dez anos de criação do projeto Cine en Construcción, voltado ao apoio de novos filmes da América Latina, merecem homenagem especial do 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O programa acontece duas vezes ao ano, durante o Encontro de Cinema Latino-Americano de Toulouse (França) e o Festival de Dosnastia-San Sebastián (Espanha) e é responsável pela apresentação a potenciais interessados de um total de 119 projetos na fase de pós-produção, incluindo trabalhos assinados por Carlos Sorin, Cristián Jiménez, Júlia Murat, Pablo Larrain, Celina Murga e Frederico Veijoj, entre outros cineastas.





A homenagem ao Cine en Construcción exibe o longa-metragem brasileiro Cinema, Aspirina e Urubus (2005), de Marcelo Gomes. Premiada pelo programa, o filme foi lançado no Festival de Cannes, tendo sido selecionado para dezenas de festivais brasileiros e internacionais O enredo acompanha o encontro de um alemão vendedor de aspirinas nas cidades do interior do Nordeste e de um nordestino que está tentando chegar a Rio de Janeiro e a procura de trabalho.





A sessão terá introdução da francesa Eva Morsch, integrante do comitê de seleção do Cine en Construcción. 


 






Fronteiras


 



Oito curtas-metragens dirigidos por cineastas latino-americanos de destaca formam a série Fronteiras, realizada para o canal TNT. Cada realizador teve liberdade para sua abordagem, e o resultado inclui incursões pela comédia, drama e até western.



 



Vencedor no Festival de Berlim do Teddy Award para melhor curta-metragem com temática LGBT, Loxoro é dirigido pela peruana Cláudia Llosa (do premiado longa A Teta Assustada) e focaliza o universo dos travestis. Já o brasileiro Jorge Furtado (de Saneamento Básico) mostra em Até A Vista um diretor de cinema em busca de uma boa história para seu novo filme, enquanto que o mexicano Jorge Michel Grau (de Somos Lo que Hay, exibido em Cannes) aborda em 72 um salvadorenho diante da guerra do narcotráfico.





O vocalista da famosa banda Café Tacvba, Rubén Albarrán, uniu-se ao diretor Ángel Flores Torres (de Piedras Verdes) para narrar o encontro no deserto mexicano em Entre O Sagrado e O Profano.  Diretor de Paraiso, Travel (apontado pela revista Time como um dos melhores filmes latino-americanos da última década), o colombiano Simón Brand apresenta em A Sombrinha uma surpreendente abordagem do gênero western.





A brasileira Flávia Moraes, reputada diretora de publicidade, cunhou em A Teu Lado, Leve um road movie onde um casal vai ultrapassar fronteiras físicas e geográficas. O curta argentino Touro Ou Nada, de Ariel Guntern, acompanha três jovens a bordo de um automóvel ícone: um Torino que competiu nas 84 Horas de Nurburgring. Diretores de O Homem Ao Lado, os argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn discutem em A Última Fronteira questões do cotidiano, como os muros que circundam nossas casas.





Mostra Escolas de Cinema





A Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect reúne 36 curtas-metragens realizados por cursos audiovisuais da Argentina, Brasil, Cuba, Equador, México e Uruguai. Trata-se de uma competição organizada em parceria com a Ciba, regional ibero-americana do Cilect - Centre


International de Laison des Écoles de Cinéma et Télévision. O vencedor é apontado por um júri formado pela produtora Bel Berlinck (da O2 Filmes), pela apresentadora e cineasta Marina Person e pela montadora Vânia Debs. Os títulos concorrentes, seus diretores, países e escolas, são os seguintes:





5 Horas Rumo Ao Norte, de Paula Sabbaga - Brasil / FAAP





A Agulha da Borboleta, de Gonzalo Lugo - Uruguai / ECU





A Inviolabilidade do Domicílio Se Baseai em UM Homem Que Fica Empunhando Um Machado na Porta de Sua Casa, de Alex Piperno - Argentina / UCINE





A Mãe de Anna, de Marcos Banina - Uruguai / ECU





A Ponte, de Agostina Ravazzola - Argentina / UBA FADU





Agoniza Mas Não Morre, de Gabriel Meyohas - Brasil / PUC-Rio





Alter Ego, de Riguel Salema - Cuba / EICTV





Andwele / Zumbi, de Mauricio Celis Menterrubio - México / CEUC UNAM





Ayllu, de José Espinosa - Equador / INCINE





O Baile de Três Cochonilhas, de Esteban Arrangoiz - México / CEUC UNAM





Barbara Em Cena, de Ellen Ferreira e Luiza de Andrade - Brasil / PUC-Rio





Da Origem, de Fernando Baldo - Brasil / FAAP





Da Terra, de Ilana Coleman - México / UIA





Do Lado de Fora, de Matheus Peçanha e Paulo Vinícius Luciano - Brasil / UFF





E A Terra Treme Nos Seus Centros, de Patricia Martínez - México / CCC





Estrondo, de Ignacio Ragone - Argentina / ENERC





Geografias, de Abraham Ramos - México / CCC





Gil, de Daniel Nolasco e Marcella Coppo - Brasil / UFF





Intervenha Aqui, de Sidney Dore - Brasil / PUC-Rio





Jericó, de Cristóbal Infante - Equador / INCINE





Leron Mede Os Espaços, de Daniel Ifanger - Brasil / ECA-USP





Mergulhado, 3 Vezes e Meia em Posição C, de Carlos Lenin Treviño - México / CUEC UNAM





Não Peça a Deus, de Fernando Dalberto - Brasil / Unicamp





Ninguém Canta Sobre Velhas, de Javier Guillermo Biglieri - Argentina / UBA FADU





O Menino e O Mar, de Patricia Soledad Asses - Argentina / UBA FADU





Os Crimes, de Santiago Esteves - Argentina / UCINE





Palhaços, de Andy Malafaya - Brasil / UFF





Para Todos Menos Para Mim, de Natalia Dolensky - Argentina / ENERC





Pude ver Um Puma, de Eduardo Williams - Argentina / UCINE





Que Viva a Água, de Cecilia Kang - Argentina / ENERC





Quando O Céu Desce Ao Chão, de Marcos Yoshida - Brasil / ECA-USP





Queijo de Cabra, de Juliana Irizarry - Cuba / EICTV





Ressaca, de Mabel Lopes - Brasil / ECA-USP





Sobre o Conceito de História, de Clara Albinati - Cuba / EICTV





Sorrir, de Gil González Penilla - México / CCC





Vingar May, de Juan Ignacio Monteverdi - Uruguai / ECU


 



 **********************************************************************************************************************





Finaliza 2012


 



Sete longas-metragens brasileiros atualmente em fase de pós-produção foram selecionados para o prêmio Finaliza 2012 e são apresentados durante o 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em sessões privadas, assistidas apenas pelos membros do júri e por pessoas ligadas às diferentes áreas da cadeia produtiva audiovisual. Ao término de cada sessão, o projeto deverá ser apresentado pelo diretor ou produtor para os presentes, que fará seus comentários sobre a obra com o objetivo de contribuir para o produto final. Dentre os filmes, será escolhido um vencedor que receberá serviços de laboratório no valor equivalente a R$ 99,4 mil. Trata-se de uma inciativa inédita em festivais brasileiras, fruto de parceria entre a Associação do Audiovisual, a Cinecolor Digital e o Programa Cinema do Brasil.





Foram selecionados os projetos Amparo, de Ricardo Domingos Pinto e Silva; Cores, de Francisco Garcia; De Menor, de Caru Alves de Souza e Tata Amaral; Life Art, de Andradina Azevedo e Dida Andrade; Mão na Luva, de Roberto Bomtempo; O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra; e O Rio nos Pertence - Operação Sonia Silk, de Ricardo Pretti.





O júri de premiação é formado pelo produtor chileno Bruno Bewttati, pela francesa Eva Morsch (membro do comitê de seleção do Cine en Construcción em Toulouse), pela japonesa Keiko Funato (da distribuidora Alpha Violet), pela produtora italiana Rosanna Seregni e pela distribuidora brasileira Silvia Cruz (Vitrine Filmes).