terça-feira, 10 de julho de 2012

7º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO, de 12 a 19/07


 FESTIVAL TRAZ A SP EXPOENTES DO NOVO CINEMA LATINO-AMERICANO

*** 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece de 12 a 19/07


*** programação reúne 75 títulos, incluindo vários inéditos no Brasil


*** filmes trazem assinaturas de Pablo Stoll Rodrigo Moreno, Cristián Jiménez, Claudia Lllosa, Sebastián Cordero, Rosario García-Montero, Tata Amaral e Jorge Furtado





 *** circuito de exibição inclui Memorial da América Latina,


Cinesesc, Cinemateca Brasileira e Cinusp Paulo Emílio


*** entrada franca em todas as sessões


  


Agendada para o período de 12 a 19 de julho, a sétima edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo reúne as novidades da cinematografia da região, trazendo obras inéditas no Brasil e selecionadas - algumas delas premiadas - em importantes festivais como Berlim, Cannes, Havana, entre outros.





A programação do evento reúne trabalhos recentes de alguns dos mais importantes nomes da cinematografia atual da América Latina, como o uruguaio Pablo Stoll (3), o argentino Rodrigo Moreno (Um Mundo Misterioso), o chileno Cristián Jiménez (Bonsai), o equatoriano Sebastián Cordero (Pescador) e a peruana Claudia Lllosa (Loxoro).





Estão presentes obras lançadas pelo Festival de Berlim (O Garoto Que Mente, da venezuelana Marité Ugas), Cannes (Porfírio, do colombiano Alejandro Landes) e Toronto (O Circuito de Román, do chileno Sebastián Brahm), entre outras vitrine cinematográficas de prestígio internacional.





Merece destaque ainda o divertido cubano Juan dos Mortos (de Alejandro Brugués), no qual zumbis dominam uma semidestruída cidade de Havana, e De Pernas Para o Ar (do venezuelano Alejandro García Wiedemann), que tem sua première internacional no 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.





Diversos títulos programados são inéditos no Brasil, como é o caso do sensível road movie mexicano Um Mundo Secreto, programado para a sessão de abertura do Festival. Seu diretor, o estreante Gabriel Mariño, é um dos muitos convidados que têm presença confirmada no evento. 





O Brasil está representado, entre outros títulos, por Hoje, de Tata Amaral, melhor longa do Festival de Brasília 2011, Rânia, de Roberta Marques, vencedor da mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio, e pelo curta Até A Vista, de Jorge Furtado. 





O circuito de exibição em 2012 compreende o Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinemateca Brasileira e Cinusp Paulo Emílio, onde serão exibidos 75 filmes, sempre com entrada franca. Mais de 30 convidados internacionais circularão durante o evento.





Filmes recentes realizados em coprodução envolvendo pelo menos dois países da América do Sul concorrem ao Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano. Iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a premiação confere R$ 90 mil ao vencedor, que é eleito por um júri formado pela produtora argentina Violeta Bava, pelo programador do Festival de Toulouse Erick González, pelo distribuidor Sandro Fiorin (Brasil / EUA), pelo cineasta Federico Veiroj e pelo ator Cesar Troncoso, os dois últimos uruguaios.  Um debate sobre o tema da coprodução internacional está agendado para o dia 19 de julho (quinta-feira), às 10h, na Cinemateca Brasileira, e reúne autoridades e produtores audiovisuais.





Ainda durante o Festival acontece o Prêmio Finaliza 2012, promovido pela Associação do Audiovisual, Cinecolor Digital e pelo Programa Cinema do Brasil voltado a filmes brasileiros em fase de pós-produção. A iniciativa é inédita no Brasil e o vencedor, eleito por um júri internacional, recebe R$ 99,4 mil em serviços para finalizar o seu filme.





Uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Memorial da América Latina, o 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é organizado pela Associação do Audiovisual e tem patrocínio da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.





O website do festival encontra-se no endereço www.memorial.org.br.





Serviço:





7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo




12 a 19 de julho de 2012


Memorial da América Latina - Av Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda - (11) 3823.4608


Cinesesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar - (11) 3087.0500


Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino - (11) 3512.6111 r 215


Cinusp Paulo Emílio - Rua do Anfiteatro 181 favo 4, Cidade Universitária - (11) 3091.3540


Entrada franca








Atendimento à Imprensa:


 Regina Cintra / Foco Jornalístico Assessoria de Imprensa


(11) 3023.5814 / 3023.3940 / 9169.2312










Contemporâneos - Internacionais





Provavelmente o mais destacado nome do atual cinema uruguaio, Pablo Stoll ganhou reputação mundial com os longas 25 Watts e Whisky, codirigidos com Juan Pablo Rebella. O 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem como um dos destaques de sua programação a mais recente obra de Stoll, 3, selecionada para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes deste ano e inédito no Brasil. Definido como uma comédia familiar, o filme mostra três pessoas condenadas ao mesmo destino: ser uma família. Pablo Stoll tem presença confirmada no evento.





Um Mundo Misterioso (Argentina / Alemanha / Uruguai) é o mais recente filme do diretor argentino Rodrigo Moreno, revelado pelo Festival de Berlim 2006 com O Guardião. Aqui, o cineasta volta suas câmeras para um jovem que, depois de seis anos de casamento, parte em um errático périplo urbano, incluindo morar em hotel, comprar de um carro romeno e encontrar com um colega do primário, além de repetidas tentativas de reconcialiar-se com a ex-esposa. O funcionamento das coisas às vezes se mostra inexplicável e a vida útil do carro irá determinar outras vidas. Moreno também tem presença confirmada no Festival.



Programado para a sexta-feira, 13 de julho, Juan dos Mortos (Cuba / Espanha) promete causar sensação. Cubano nascido em Buenos Aires, o diretor Alejandro Brugués propõe um inventivo e surpreendente filme no qual a cidade de Havana está dominada por zumbis e é quase que completamente destruída. Vencedor do prêmio do público no Festival de Leeds, o longa-metragem é também uma sátira política à situação de Cuba, utilizando referências inteligentes e marcantes.  Destaca-se a atuação de Alexis Díaz de Villegas, vencedor do prêmio de melhor ator no festival Fantasporto de 2012. O filme é inédito em São Paulo.





Desde sua badalada première na mostra Generation do Festival de Berlim, o road movie mexicano Um Mundo Secreto acumulou premiações (como as dos festivais de Guadalajara e Toulouse) e encantou público e crítica por sua força poética. Seu enredo acompanha uma adolescente vivida pela atriz Lucía Uribe, que parte da capital mexicana em uma épica viagem de iniciação. O diretor do filme, o estreante Gabriel Mariño, buscou retratar como pensa e sente a juventude mexicana atual, que enfrenta grande violência, instabilidade social, incertezas sobre o futuro e poucas possibilidades de trabalho. Mariño acompanha pessooalmente as projeções da obra no Festival, que faz sua estreia no Brasil.





Outro road movie presente na programação é O Garoto Que Mente (Venezuela/Perú/Alemanha), da venezuelana Marité Ugas (com presença confirmada no evento). O filme, que esteve na seleção oficial da seção Generation do Festival de Berlim, narra as experiências de um menino em transição para a adolescência. Ele procura ansiosamente pela mãe desaparecida, vítima do trágico deslizamento de terras provocado pelas intensas chuvas que assolaram o estado venezuelano de Vargas em dezembro de 1999. Inédito em São Paulo, O Garoto Que Mente recebeu ainda o prêmio de melhor roteiro no Festival de Havana.





Já o colombiano O Ermo (coprodução Argentina / Espanha) é um suspense de guerra que alcançou a maior bilheteria do ano passado nas salas comerciais daquele país. O filme rendeu ao jovem Jaime Osório Márquez – que estará presente à projeção do filme em São Paulo - o prêmio de diretor revelação no Festival de Cinema Fantástico de Sitges (Espanha). Filmada em uma base militar a mais de quatro mil metros de altitude, a obra focaliza um comando militar que é enviado a uma região desolada em busca de uma equipe que está sem contato. Lá, encontrarão um único e misterioso sobrevivente. A obra é inédita no Brasil.





A programação do evento traz mais um colombiano: Porfírio (coprodução Espanha, Uruguai, Argentina e França), exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e vencedor do grande prêmio do júri no Festival World Cinema de Amsterdã. A obra é baseada numa história real e acompanha um paraplégico, vítima da violência, que planeja sequestrar um avião para ser recebido pelo Presidente do país. Seu diretor, Alejandro Landes, nasceu em São Paulo, filho de mãe colombiana e pai equatoriano, e tem presença confirmada no Festival para apresentar o filme, que é exibido pela primeira vez em São Paulo.



 



A recente produção chilena, que tem despertado atenção no circuito internacional de festivais, está representada por Bonsai, o novo filme do realizador Cristián Jiménez (de Ilusões Óticas), inédito em São Paulo. Inspirado na obra literária homônima de Alejandro Zambra (escritor convidado para a edição 2012 da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty), esta coprodução com a França, Argentina e Portugal foi selecionada para a seção Un Certain Regard do Festival de Cannes e venceu o prêmio de melhor filme ibero-americano no Festival Internacional de Miami. Trata-se de uma história de amor, de livros e de plantas, passada entre ficção e recordações. Protagonista do filme, o ator Diego Noguera tem presença confirmada em São Paulo.



 



Pescador, do cineasta equatoriano de prestígio internacional Sebastián Cordero (dos premiados Ratas, Ratones, Rateros e Rabia), conquistou os prêmios de direção e ator no Festival de Cartagena e foi selecionado para San Sebastian, Guadalajara e Chicago. O enredo focaliza um morador de um povoado pesqueiro que sente não pertencer àquele lugar e diariamente ameça viajar e procurar seu suposto pai, um político conhecido que ele nunca viu. Produtora da película, Lisandra Riveira tem presença confirmada no Festival, quando o filme tem sua premiére brasileira.



 



Lançado mundialmente no Festival de Toronto, o também chileno (em coprodução com a Argentina) O Circuito de Román acompanha um pesquisador da memória humana que investiga o passado de um homem através de suas palavras e memórias e descobre que tudo é ficção. O filme, inédito em São Paulo, marca a estreia na direção de longas-metragens do chileno Sebastián Brahm, conhecido por seus curtas Amorosa e Las Bicicletas, e que tem presença confirmada no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.



 



O longa Artigas - La Redota, dirigido e fotografado por Cesar Charlone (codiretor de O Banheiro do Papa e fotógrafo indicado ao Oscar por Cidade de Deus ), recebeu no último mês de junho os prêmios de melhor direção e melhor atuação (para o ator Jorge Esmoris) na importante premiação uruguaia Íris. Uma coprodução Uruguai / Brasil / Espanha, Artigas - La Redota conta a história de José Artigas, militar uruguaio nascido em Montevidéu, no ano de 1764, considerado o herói nacional de seu país.



 



Uma coprodução do Uruguai com o Brasil (seu roteiro começou a ser escrito em praias de Santa Catarina) e inédita em São Paulo, Reus tem direção dos uruguaios Eduardo Piñeiro, Alejandro Pi e Pablo Fernández (este último representa o filme em São Paulo).  O título faz referência ao mito do bairro homônimo, onde se localiza a zona atacadista de Montevidéu e que foi formado por imigrantes de origens e religiões diversas. Convivendo em paz durante décadas, seus moradores hoje enfrentam uma nova realidade com a violência ligada ao submundo das drogas e a luta pelo controle dos pontos de tráfico. O enredo retrata os códigos de conduta usados pelos deliquentes, viciados e comerciantes.



 



Com sua première internacional no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo o longa-metragem De Pernas Para o Ar é de uma coprodução envolvendo Venezuela, Brasil (através da Raiz Produções) e Colômbia.  Nele, um viúvo planeja escapar de sua família e viajar em um veleiro até a cidade de Salvador, na Bahia. A direção é assinada pelo venezuelano Alejandro García Wiedemann (de Plan B), que tem presença confirmada em São Paulo, ao lado da roteirista da película, Gabriela Rivas Páez.



 



A imaginação de uma garota torna-se sua salvação diante de um ambiente familiar cada vez mais pesado em As Más Intenções, longa peruano inédito em São Paulo que participou da competição do Festival de Berlim. Com presença confirmada em São Paulo, sua diretora Rosario García-Montero foi apontada pela revista Filmmaker como um dos 25 novos rostos do cinema independente.



 



Produção paraguaia lançada no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires e inédita no Brasil, Trem Paraguai lança mão de uma linguagem poética para propor uma viagem pelas lembranças de ex-ferroviários, vendedoras, crianças, vizinhos e passageiros das linhas férreas daquele país. O filme foi exibido e premiado em diversos eventos internacionais e seu diretor, Mauricio Rial Banti, tem presença confirmada no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.



 



Apontado pela imprensa peruana como melhor filme produzido em 2011 naquele país, em O Inca, A Boba e O Filho do Ladrão, de Ronnie Temoche, os personagens que dão título à obra fogem de seu pequeno povoado e dos adjetivos que lhes foram colocados. Em seus caminhos, sua moralidade, tenacidade e integridade são postos à prova. Produtora da película, Verónica Oliart tem presença confirmada no Festival, onde a obra tem sua estréia brasileira.



 



Produção chilena com participação do México, Venezuela, Paraguai, Cuba, Equador, El Salvador e Colômbia, A Independência Inconclusa, de Luis R. Vera, aborda as grandes pendências da América Latina que ainda não realizou seu sonho de emancipação. A obra, de grande fôlego e com mais de três horas de duração, foi exibida nos festivais de Havana e Latino de Chicago, entre outros. O diretor Luis R. Vera e o produtor do filme, Leo Rubin, tem presença confirmada em São Paulo.



 



Selecionado para vários festivais dedicados aos direitos humanos e adquirido por diversos canais televisivos internacionais, o boliviano Por que o McDonalds Faliu revela as verdadeiras razões da falência na Bolívia da famosa cadeia de fast food. Inédito em São Paulo, o filme é coproduzido pela Argentina e Venezuela e tem direção do documentarista Fernando Martinez, também presente em São Paulo durante o Festival. 



 



San Antonio (Bolívia/Argentina) reúne três histórias, contadas em paralelo: um homem preso por narcotráfico que se veste de palhaço para as crianças da cadeia; um membro de uma gangue acusado de duplo homicídio que aguarda seu julgamento enquanto faz tatuagens, vende droga e grava um disco de hip hop; e um ladrão que só quer sair da prisão para voltar a roubar. O diretor boliviano Alvaro Olmos – com presença confirmada no Festival - teve seu documentário Diario de Piratas selecionado e exibido pelo projeto DOCTV Latinoamerica. San Antonio é inédito no Brasil.



 



 ***********************************************************************************************************************





Contemporâneos - Brasileiros



 



Lançado pelo prestigioso Festival de Roterdã, Rânia foi o vencedor da mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio. Nele, a diretora brasileira radicada na Holanda Roberta Marques mostra uma menina cearense que sonha em ser bailarina e fica dividida entre a vida de farra e a disciplina da dança. No elenco estão a estreante Graziela Félix, Mariana Lima e Nataly Rocha.  





Estréia no longa-metragem da dupla pernambucana Sergio Oliveira e Renata Pinheiro, Estradeiros é um documentário de linguagem inventiva e focoliza jovens nômades que percorrem o Brasil e a América Latina. O filme é uma coporodução Brasil/Argentina e seus realizadores estão envolvidos atualmente na preparação do musical Brega Naite, sobre dois artistas do show business da música brega.


 



Pulsações é um delicado documentário no qual a realizadora estreante em longas Manoela Ziggiatti sai à procura do que inspira e motiva nossas vidas. A obra, já exibida no importante Festival de Guadalajara, tem sua estreia brasileira no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.



 



Hoje, mais recente longa-metragem de Tata Amaral (de Antônia e Um Céu de Estrelas), revisita a ditadura militar brasileira através de sua protagonista, vivida por Denise Fraga. Ela recebe uma indenização do governo pelo desaparecimento do marido (interpretado pelo ator uruguaio Cesar Troncoso, de O Banheiro do Papa, que estará presente na sessão do filme). Mas, no dia da mudança para seu novo apartamento, o passado vai surpreendê-la. Vencedor do Festival de Brasília, a obra recebeu no evento os também prêmios de melhor atriz, roteiro, direção de arte e fotografia.






Obra que entrelaça três trajetórias, Corpo Presente focaliza uma manicure da Rua Augusta, um agente funerário e uma operária fabril, interpretados, respectivamente, por Raissa Gregori, Marat Descartes e Simone Ilescu. O filme, inédito em São Paulo, marca a estreia de Paolo Gregori e Marcelo Toledo na direção de longas e conta no elenco com Darlene Glória (atriz consagrada por Toda Nudez Será Castigada) e David Cardoso, ator e diretor de dezenas de títulos produzidos na Boca do Lixo paulistana.



 



A rua Augusta é personagem importante de Augustas, produção baseada no livro A Estratégia de Lilith, de Alex Antunes. Passado nessa mitológica via da cidade de São Paulo, o enredo retrata um jornalista que mergulha no mundo da prostituição e de rituais neoxamanicos. No elenco estão Mário Bortolotto, Caroline Abras, Georgina Castro, Guta Ruiz, Maíra Chasseraux, Selma Egrei, Henrique Schafer, Juliano Cazarré e Milhem Cortaz. A direção assinada por Francisco Cesar Filho.



 



Novo trabalho de Augusto Sevá (do longa Real Desejo e da série Arquipélago de Abrolhos), Fala Sério! tem estréia mundial no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Filmado no litorial sul da Bahia, o filme mostra as alegrias e tristezas de três jovens mulheres e reconstitui o universo localk, paisagens e histórias da região.



 



Com extraordinária carreira internacional, Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, de Júlia Murat, foi exibido nos festivais de Veneza, Roterdã, Toronto, San Sebastia e Havana, entre dezenas de outros. A obra foi premiada nos festivais de Abu Dhabi, Varsóvia, Cartagena, Sofia, Toulouse e RiverRun. A narrativa acompanha Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, que vive na cidade de Jotuomba, no Vale do Paraíba. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega à cidade.



 



Quatro filmes paulistas produzidos para televisão completam a programação brasileira do Festival. Fios de Ovos, da dupla Maíra Bühler e Matias Mariani, mostra as transformações da cidade de São Paulo através da aproximação de dois idosos, uma mulher recém chegada e um espanhol radicado no Brasil. A relação entre um intelectual desiludido e um produtor cultural falido, que resolvewm aplicar um golpe no mercado de artes plásticas, move o roteiro de A Performance, de Mauro Baptista Vedia e Luis Dantas.  



 



Irina, de Sabrina Greve, tem como protagonista uma jovem obsecada pela Rússia e traz no elenco Priscila Gontijo, Norival Rizzo, Caio Blat e Maria Fernanda Cândido. Finalmente, Macbeto, de Danilo Solferini, presta uma homenagem ao teatro e aos artistas populares, acompanhando o processo de adaptação da clássica tragédia Macbeth, de William Shakespeare, para um ringue de luta livre na Zona Leste da cidade de São Paulo.



  






Cine en Construcción





Os dez anos de criação do projeto Cine en Construcción, voltado ao apoio de novos filmes da América Latina, merecem homenagem especial do 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O programa acontece duas vezes ao ano, durante o Encontro de Cinema Latino-Americano de Toulouse (França) e o Festival de Dosnastia-San Sebastián (Espanha) e é responsável pela apresentação a potenciais interessados de um total de 119 projetos na fase de pós-produção, incluindo trabalhos assinados por Carlos Sorin, Cristián Jiménez, Júlia Murat, Pablo Larrain, Celina Murga e Frederico Veijoj, entre outros cineastas.





A homenagem ao Cine en Construcción exibe o longa-metragem brasileiro Cinema, Aspirina e Urubus (2005), de Marcelo Gomes. Premiada pelo programa, o filme foi lançado no Festival de Cannes, tendo sido selecionado para dezenas de festivais brasileiros e internacionais O enredo acompanha o encontro de um alemão vendedor de aspirinas nas cidades do interior do Nordeste e de um nordestino que está tentando chegar a Rio de Janeiro e a procura de trabalho.





A sessão terá introdução da francesa Eva Morsch, integrante do comitê de seleção do Cine en Construcción. 


 






Fronteiras


 



Oito curtas-metragens dirigidos por cineastas latino-americanos de destaca formam a série Fronteiras, realizada para o canal TNT. Cada realizador teve liberdade para sua abordagem, e o resultado inclui incursões pela comédia, drama e até western.



 



Vencedor no Festival de Berlim do Teddy Award para melhor curta-metragem com temática LGBT, Loxoro é dirigido pela peruana Cláudia Llosa (do premiado longa A Teta Assustada) e focaliza o universo dos travestis. Já o brasileiro Jorge Furtado (de Saneamento Básico) mostra em Até A Vista um diretor de cinema em busca de uma boa história para seu novo filme, enquanto que o mexicano Jorge Michel Grau (de Somos Lo que Hay, exibido em Cannes) aborda em 72 um salvadorenho diante da guerra do narcotráfico.





O vocalista da famosa banda Café Tacvba, Rubén Albarrán, uniu-se ao diretor Ángel Flores Torres (de Piedras Verdes) para narrar o encontro no deserto mexicano em Entre O Sagrado e O Profano.  Diretor de Paraiso, Travel (apontado pela revista Time como um dos melhores filmes latino-americanos da última década), o colombiano Simón Brand apresenta em A Sombrinha uma surpreendente abordagem do gênero western.





A brasileira Flávia Moraes, reputada diretora de publicidade, cunhou em A Teu Lado, Leve um road movie onde um casal vai ultrapassar fronteiras físicas e geográficas. O curta argentino Touro Ou Nada, de Ariel Guntern, acompanha três jovens a bordo de um automóvel ícone: um Torino que competiu nas 84 Horas de Nurburgring. Diretores de O Homem Ao Lado, os argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn discutem em A Última Fronteira questões do cotidiano, como os muros que circundam nossas casas.





Mostra Escolas de Cinema





A Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect reúne 36 curtas-metragens realizados por cursos audiovisuais da Argentina, Brasil, Cuba, Equador, México e Uruguai. Trata-se de uma competição organizada em parceria com a Ciba, regional ibero-americana do Cilect - Centre


International de Laison des Écoles de Cinéma et Télévision. O vencedor é apontado por um júri formado pela produtora Bel Berlinck (da O2 Filmes), pela apresentadora e cineasta Marina Person e pela montadora Vânia Debs. Os títulos concorrentes, seus diretores, países e escolas, são os seguintes:





5 Horas Rumo Ao Norte, de Paula Sabbaga - Brasil / FAAP





A Agulha da Borboleta, de Gonzalo Lugo - Uruguai / ECU





A Inviolabilidade do Domicílio Se Baseai em UM Homem Que Fica Empunhando Um Machado na Porta de Sua Casa, de Alex Piperno - Argentina / UCINE





A Mãe de Anna, de Marcos Banina - Uruguai / ECU





A Ponte, de Agostina Ravazzola - Argentina / UBA FADU





Agoniza Mas Não Morre, de Gabriel Meyohas - Brasil / PUC-Rio





Alter Ego, de Riguel Salema - Cuba / EICTV





Andwele / Zumbi, de Mauricio Celis Menterrubio - México / CEUC UNAM





Ayllu, de José Espinosa - Equador / INCINE





O Baile de Três Cochonilhas, de Esteban Arrangoiz - México / CEUC UNAM





Barbara Em Cena, de Ellen Ferreira e Luiza de Andrade - Brasil / PUC-Rio





Da Origem, de Fernando Baldo - Brasil / FAAP





Da Terra, de Ilana Coleman - México / UIA





Do Lado de Fora, de Matheus Peçanha e Paulo Vinícius Luciano - Brasil / UFF





E A Terra Treme Nos Seus Centros, de Patricia Martínez - México / CCC





Estrondo, de Ignacio Ragone - Argentina / ENERC





Geografias, de Abraham Ramos - México / CCC





Gil, de Daniel Nolasco e Marcella Coppo - Brasil / UFF





Intervenha Aqui, de Sidney Dore - Brasil / PUC-Rio





Jericó, de Cristóbal Infante - Equador / INCINE





Leron Mede Os Espaços, de Daniel Ifanger - Brasil / ECA-USP





Mergulhado, 3 Vezes e Meia em Posição C, de Carlos Lenin Treviño - México / CUEC UNAM





Não Peça a Deus, de Fernando Dalberto - Brasil / Unicamp





Ninguém Canta Sobre Velhas, de Javier Guillermo Biglieri - Argentina / UBA FADU





O Menino e O Mar, de Patricia Soledad Asses - Argentina / UBA FADU





Os Crimes, de Santiago Esteves - Argentina / UCINE





Palhaços, de Andy Malafaya - Brasil / UFF





Para Todos Menos Para Mim, de Natalia Dolensky - Argentina / ENERC





Pude ver Um Puma, de Eduardo Williams - Argentina / UCINE





Que Viva a Água, de Cecilia Kang - Argentina / ENERC





Quando O Céu Desce Ao Chão, de Marcos Yoshida - Brasil / ECA-USP





Queijo de Cabra, de Juliana Irizarry - Cuba / EICTV





Ressaca, de Mabel Lopes - Brasil / ECA-USP





Sobre o Conceito de História, de Clara Albinati - Cuba / EICTV





Sorrir, de Gil González Penilla - México / CCC





Vingar May, de Juan Ignacio Monteverdi - Uruguai / ECU


 



 **********************************************************************************************************************





Finaliza 2012


 



Sete longas-metragens brasileiros atualmente em fase de pós-produção foram selecionados para o prêmio Finaliza 2012 e são apresentados durante o 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em sessões privadas, assistidas apenas pelos membros do júri e por pessoas ligadas às diferentes áreas da cadeia produtiva audiovisual. Ao término de cada sessão, o projeto deverá ser apresentado pelo diretor ou produtor para os presentes, que fará seus comentários sobre a obra com o objetivo de contribuir para o produto final. Dentre os filmes, será escolhido um vencedor que receberá serviços de laboratório no valor equivalente a R$ 99,4 mil. Trata-se de uma inciativa inédita em festivais brasileiras, fruto de parceria entre a Associação do Audiovisual, a Cinecolor Digital e o Programa Cinema do Brasil.





Foram selecionados os projetos Amparo, de Ricardo Domingos Pinto e Silva; Cores, de Francisco Garcia; De Menor, de Caru Alves de Souza e Tata Amaral; Life Art, de Andradina Azevedo e Dida Andrade; Mão na Luva, de Roberto Bomtempo; O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra; e O Rio nos Pertence - Operação Sonia Silk, de Ricardo Pretti.





O júri de premiação é formado pelo produtor chileno Bruno Bewttati, pela francesa Eva Morsch (membro do comitê de seleção do Cine en Construcción em Toulouse), pela japonesa Keiko Funato (da distribuidora Alpha Violet), pela produtora italiana Rosanna Seregni e pela distribuidora brasileira Silvia Cruz (Vitrine Filmes).



Nenhum comentário:

Postar um comentário