quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Exposições Tékhne e Memórias Reveladas - MAB-FAAP

Multimídia, “Tékhne” expõe no Núcleo Histórico obras de Julio Le Parc, Waldemar Cordeiro, Julio Plaza, Antonio Manuel, Wesley Duke Lee, Abraham Palatnik, Cildo Meireles, Fajardo, Lygia Pape, Carmela Gross, Regina Silveira, entre outros artistas que trabalharam com a convergência entre arte e tecnologia.


No Núcleo Contemporâneo, são apresentadas obras inéditas de renomados artista da contemporaneidade, como Amélia Toledo, Regina Silveira, Anaísa Franco, Ana Maria Tavares, Caetano Dias, Alexandre Rangel e Rodrigo Paglieri, Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, luiz duVa, Lucas Bambozzi, Karina Dias e Denise Agassi.

Em “Memórias Reveladas”, o público é recebido por uma cascata virtual com nomes de diretores, professores e alunos que contribuíram para fazer da FAAP uma referência nas artes plásticas e na promoção da cultura brasileira.

A mostra é dividida em seções que contam a trajetória da Fundação no âmbito das artes visuais e, posteriormente, cênicas, com a construção do Teatro FAAP, em 1976. A cronologia que circunda a exposição é ilustrada pela projeção de imagens em uma parede de 12 metros dos principais acontecimentos, como a construção do prédio principal, a composição dos vitrais, os primeiros ateliês, visitantes famosos na década de 1950 e as exposições e eventos marcantes.

Em uma área específica para o Museu de Arte Brasileira é possível apreciar ainda as obras de grandes artistas pertencentes ao acervo, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Antonio Gomide, Cícero Dias, Clovis Graciano, Flávio de Carvalho, José Pancetti, Lasar Segall, Ernesto De Fiori, entre outros.

Na seção que conta a história do Teatro FAAP, foram produzidas holografias (vídeos com representação de imagem em terceira dimensão) especialmente para a mostra, com trechos das peças encenadas por Marília Pêra (Madame Chanel), Christiane Torloni (Joana Dark), Gloria Menezes (Ensina-me a viver), Irene Ravache (De Braços Abertos), Ana Botafogo (Três Momentos do Amor), Marco Ricca (Ricardo III), Sérgio Mamberti (O Bailado do Deus Morto), Rodrigo Lombardi e Fúlvio Stefanini (A Grande Volta), Cintia e Débora Falabella (A serpente).

A exposição dedica uma área à Residência Artística FAAP e à Cité des Arts – estúdio mantido pela Fundação em Paris que já abrigou 25 artistas brasileiros, entre ex-alunos e professores, para complementar estudos e desenvolver projetos artísticos ao longo de seis meses.

Com curadoria de Denise Mattar, referência nas artes visuais brasileiras, e cenografia de Guilherme Isnard, ambas as mostras foram ambientadas em espaços lúdicos e criativos, permitindo aos visitantes interagir com as obras e vivenciar novas experiências.

Tome nota:

Exposições "Memórias Reveladas" e "Tékhne"

ENTRADA FRANCA
Período de visitação:Tékhne: de 14/09 a 14/11
Memórias Reveladas: de 14/09 a 12/12
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
Fechado às segundas-feiras
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de
visitas educativas: (11) 3662-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário