quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Memorial do Imigrante leva exposição a Ibitinga

O Memorial do Imigrante, instituição do governo de São Paulo, apresenta de 25 de outubro a 25 de novembro, na cidade de Ibitinga, interior de São Paulo, a exposição itinerante “Mãos que Trabalham – Artes e Ofícios Femininos”. Baseada na tese de doutorado, da professora de Sociologia da pós-graduação da FMU, Wanda Maleronka, a mostra, montada em 1998 no Memorial, volta a fazer parte da programação. Com o fechamento da instituição para restauro, os painéis fotográficos, que retratam a imagem e a história das peças, passarão por várias cidades do interior do estado.

Ao todo serão 12 banners, com fotos das roupas, chapéus, flores, e todas as peças que enfeitavam os vestuários femininos no século XIX. Com destaque às costuras, bordados, rendas, a confecção de chapéus e instrumentos de trabalho, a exposição ressalta o nome das antigas profissões, como o ofício de chapeleira. “Em 1998 a exposição atraiu um grande público e a maioria dos objetos expostos era do acervo do Memorial, que foram doados por mulheres imigrantes e diversos produzidos por essas artesãs”, comentou Wanda.

“Fiquei feliz em poder resgatar este trabalho, com fotos e textos, para levarmos adiante um pouco da história das artes e ofícios femininos, que eram muito fortes em 1920, e que ainda fazem parte da trajetória de algumas cidades e regiões. Por isso iniciaremos pela cidade de Ibitinga, conhecida como Capital Nacional do Bordado, e em seguida a mostra irá para Cravinhos”, explicou Wanda Maleronka.

A exposição também chama atenção por meio das peças lúdicas. Segundo Wanda, além do público adulto, a mostra deverá conquistar as crianças, pois um painel ganhou ares de um desenho em quadrinho. “A linguagem diferenciada dos desenhos deverá atrair os pequenos que já gostam de bela arte”, completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário