quarta-feira, 1 de junho de 2011

O pianista Fabiano de Castro abre o Ilha de Toque Toque Jazz Festival

O PIANO EM SUA MELHOR FORMA

Fabiano de Castro abre o Ilha de Toque Toque Jazz Festival



Começa neste sábado, dia 4 de junho, o mais novo festival de jazz do estado de São Paulo: o Ilha de Toque Toque Jazz Festival, na belíssima praia de Toque Toque Grande, em São Sebastião. A primeira atração é o trio Fabiano de Castro, que representa o melhor da musica instrumental contemporânea brasileira e preenche com talento o palco do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, onde acontece o festival.



Com apenas 50 lugares disponíveis, o hotel separou metade de seus ingressos para compras individuais, no valor de R$ 100, e preparou pacotes para o final de semana a partir de R$ 780 para o casal, que incluem um par de ingressos para o show (que já inclui o jantar) e hospedagem com café da manhã, late check-out até 18h (mediante disponibilidade), uma vaga no estacionamento e Serviço de praia exclusivo com cadeiras, guarda-sóis, toalhas, equipamento de mergulho, snorkel e caiaque.



FABIANO DE CASTRO

O pianista Fabiano de Castro iniciou-se na música aos 11 anos, no Conservatório Estadual de Juiz de Fora (MG), onde trabalhou com Dudu Lima, Joãozinho da Percussão, Hélio Quirino e Big Charles, entre outros, além de criar o Trio Pró-Música de Jazz, com quem gravou um CD ao vivo no Pró Jazz Festival, em 1999 – mesmo ano que fundou o Grupo Scala de Jazz.



Em agosto de 2000, mudou-se para Nova York para estudar no Harbor Conservatory, no Harlem, com Robert Blumenthal. Lá, participou de uma série de workshops na School for Improvisational Music (SIM) com Ravi Coltrane, Steve Colleman, Vijay Ieyr, Uri Caine e Ralph Alessis, entre outros mestres.



Em 2002, mudou-se para São Paulo, mais precisamente para o Morro do Querosene-Butantã, onde participa de diversos projetos da comunidade (como o Treme-Terra), ao lado de artistas como Dinho Nascimento, Aluá Nascimento, Tião Carvalho e Oswaldinho da Cuíca. Tocou na Orquestra Olho D’água (de origem no projeto Hermetismos Pascoais, realizada no SESC Consolação em 2002), de música contemporânea brasileira, liderada pelo baixista Ricardo Zohyo.



Em outros projetos, acompanhou o compositor e cantor Renato Teixeira, Chico Teixeira, Gabriel Sater, Tânia Maya, Anna Toledo e Afonso Moraes, entre outros, além de trabalhar com a cantora americana Carrah Flahive como arranjador e de gravar um CD ao vivo no Centro Cultural Rio Verde, em São Paulo.



Há quatro anos, desenvolve um trabalho de Jazz-Duo com o contrabaixista francês Franck Oberson, além de acompanhar o baixista americano Ron Ormsby nas três vezes em que esteve em São Paulo, entre 2007 e 2008. Em 2008, dividiu o palco com a trombonista sueca Karin Hammar em cinco apresentações em São Paulo e participou de duas apresentações com a Camerata Tuia (Rio de Janeiro e Porto Alegre) no “C&A Music” ao lado de Vinícius Dorin, Nenê, Cleber Almeida, Vitor Alcântara, Rubinho Antunes, Paulinho Malheiros, Nahor Gomes, Zhoyo e Richard.



Sobre o Ilha de Toque Toque Jazz Festival

Chega ao estado de São Paulo mais um festival de jazz, com nomes consagrados do gênero no paradisíaco cenário da praia de Toque Toque Grande, na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O festival acontece nos quatro sábados de junho, uma realização da Barraventoartes e do charmoso Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, que programou três pacotes de fim de semana e um de feriado (Corpus Christi) para quem quiser assistir aos espetáculos.



Quem abre o festival, dia 04 de junho, é o brilhante pianista Fabiano de Castro que, com seu trio, utiliza a música brasileira e o jazz como fonte de exploração de arranjos e improvisos. No dia 11 de junho, a cantora Elizabeth Woolley empresta todo o romantismo de sua voz para o fim de semana do Dia dos Namorados. No terceiro dia de festival, 18 de junho, o palco pertence ao renomado Lanny Gordin, que encantou os tropicalistas Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa com sua impecável guitarra. Quem encerra o Ilha de Toque Toque Jazz Festival, no dia 25 de junho, é a atração internacional Yaniel Matos, cubano de nascimento e brasileiro de coração.



Com curadoria de Glauber Amaral, produtor musical da Barraventoartes, o festival forma um painel do que há de mais importante no cenário do jazz contemporâneo brasileiro e pretende se inserir na agenda oficial de eventos de São Sebastião. O primeiro passo já foi dado: será oferecido à população local um show popular com Yaniel Matos no dia 24 de junho, no Teatro Municipal da cidade.



Sobre o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel

Localizado em Toque Toque Grande, São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, o hotel ocupa uma área de 20 mil m2 num platô a 50 metros do nível do mar, proporcionando uma vista inigualável. São apenas doze suítes charmosas e aconchegantes, divididas em quatro categorias: Loft, VIP, Essencial e Charme, todas com deque e vista privilegiada para o mar, enquanto oito unidades possuem ofurô privativo.



Eco-friendly, o hotel prima pelo conforto sem deixar de preservar o espírito original da mata atlântica local, o que ajuda a transformar o hotel em um lugar tranqüilo e relaxante. Seu charmoso restaurante oferece uma bela vista para o mar, com pratos elaborados criteriosamente para atender aos paladares mais refinados, sem deixar de lado o toque caiçara local.



O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel é referência internacional em alguns dos mais importantes selos de qualidade em hotelaria e turismo como Tablet Hotels, Splendia, Guia 4Rodas, Chic Retreats, The Great Small Hotels, Travel Intellingence, Secret Places, Hidden Pousadas e Stylish Places to Stay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário