SESC BAURU CELEBRA FESTEJOS POPULARES NESTE SÁBADO
Através da realização de encontros que nos mostram o quanto temos de rico na cultura popular e em tudo o que aprendemos através das gerações, o SESC convida para o projeto De Cada Canto.
A programação traz a cada semana, vivências e encontros de uma diferente região deste vasto país, com sua música, sua oralidade e gastronomia e continua neste sábado, dia 25 na Área de Convivência com o Virado Paulista. Ponto principal das ondas migratórias brasileiras no último século, São Paulo tem como singularidade o encontro simultâneo de costumes e a presença das raízes culturais até mesmo nos centros urbanos, como marchas, catiras e manifestações africanas. A entrada é gratuita.
As atividades iniciam às 15h30 com São João do Carneirinho, da Cia Cabelo de Maria, que faz uma celebração ao período das festas de junho, apresentando canções destinadas ao público infantil e outras para adultos. Um repertório cheio de brincadeiras onde o público é convidado a participar cantando e dançando como num verdadeiro arraiá na roça. O grupo mantém a delicadeza, a beleza nos arranjos, a riqueza e a variedade de ritmos para alegrar a garotada em seu novo espetáculo que traz coco, xote, baião e marchinhas. Uma homenagem a Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião, que tantas canções de São João compôs. Outros clássicos como Farofa fa e Severina Xique Xique garantem a diversão. O grupo é formado por Renata Mattar (voz, sanfona e direção geral), Lucilene Silva (voz), Gustavo Finkler (violão, viola caipira, arranjos e direção musical), Felipe Dias (violino), Roberto Guluga (percussão) e Pixú Flores (percussão).
Às 16h30, Quadrilha com Projeto Fuá, grupo que pesquisa as manifestações musicais de todo o Brasil, convida toda a família para se juntar a uma animada quadrilha paulista, com as referências das marchas e da viva sonoridade do nosso estado.
Como não podia faltar, na culinária São Paulo e a Cozinha Caipira: sabor do dia a dia. Às 17h30 o Chef Paulo Machado traz um especialista em cozinha paulista e numa aula-show com degustação de sopa de feijão com macarrão Ave Maria, falam das memórias caipiras, da cozinha de fogão a lenha, das lembranças do campo e dos sabores mais marcantes de uma cozinha viva e bem brasileira e ensinam preparos de pratos típicos do estado.
A apresentação de Jongo, uma dança de origem africana que chegou ao Brasil através dos negros escravos bantos, começa às 18h30, com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro.
Finalizando a programação Paulista, show com Trem da Viração às 19h30, herdeiros da cultura popular cabocla do interior do estado de São Paulo, a maioria do grupo é do Vale do Paraíba. Suas canções contam histórias da nossa cultura popular, cantam causos, tem seu próprio ritmo no arrasta-pé, com samba brejeiro, maxixe, boi, catira, marchas e outros ritmos da nossa música brasileira. Com os músicos Déo Lopes, Márcio de Oliveira, Cauíque Bonsucesso, Marcelo Moreira, André Braga e Beto Quadros.
Serviço
O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário