terça-feira, 13 de março de 2012

Festival das Artes Cênicas apresenta 40 espetáculos de companhias dos nove estados nordestinos

Festival das Artes Cênicas apresenta 40 espetáculos de companhias dos nove estados nordestinos

 O VI Festival das Artes Cênicas, realizado pelo Banco do Nordeste, apresentará um elenco diversificado de atividades orientadas para o teatro, o circo e a dança, no período de 15 a 31 deste mês. Com entrada franca, o Festival acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano).
Nesta sexta edição, serão realizadas cinco mostras (Palco, Rua, Primeiro Ato, Dança e Infantil), totalizando mais de 40 espetáculos de companhias dos nove estados nordestinos (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe), além de encenações vindas de outros estados brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo).
A programação contemplará também ações formativas, como as oficinas de formação artística voltadas para o público adulto e as oficinas de iniciação para o público, além de um curso de apreciação de arte e debates nos programas Papo XXI e Conversas Filosóficas.
O espetáculo de abertura será o “Circo dos Beatles”, com o coletivo cearense Tembiú – Alimento de Alma, na próxima quinta-feira, 15, às 18h30. “Circo dos Beatles” é um espetáculo cênico-musical que reúne elementos do circo, teatro, vídeo e rock’n’roll. Influenciada pelo repertório da banda britânica The Beatles, a cantora e atriz Soledad Brandão agregou em torno das canções de Lennon, McCartney, Harrison e Starr uma partitura especial: palhaços, malabaristas, tecido aéreo, pernas de pau, vídeo-mapping e músicos tocando Beatles. Uma magia contagiante transcendente que certamente tomará conta de todos. Um paraíso cercado de muitas cores e sons. Um lugar fantasioso e psicodélico.
A Mostra Palco traz dez espetáculos, sendo seis cearenses e os outros quatro do Maranhão, Paraíba, Alagoas e Sergipe. São eles: “A triste história de Catarina e Bily Macarrão”, com a Cia. Epidemia de Bonecos (CE), no dia 15, às 12h e 15h; “Diwan de Lorca”, com a Cia. Palmas (CE); “Duas histórias de amor”, com o grupo sergipano Caixa Cênica, no dia 22 (quinta-feira), às 15h e 18h; “Meias Irmãs”, com a Cartaxo Produções, da Paraíba, no dia 23 (sexta-feira), às 15h e 18h (este espetáculo circulará nos três CCBNBs); “A saga de Lampião pelos reinos da assombração”, com a Cia. de Teatro Lua (CE), nos dias 24 (sábado), às 15h e 18h, no CCBNB-Fortaleza, e no dia 31 (sábado), às 18h, no CUCA Che Guevara; “Reis do Sol”, com a companhia Nega Fulô, das Alagoas, no dia 27 (terça-feira), às 15h e 18h; “A assassina”, com o grupo Teatro Elo (CE), no dia 28 (quarta-feira), às 15h e 18h; “Otelo”, com o Coletivo Cambada (CE), no dia 29 (quinta-feira), às 12h e 15h; “Pai & Filho”, da Pequena Cia. de Teatro, do Maranhão, no dia 30 (sexta-feira), às 15h e 18h; e “Retrato”, da Cia. Yoko de Teatro (Crato-CE), no dia 31 (sábado), às 12h e 14h.
Por sua vez, a Mostra Rua apresenta quatro espetáculos, sendo dois cearenses, um carioca e outro piauiense. “Romeu e Julieta: o encontro de Shakespeare com a cultura popular”, será encenado pelo Grupo Garajal (Maracanaú-CE), no dia 16 (sexta-feira), às 17h, na Praça Murilo Borges (ao lado do CCBNB-Fortaleza), e no dia 23 (sexta-feira), às 17h, em frente ao Theatro José de Alencar (este espetáculo também será apresentado no Cariri); “Errar é umano”, com a Cia. Sinequanon, do Rio de Janeiro, no dia 21 (quarta-feira), às 17h, na Praça Murilo Borges (este espetáculo circulará nos três CCBNBs); “Picadeiro”, com o Grupo Fuzuê (CE), no dia 27, às 17h, no CCBNB-Fortaleza; e “O auto da folia de reis”, com o grupo Corpos Teatro Independente, do Piauí, no dia 30 (sexta-feira), às 17h, na Praça Murilo Borges.
Os seis espetáculos da Mostra Primeiro Ato, que traz peças de grupos novos mas já com algum traquejo em termos de linguagem teatral, serão todos apresentados no dia 17 (sábado). “Quando as máquinas param”, da Universidade Federal do Ceará, às 11h; “Ferocidades adormecidas”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), às 14h; “Contradizes”, do Curso Princípios Básicos de Teatro (do Theatro José de Alencar – TJA), às 15h; “Público”, do IFCE, no Parque das Crianças, às 16h; “Plastic Wood”, do Curso Princípios Básicos de Teatro (TJA), às 17h; e “E Se...”, também com o Curso Princípios Básicos de Teatro, às 18h30.
Cinco espetáculos abrilhantam a Mostra Dança: “A delicadeza da loucura”, com a Cia. Arreios, de Trairi (CE), no dia 16 (sexta-feira), às 15h; “Anatomia das coisas encalhadas”, com Silvia Moura, também no dia 16, às 18h; “Graça – evidências de percurso nº 1”, com a Cia. da Arte Andanças (CE), no dia 20 (terça-feira), às 15h e 18h; “Cordões”, com o Grupo Peleja, da Bahia, no dia 21 (quarta-feira), às 15h e 18h; e “Brincar de quê”, com o grupo Expressart (CE), no dia 27 (terça-feira), às 12h.
Os três espetáculos da Mostra Infantil serão apresentados em três domingos: “Confia em mim”, com a Residência Artística de Sapateado (CE), no dia 11, às 14h e 16h; “Flúvio e o Mar”, com o grupo Atores à Deriva, do Rio Grande do Norte, no dia 18, às 15h e 17h (este espetáculo também será apresentado no CCBNB-Cariri); e “As Levianas”, com Cia. Animé, de Pernambuco, no dia 25, às 15h e 17h (este espetáculo circulará nos três CCBNBs).


ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
• Rildete Ribeiro (coordenadora do Festival) – (85) 3464.3178 / 8749.8216 – rildetegr@bnb.gov.br
• Fernando Piancó (produtor do Festival) – (85) 9181.3595 – fernando.pianco@gmail.com
• Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário