segunda-feira, 14 de maio de 2012

AGENDA CULTURAL DE MAIO DA BIBLIOTECA NACIONAL


AGENDA CULTURAL DE MAIO DA BIBLIOTECA NACIONAL



Lançamento de livro sobre o periódico Diário Carioca, fundado em 1928 e que se tornou sinônimo de modernidade, marca a agenda cultural da Biblioteca Nacional. Dia de 18 de maio, no Rio de Janeiro.



EVENTOS



15 de maio:

Princesa Isabel: a redentora de carne e osso Segundo encontro da série “Biblioteca Fazendo História” em 2012, no dia

15 de maio. O debate aborda o tema “Princesa Isabel: a redentora de carne e osso”. Para discutir o assunto, os convidados são Robert Daibert Júnior e Maria de Fátima Argon. O evento acontece na Biblioteca Nacional, às 16h, no Auditório Machado de Assis (Rua México, s/ nº - Centro – Rio de Janeiro-RJ). Entrada franca.



18 de maio:

Diário Carioca – o jornal que mudou a imprensa brasileira: Lançamento do livro de Cecília Costa, que conta a trajetória de um dos mais relevantes jornais da história do país. Fundado em 1928 por José Eduardo de Macedo Soares como um pequeno órgão da imprensa, o Diário Carioca transformou-se num moderno jornal de circulação nacional. Com a presença de ex-jornalistas e outras personalidades, o evento acontece no próximo dia 18, a partir das 16h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (México, s/ nº - Centro – Rio de Janeiro-RJ – acesso pelo jardim). Entrada franca.



21 de maio

O Real Gabinete e a circulação de ideias no século XIX: Na quarta mesa-redonda do ciclo Memórias da Vida Literária do Rio de Janeiro,o encontro traz o depoimento do bibliotecário Fabiano Cataldo de Azevedo. O debate acontece no próximo dia 21, a partir das 16h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (México, s/ nº - Centro – Rio de Janeiro-RJ – acesso pelo jardim). Entrada franca.





MOSTRAS



Até 15 de maio

Ecos do Passado: a biodiversidade nos manuscritos da BN 20 peças do vasto acervo da instituição sobre a fauna e a flora brasileira ao alcance do público até 15 de maio. Obras de Freire Alemão, Frei Veloso e James Forbes estão entre os destaques. No 3º andar da Biblioteca Nacional (Avenida Rio Branco, 219. Centro. Rio de Janeiro - RJ). De segunda a sexta, de 10h às 17h. Entrada franca.



Até 31 de maio

A mulher eterna: a mulher dentro e fora do seu tempo Até 31 de maio, a trajetória da mulher na sociedade brasileira em 20 obras. Jornais do século XIX e clássicos da literatura ligados ao universo feminino estão entre os destaques da mostra. No 2º andar da Biblioteca Nacional (Avenida Rio Branco, 219. Centro. Rio de Janeiro - RJ). De segunda a sexta, de 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados de 12h às 17h. Entrada franca.



Até 31 de maio

100 anos de Herivelto Martins: a mostra vai até 31 de maio com 29 peças, entre partituras, discos e fotografias que homenageiam o músico, morto em 1992. Peças da fase do Trio de Ouro e canções ligadas aos problemas conjugais com a cantora Dalva de Oliveira estão entre os destaques da mostra. No 3º andar do Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16. Centro. Rio de Janeiro – RJ). De segunda a sexta, de 10h às 17h 45. Entrada franca.



Até 30 de junho

A novela além do horário nobre: Fotonovelas no acervo da Biblioteca Nacional As principais fotonovelas editadas entre as décadas de 1940 e 1970 formam o conjunto de peças exposto. Revistas como Grande Hotel, Capricho, Sétimo Céu e Killing estão na mostra. No 2º andar da Biblioteca Nacional (Avenida Rio Branco, 219. Centro. Rio de Janeiro - RJ). De segunda a sexta, de 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados de 12h às 17h. Entrada franca.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário