quinta-feira, 24 de maio de 2012

SESC BAURU/ESPETÁCULO DE DANÇA HOJE, QUINTA-FEIRA


ESPETÁCULO DE DANÇA INSPIRADO EM OBRAS DO FRANCÊS HENRI MATISSE NO SESC BAURU



SESC Bauru apresenta nesta quinta, dia 24, às 21h, no Auditório da Unidade, o espetáculo de dança “Desvio para o Chão” com o Núcleo de Improvisação. A entrada é gratuita com retirada de ingressos uma hora antes na Central de Atendimento.



O espetáculo estabelece um diálogo com as obras ‘Banhistas com Tartaruga’ e ‘Jogadores de Bolas’ do pintor francês Henri Matisse. Parte-se da ideia de que estar no mundo é pensar, é estar sob a ação da gravidade. A ação da gravidade atuando sobre um corpo dançante e o estudo do equilíbrio pictórico das telas da Matisse, une dança e pintura em princípios estruturais comuns, que são explorados nesta criação.



A aproximação com a obra de Matisse dá-se, menos pela questão temática, mas principalmente pelas questões estruturais, como relações cromáticas, espaciais, figura e fundo, conflitos entre linha e cor, equilíbrio e peso. Por se tratar de uma obra coreográfica improvisada, não tem um encadeamento cênico pré-concebido, propondo um roteiro aberto ao instante da encenação.



  • A obra conta com cinco artistas improvisadores: três dançarinos (Donizete Mazonas, Suiá Burger Ferlauto e Zélia Monteiro), um músico (Manuel Pessoa) e um iluminador (Hernandes de Oliveira) que não cumpre somente a função de operador de um desenho pré-programado de luz, mas é mais um parceiro na construção da encenação simultânea entre as linguagens coreográfica, plástica e musical.
  • O espetáculo que tem direção de Zélia Monteiro foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

  • Fundado em 1998, o Núcleo de Improvisação é um grupo de pesquisa em dança contemporânea, orientado por Zélia Monteiro, que estuda a improvisação não apenas como procedimento para explorar e criar novas gramáticas de movimentos, mas fundamentalmente como estrutura de composição do espetáculo. Inspira-se no pensamento de Klauss Vianna sobre o corpo e a dança e utiliza esses princípios como meios de estudar, descobrir e criar interfaces entre diferentes linguagens artísticas.
  • Serviço:
  • SESC apresenta o espetáculo “Desvio para o Chão”, quinta, dia 24, às 21h. Auditório (165 lugares). Grátis. Retirada de ingressos uma hora antes na Central de Atendimento.

O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário