quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Coral Jovem do Estado na Igreja Santa Terezinha de Bauru

Coral Jovem do Estado interpreta canções sacras na Igreja Santa Terezinha de Bauru

Apresentação será realizada no dia 17 de setembro, sábado, às 19 horas, e traz repertório com obras de Osvaldo Lacerda, José Maurício Nunes Garcia e Francesco Antonio Valotti, entre outros

O Coral Jovem do Estado, grupo musical do Governo de São Paulo e da Secretaria da Cultura, realiza concerto gratuito no dia 17 de setembro, sábado, às 19 horas, na Igreja Santa Terezinha, na cidade de Bauru. O destaque do repertório é a seleção de músicas sacras, com peças dos compositores Osvaldo Lacerda, José Maurício Nunes Garcia e Francesco Antonio Valotti, entre outros. A apresentação contará com a participação do pianista Israel Mascarenhas.

O Coral inicia o concerto com uma homenagem ao compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, que faleceu em julho deste ano, com a peça Missa Ferial e prossegue com In Monte Oliveti, de José Maurício Nunes Garcia, e O Vos Omnes, de Francesco Antonio Valotti. Ainda na seleção de peças sacras, o grupo interpretará Ave Verum Corpus, de Wolfgang A. Mozart, Cantique de Jean Racine, de Gabriel Fauré, e Abendlied zu Gott, de Joseph Haydn.

Já a segunda parte do concerto traz as peças Madrigal, de Gabriel Fauré, Something Like a Star, de Randall Thompson, Zigeunerleben, de Robert Schumann, e Suíte Nordestina, de Ronaldo Miranda.

Naomi Munakata – regente
Diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e regente titular do Coro da Osesp, Naomi estudou violino e harpa e foi instrumentista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), estudou com o maestro Hans Joachim Koellreutter e formou-se em composição e regência com Roberto Schnorrenberg. Em 1986, aperfeiçoou-se na Universidade de Tóquio e, em 1991, laureada com bolsa da Fundação Vitae, estudou na Suécia com o maestro Eric Ericson. Foi regente assistente do Coral Paulistano e presidente da Associação Paulista de Regentes Corais. Desde 2005, é diretora artística e regente titular do Coral Jovem do Estado.

Israel Mascarenhas - pianista
Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, tendo aulas de órgão com o professor Walter Marques Novaes. Fez regência com os maestros Israel Menezes e Jésus Figueiredo, e percepção musical com Aida Machado e Francisco Meira. É baixo-barítono, atuando como solista em obras como oratório Messiah (G. F. Handel), Messe de Réquiem (G. Fauré) e Missa N°2 em sol D.167 (F. Schubert). Também solou junto à OSESP na estreia mundial de Mariinha, op. 117, de Liduino Pitombeira. Dedica-se intensamente à interpretação de música antiga. Como organista, participou de concertos em peças como: missa brevis Sancti Joannis de Deo (J. Haydn) e o moteto In Virtute Tua (Grzegorz Gorczychi), entre outras. Participou como cravista da Orquestra de Câmara Ópera XVIII, formada por instrumentos de época. É pianista co-repetidor do curso de Bacharelado em Canto nas Faculdades Integradas Cantareira (FIC) e pianista do Coral Jovem do Estado na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim. É cantor dos coros Sinfônico e de Câmara da OSESP.

Coral Jovem do Estado
Criado em 1979, durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Coral esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Juan Serrano, Martha Herr e José Ferraz de Toledo, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado. Desde 2005, tem como diretora artística e regente titular Naomi Munakata. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Coral é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo, que tem como executora a Santa Marcelina Cultura. Com o patrocínio da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim
Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano.


Programa:

Osvaldo Lacerda
Missa Ferial
I. Kyrie
II. Sanctus
III. Agnus Dei

José Maurício Nunes Garcia
In Monte Oliveti

Francesco Antonio Valotti
O Vos Omnes

Wolfgang A. Mozart
Ave Verum Corpus

Gabriel Fauré
Cantique de Jean Racine

Joseph Haydn
Abendlied zu Gott

Gabriel Fauré
Madrigal
Pavana

Randall Thompson
Something Like a Star

Robert Schumann
Zigeunerleben

Ronaldo Miranda
Suíte Nordestina

SERVIÇO
Coral Jovem do Estado
Data: 17 de setembro de 2011 (sábado)
Horário: 19h
Local: Igreja Santa Terezinha
Endereço: Praça Rodrigues de Abreu, 2055 – Centro - Bauru
Faixa etária: livre
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário