Coral Jovem do Estado interpreta canções sacras na Igreja Santa Terezinha de Bauru
Apresentação será realizada no dia 17 de setembro, sábado, às 19 horas, e traz repertório com obras de Osvaldo Lacerda, José Maurício Nunes Garcia e Francesco Antonio Valotti, entre outros
O Coral Jovem do Estado, grupo musical do Governo de São Paulo e da Secretaria da Cultura, realiza concerto gratuito no dia 17 de setembro, sábado, às 19 horas, na Igreja Santa Terezinha, na cidade de Bauru. O destaque do repertório é a seleção de músicas sacras, com peças dos compositores Osvaldo Lacerda, José Maurício Nunes Garcia e Francesco Antonio Valotti, entre outros. A apresentação contará com a participação do pianista Israel Mascarenhas.
O Coral inicia o concerto com uma homenagem ao compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, que faleceu em julho deste ano, com a peça Missa Ferial e prossegue com In Monte Oliveti, de José Maurício Nunes Garcia, e O Vos Omnes, de Francesco Antonio Valotti. Ainda na seleção de peças sacras, o grupo interpretará Ave Verum Corpus, de Wolfgang A. Mozart, Cantique de Jean Racine, de Gabriel Fauré, e Abendlied zu Gott, de Joseph Haydn.
Já a segunda parte do concerto traz as peças Madrigal, de Gabriel Fauré, Something Like a Star, de Randall Thompson, Zigeunerleben, de Robert Schumann, e Suíte Nordestina, de Ronaldo Miranda.
Naomi Munakata – regente
Diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e regente titular do Coro da Osesp, Naomi estudou violino e harpa e foi instrumentista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), estudou com o maestro Hans Joachim Koellreutter e formou-se em composição e regência com Roberto Schnorrenberg. Em 1986, aperfeiçoou-se na Universidade de Tóquio e, em 1991, laureada com bolsa da Fundação Vitae, estudou na Suécia com o maestro Eric Ericson. Foi regente assistente do Coral Paulistano e presidente da Associação Paulista de Regentes Corais. Desde 2005, é diretora artística e regente titular do Coral Jovem do Estado.
Israel Mascarenhas - pianista
Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, tendo aulas de órgão com o professor Walter Marques Novaes. Fez regência com os maestros Israel Menezes e Jésus Figueiredo, e percepção musical com Aida Machado e Francisco Meira. É baixo-barítono, atuando como solista em obras como oratório Messiah (G. F. Handel), Messe de Réquiem (G. Fauré) e Missa N°2 em sol D.167 (F. Schubert). Também solou junto à OSESP na estreia mundial de Mariinha, op. 117, de Liduino Pitombeira. Dedica-se intensamente à interpretação de música antiga. Como organista, participou de concertos em peças como: missa brevis Sancti Joannis de Deo (J. Haydn) e o moteto In Virtute Tua (Grzegorz Gorczychi), entre outras. Participou como cravista da Orquestra de Câmara Ópera XVIII, formada por instrumentos de época. É pianista co-repetidor do curso de Bacharelado em Canto nas Faculdades Integradas Cantareira (FIC) e pianista do Coral Jovem do Estado na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim. É cantor dos coros Sinfônico e de Câmara da OSESP.
Coral Jovem do Estado
Criado em 1979, durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Coral esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Juan Serrano, Martha Herr e José Ferraz de Toledo, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado. Desde 2005, tem como diretora artística e regente titular Naomi Munakata. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Coral é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo, que tem como executora a Santa Marcelina Cultura. Com o patrocínio da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Sobre a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim
Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano.
Programa:
Osvaldo Lacerda
Missa Ferial
I. Kyrie
II. Sanctus
III. Agnus Dei
José Maurício Nunes Garcia
In Monte Oliveti
Francesco Antonio Valotti
O Vos Omnes
Wolfgang A. Mozart
Ave Verum Corpus
Gabriel Fauré
Cantique de Jean Racine
Joseph Haydn
Abendlied zu Gott
Gabriel Fauré
Madrigal
Pavana
Randall Thompson
Something Like a Star
Robert Schumann
Zigeunerleben
Ronaldo Miranda
Suíte Nordestina
SERVIÇO
Coral Jovem do Estado
Data: 17 de setembro de 2011 (sábado)
Horário: 19h
Local: Igreja Santa Terezinha
Endereço: Praça Rodrigues de Abreu, 2055 – Centro - Bauru
Faixa etária: livre
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário