segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Equipotel Design comemora 20 anos e destaca no Anhembi 17 ambientes com tendências e inovações sustentáveis e de acessibilidade

Equipotel Design comemora 20 anos e destaca no Anhembi 17 ambientes com tendências e inovações sustentáveis e de acessibilidade


Uma grande área de 1.550 m² vai abrigar 16 ambientes diferentes para estabelecimentos de hospedagem, além do SPA Vivo, que trarão soluções sustentáveis e de acessibilidade que são atuais e definitivas.
Ao apresentar nas duas últimas décadas todas as novidades e inovações da arquitetura e decoração para hotelaria, o Equipotel Design confirma seu fundamental papel no setor ao lançar e destacar tendências para o setor.
Partindo da perspectiva de que o mundo está com as atenções voltadas para o Brasil, especificamente no setor de turismo e hotelaria devido aos dois maiores eventos globais - Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 -, o 20º Equipotel Design terá um espaço de 1.550m² com 17 ambientes distintos que primam por trazer soluções sustentáveis e de acessibilidade para os empreendimentos hoteleiros.
O tradicional tour que os visitantes fazem pelos corredores do Equipotel Design leva a locais diferenciados, cada um com suas características. O SPA Vivo, por exemplo, surge pelas mãos da arquiteta Moema Wertheimer, que definiu espaços exclusivos para as terapias e tratamentos variados que um local destes precisa ter. Nos locais públicos projetados, como o Lobby, Business Center, Lounge Bar, Restaurante, Galeria de Arte e áreas de Paisagismo, os profissionais tiveram o cuidado de projetar ambientes aconchegantes, agradáveis que deixassem o visitante à vontade, como se estivesse em casa.
Porém, o grande destaque do evento fica por conta dos variados conceitos aplicados às suítes para estabelecimentos de hospedagem. São eles: Suíte Master, Suíte Design, Suíte Conceito, Suíte Praia, Suíte Campo, Suíte Motel e Suíte Urbana. Sem esquecer o flat projetado pelos arquitetos Raphael Popovic e Aline Ostrowska, que trouxeram soluções para trabalhar e morar no mesmo ambiente.
Veja abaixo os ambientes e os detalhes que os diferenciam, assim como os nomes dos profissionais responsáveis por cada espaço:

Spa Vivo
O SPA Vivo é um projeto idealizado pela renomada arquiteta Moema Wertheimer, que pensou na finalidade que um espaço desses tem: trazer tranquilidade, relaxamento e bem-estar às pessoas. Partindo dessa perspectiva, a proposta foi focar um conceito que busca estimular audição, olfato, visão e tato através das sensações que serão provocadas no ambiente. A cor predominante será o verde, mas estarão presentes os tons preto, cinza e grafite que irão se mesclar com iluminação especial. Dentre as terapias apresentadas teremos aromaterapia, hidroterapia com duchas, cromoterapia, hidromassagem e escalda-pés, e também a musicoterapia com a utilização do som ambiente. O projeto envolve as sensações e percepções humanas, perfil que vai ao encontro ao da arquiteta, que sempre busca apresentar soluções diferentes e renovadoras. Moema atua no mercado desde 1987, e em 1991 criou a Moema Wertheimer Arquitetura e Engenharia, que desenvolve projetos residenciais, comerciais e corporativos de diferentes estilos.
Lobby
A proposta da arquiteta Luciana Tomas para um lobby de hotel é guiada pelo emprego de iluminação marcante e amplitude de espaço. O local é totalmente iluminado com lâmpadas de LED (O2 LED) e algumas fluorescentes no pórtico, uma solução econômica e duradoura que acaba reduzindo os custos com manutenção. O piso é feito a partir de madeiras de reflorestamento (Eucafloor) e retratam a preocupação com o uso de produtos ecologicamente corretos. A escultura, atrás dos balcões de recepção, é feita em papel (Enrique Rodriguez), evidenciando a retro iluminação deste painel, que dá um grande efeito decorativo para o espaço. Outro detalhe marcante são os pendentes feitos artesanalmente, dando um toque de aconchego e o sentimento de “estar em casa”. Luciana atua há 16 anos nas áreas de arquitetura e design de interiores para espaços comercias, empresarias ou residenciais.
Business Center
Dispondo de muito conforto e funcionalidade, o Business Center criado pela arquiteta Roberta Banqueri quer ser aconchegante e tecnológico ao mesmo tempo. O local terá espaços em baias ou mesas para os hóspedes utilizarem os computadores e quem tem o próprio pode se acomodar numa das poltronas da sala. Tudo, claro, seguindo o caminho da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Com formação de arquiteta e designer de interiores, Roberta atua há mais de 12 anos nesse ramo, com participação em eventos como Mostra The House, Central Park Prime e DNA Pinheiros, e trabalho publicados em algumas revistas mais importantes do setor.

Lounge Bar
O conceito do Lounge Bar trabalha na premissa dos sentidos que são expressos pela arquitetura e design: o desejo e a sensação de bem-estar. Pensando nisso, o arquiteto Robson Gonzales, com mais de 17 anos de profissão e com experiência em projetos de interiores, decidiu reunir no espaços idéias sofisticadas para criar um ambiente agradável. Destaque para a entrada iluminada por lustres redondos que projetam sombras que proporcionam movimento a luz, como se estivessem dando com boas vindas os visitantes. Com dois conjuntos de sofás voltados para uma bela vista do jardim, o local possibilita um confortável e agradável momento para conversar. As cores do Lounge Bar de 90m² são vibrantes e têm o vermelho como predominante, oferecendo estilo austero em que a cor emoldura todo o lugar.
Restaurante
Com estilo envolvente característico da cultura espanhola, o projeto de restaurante idealizado pelo arquiteto Sérgio Oliveira apresenta um conceito moderno que possui as cores vermelho e amarelo, assim como suas derivações que combinam com a música, a dança e outras características hispânicas. O foco do restaurante, além de sua sofisticação, é seguir a rigor as premissas do conforto e hospitalidade da atual hotelaria. O ambiente será amplo e o espaço terá 48 lugares no salão, 10 no bar e 6 lugares mais reservados que promovem privacidade para os hóspedes. O projeto do restaurante demonstra o perfil inovador de Sergio Oliveira, que participa ativamente de grandes eventos no segmento há muito tempo, o que o credencia a elaborar projetos diversos voltados aos ambientes hoteleiros.
Paisagismo
Por Edu Bianco: A combinação de cores, cheiros e sons promovida por Edu Bianco enaltece a elegância que um agradável jardim deve ter. O paisagista elabora e executa projetos nas áreas residenciais, corporativas, comerciais e industriais, e procura estar sempre presente desde a criação até a implantação e finalização do projeto. Sempre preocupado em oferecer bom gosto, harmonia e preservação, Bianco tem ainda grande consciência ambiental, pois utiliza adubos e defensivos agrícolas específicos para cada tipo de planta. O paisagismo faz parte da vida de Edu desde pequeno, e ele tem na bagagem três cursos pelo IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo) e o fato de ter trabalhado com a paisagista Gigi Botelho em grandes eventos, como a Casa Cor 2006.
Por Sara Palamoni, Meire Lemes e Felipe Mascarenhas: Idealizado por Sara Palamoni, Meire Lemes e Felipe Mascarenhas, o “Espaço Brasil Caribe” terá 42m² e vai mesclar características brasileiras com influências caribenhas. O local visa grandes hotéis com belas paisagens tropicais, por isso serão usadas plantas tropicais, algumas delas nativas. Haverá também um deck e bangalô com madeiras de reflorestamento que dará ao espaço uma sensação de aconchego. Ainda no mesmo ambiente, fontes e lareira ecológica dividem o espaço, fechando o ciclo dos elementos naturais. A acessibilidade tem atenção especial no projeto e atende tranquilamente hóspedes com necessidades especiais.
Sara Palamoni é designer de interiores e paisagista, com formação acadêmica em ‘Design de Interiores e Paisagismo’ pela Universidade Nove de Julho e cursando ‘Arquitetura e Urbanismo’ na mesma instituição. Desenvolve ambientes funcionais e sofisticados, além de dar consultoria em Feng Shui. Meire Lemes tem formação em ‘Design de Interiores’ pelo SENAC SP e se notabiliza por trabalhar com mistura de materiais e estilos mantendo sempre a harmonia entre eles. Felipe Mascarenhas atua com projetos de arquitetura, paisagismo e interiores, tendo sua formação em ‘Arquitetura e Urbanismo’ pela Belas Artes – SP.
Por Monica Rio Verde: o projeto Praça das Boas Vindas idealizado pela paisagista Monica Rio Verde promete surpreender, pois utiliza elementos da natureza que promovem um toque neoclássico contemporâneo, como as vegetações tropicais. Por aqui, o toque de tecnologia será nítido. O branco é ponto de partida e representa a ausência total de cor, ou seja, é a luz pura, as areias das praias do Rio de Janeiro. As texturas de nossas Matas serviram de inspiração para a arquiteta elaborar o projeto. Além de design renovador, o espaço ainda demonstra preocupação em ser sustentável, como a iluminação com LEDs. Monica Rio Verde é arquiteta e paisagista que desde 1997, com especialização no Japão com o renomado paisagista Tsutomu Kasai, adquirindo técnicas valiosas que a acompanham até hoje.
Suíte Campo
Arrojo, elegância e aconchego com foco no rústico e no sustentável. Assim será a Suíte Campo projetada pela designer Vanessa de Mani, que participa pela 2ª vez do Equipotel Design. Vanessa vai utilizar imitação de madeira de demolição feita em resina PET, MDF revestido, pastilhas de vidro e iluminação em LED. Já o clima de frescor do campo estará presente graças às cores aplicadas (marrom, bege, verdes/azulados) e ao adesivo vinílico empregado que traz uma imagem campestre. Destaque para o banheiro, com ofurô duplo envolto por uma escada revestida de "madeira de demolição" e para a iluminação em LED embutida nos degraus. A designer já participou de diversos eventos e feiras, dentre eles: Feira Secovi (CIPA), Só para Mulheres (CIPA) e Super Casas Bahia e Show Roon (GE Eletrodoméstico). Para Vanessa, o importante é ter qualidade de vida, seja em casa, ou no trabalho, o que não significa somente ter artigos luxuosos e caros, visando sempre à praticidade e funcionalismo. "Nos dias de hoje tornou-se necessário viver bem e confortavelmente. O nosso papel é oferecer qualidade de vida a nossos clientes". Afirma, De Mani.
Suíte Máster
Praticidade e sofisticação são as palavras que definem a Suíte Máster. Assinada pela arquiteta Ana Bartira Brancante, o espaço possui 80m² de muito charme e elegância, criado para um público que gosta de conforto, funcionalidade e bem-estar. Conhecedora da área hoteleira, Ana pensou na versatilidade do projeto e no baixo custo de execução e manutenção. Os materiais mais utilizados foram a madeira com acabamento natural e o laqueado preto brilhante em harmonia com as placas de tecido, combinação que cria uma atmosfera mais aconchegante. O bege em contraste com o preto completa o glamour, que fica mais alegre com alguns detalhes na cor azul. A Suíte foi pensada tanto para receber casais apaixonados, quanto executivos a trabalho que gostam de lugares bem mais elaborados. Os móveis estão dispostos de forma adequada com preocupação na privacidade e na função que cada espaço requer. Telas artísticas receberam lugar especial na sala estando apoiadas em um grande aparador fixo em madeira que emoldura uma parede inteira podendo ser vista de qualquer lugar do quarto. A cama possui uma cabeceira divisória baixa revestida em placas de tecido bege que combinam com as cortinas em tecido e agregam mais conforto ao ambiente. Como humanização, um belo painel adesivo com imagem impressa próximo a mesa de refeições e ao banheiro completam a elegância de um espaço que poderá ser inesquecível.
Suíte Design
Inspirada em sua cidade-natal, o Rio de Janeiro, a designer de interiores Luana Mattos criou a Suíte Design com a intenção de criar uma verdadeira “carioquice à paulista”. O espaço foi criado para agregar conforto e sofisticação, sempre norteado pela criatividade, inovação e, claro, pelo toque de diversão. Para conceber o projeto, a designer ousou, usou e abusou da originalidade, primando pelo conforto dos hóspedes, mas sem deixar de lado o ar de descontração que a carioca carrega. O espaço mistura referências de São Paulo, principalmente nos tons escolhidos, como o preto, branco, cinza e vermelho, e a vivacidade da “cidade maravilhosa”. Entre as novidades do projeto, estão os móveis e objetos assinados pela Mattos Heins - Concept Design. As peças foram pensadas de forma a unir funcionalidade e design exclusivo. Aqui, chama a atenção a estante Sky 'n Beyond, que além da beleza, visa a praticidade nos moldes DIY (Do It Yourself). A maior atração fica por conta do exuberante painel de pastilhas de vidro, medindo 2,40m X 1,40m, com a imagem do Cristo Redentor. O mosaico no estilo ponto cruz utiliza pastilhas de cores lisas e foi desenvolvido pela Colormix exclusivamente para o espaço da arquiteta. Para finalizar e dar o perfeito acabamento ao espaço, a novidade é o primeiro tapete desenvolvido por um designer nacional, da marca T.Bowles, empresa europeia.
Suíte Conceito
A premissa da Suíte Conceito criada por Aníbal Vidal Jr. advém das décadas de 60 e 70 com a utilização de espaços abertos de galpões antes de uso fabril, dando uma nova utilização, principalmente por artistas, integrando os ambientes residenciais e de trabalho, com ênfase nos projetos de Nova Iorque. Sob o conceito Home & Office - Noite / Dia / Lazer, o ambiente é uma solução com baixo custo de construção, haja vista as únicas duas paredes internas (banheiros) e divisão entre apartamentos de interiores padronizada, mas não uniformizada, através de projetos entre 28 ou 34 m² conforme pode ser constatado na visualização do projeto. É incorporado ao contexto uma cozinha compacta, terraço gourmet, dormitório e escritório, permitindo através da integração de duas U.Hs, termos apartamentos com três dormitórios entre 56 a 68 m². Todos têm armários e móveis planejados de alto nível que proporcionam, além de qualidade e requinte fundamental para a área de hotelaria, flexibilidade para utilização à noite como dormitório, de dia como escritório e também ambiente para happy hour. O desenvolvimento do projeto foi totalmente balizado em conceitos eco-sustentáveis – tecidos com componentes recicláveis, tapetes e estofados em couro ecológico, móveis executados com madeiras oriundas de áreas de reflorestamento, pisos de madeiras certificadas, sistemas economizadores de água, reaproveitamento de água servida, sistema central de aspiração de pó e aquecimento solar.
Suíte Motel
O conceito empregado pelo arquiteto Ricardo Freire na Suíte Motel de 55m² promete explorar as fantasias, a sensualidade e o requinte que este local deve ter, mas sem apelar para a vulgaridade. Vários espaços compõem a suíte, que conta com cama king size, pista de dança, espaço fetiche, sala banho com hidromassagem japonesa que permite ao hospede assistir TV ou DVD e escutar música sem sair de dentro dela. A banheira, por sinal, tem sistema de cromoterapia e hidro de última geração, que permite até que o usuário flutue. Após o uso, esta banheira tem motor que realiza limpeza geral da tubulação, além de ter toda a acessibilidade para portadores de necessidades especiais. As cores predominantes serão o cinza, o preto e o branco que buscam proporcionar o clima sensual para os usuários.
Suíte Urbana
Participando pelo 5º ano consecutivo da mostra Equipotel Design, a arquiteta Faride Elia será responsável, desta vez, por apresentar uma Suíte Urbana, que terá, aproximadamente, 40m². O espaço é totalmente mutável e inspirado nas grandes metrópoles, aliando o conforto ao requinte e praticidade. Em contato com executivos, Faride observou uma grande dificuldade destes profissionais conciliarem lazer, descanso e compromissos em viagens de negócios, principalmente em grandes cidades onde o trânsito é caótico e a falta de locais apropriados para reuniões as transformam em verdadeiras maratonas estressantes. Por isso, a suíte é totalmente funcional, virando um espaço de trabalho onde o hóspede pode realizar reuniões. Isso acontece graças ao painel que oculta a cama durante o dia e mostra uma estante com livros, onde tudo volta ao normal com um simples toque de um botão. Outro diferencial é o vidro privativo, última palavra em tecnologia, que permite ao hóspede, em menos de 1 segundo, visualizar ou não a banheira pelo quarto, deixando o espaço mais moderno e íntimo.
Flat
Os arquitetos Aline Ostrowska e Raphael Popovic são responsáveis pelo projeto do flat de 52 m² que nasceu sob o conceito da versatilidade, um espaço que possibilite várias adequações de acordo com a necessidade de seus moradores. Com estilo contemporâneo, o projeto integrado possibilita rápidas soluções como, por exemplo, fechar a cama retrátil para uma reunião de negócios ou para ganhar mais espaço para receber amigos. O objetivo foi proporcionar um local dinâmico que atenda as exigências de um público moderno e exigente, já que para os arquitetos era fundamental atender as necessidades da atualidade, onde as pessoas precisam realizar diversas atividades num mesmo ambiente.
Sobre a Equipotel 2011
A Equipotel 2011 acontece de 12 a 15 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi das 13 Às 21h (com acesso até as 20h). A maior feira dos setores de hotelaria e gastronomia da América Latina e uma das cinco maiores do mundo espera aproximadamente 50 mil visitantes para os quatro dias do evento. Os presentes poderão, além de conferir as novidades dos expositores, participar de quatro atrações simultâneas: 5º Equipotel Food&Drinks com sua Arena Gastronômica, 20º Equipotel Design, 6º Equipotel Spa&Wellness com seu SPA Vivo, que estará integrado ao Equipotel Design, e o 6º Equipotel Conference.
O credenciamento antecipado para visitantes profissionais e grupo de estudantes poderá ser feito em www.equipotel.com.br até as 18h do dia 09/09/11. Os profissionais que se cadastrarem até o dia 26/08, sexta feira, terão o direito a receber antecipadamente e via correio a credencial no endereço comercial informado no cadastro. O profissional que perder o prazo de inscrição via internet poderá realizar o cadastramento em um dos 30 terminais de autocredenciamento disponíveis na entrada do pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. Já o credenciamento de grupo de estudantes só poderá ser feito antecipadamente via internet.
www.equipotel.com.br
Tel.: (11) 5574 5166
Serviço: Equipotel 2011
Data: de 12 a 15 de setembro
Horário: das 13h às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209
Sobre a Equipotel 2011
A Equipotel 2011 acontece de 12 a 15 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi das 13 Às 21h (com acesso até as 20h). A maior feira dos setores de hotelaria e gastronomia da América Latina e uma das cinco maiores do mundo espera aproximadamente 50 mil visitantes para os quatro dias do evento. Os presentes poderão, além de conferir as novidades dos expositores, participar de quatro atrações simultâneas: 5º Equipotel Food&Drinks com sua Arena Gastronômica, 20º Equipotel Design, 6º Equipotel Spa&Wellness com seu SPA Vivo, que estará integrado ao Equipotel Design, e o 6º Equipotel Conference.

O credenciamento antecipado para visitantes profissionais e grupo de estudantes poderá ser feito em www.equipotel.com.br até as 18h do dia 09/09/11. Os profissionais que se cadastrarem até o dia 26/08, sexta feira, terão o direito a receber antecipadamente e via correio a credencial no endereço comercial informado no cadastro. O profissional que perder o prazo de inscrição via internet poderá realizar o cadastramento em um dos 30 terminais de autocredenciamento disponíveis na entrada do pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. Já o credenciamento de grupo de estudantes só poderá ser feito antecipadamente via internet.
Tel.: (11) 5574 5166
www.equipotel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário