PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO – 2011
SISEM-SP
AGOSTO
Oficina Introdução à Preservação de Acervos Audiovisuais
Data: 25 e 26/8/2011
A oficina traz como temática a experiência do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Com ênfase na documentação e divisão de imagens em movimento, a atividade busca o aperfeiçoamento dos profissionais da área museológica na conservação, manutenção e manuseio de acervos audiovisuais.
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Palácio dos Azulejos - rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas/SP)
Horário: das 9 às 18h
Número de vagas: 30
Inscrições: mis@campinas.sp.gov.br
Informações: (19) 3733-8800
Adesão: gratuita
Elaboração de Plano de Manutenção
Período: 29/8/2011
O Instituto da Arte do Futebol Brasileiro promove a “Oficina de Elaboração de Plano de Manutenção” com o objetivo de compartilhar a experiência de construção física do espaço e implementação do Plano de Manutenção do Museu do Futebol. Entre os temas discutidos, estão as características arquitetônicas e as adaptações realizadas; diagnóstico pós-entrega da obra e sua inauguração ao público; análise do espaço físico e a contratação de equipes terceirizadas nas áreas de limpeza e segurança; a tecnologia a favor do Plano de Manutenção, entre outras.
Local: Museu do Futebol (praça Charles Miller, s/nº, estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 16h
Número de vagas: 25 vagas
Responsável: Evandro Pereira e Luís Marcatto
Palestra O Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Data: 30/8/2011
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), realiza no dia 30 de agosto, em Taubaté, a palestra sobre a história e o acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. No evento, os participantes podem também saber mais sobre o processo de criação do Centro de Memória e Informação (Cemis). Intitulado O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o evento será coordenado pela museóloga Márcia Ribeiro.
Local: Museu da Imagem e do Som de Taubaté (av. Thomé Portes del Rey, nº 761, Jd. Ana Emília – Taubaté/SP)
Horário: 14h
Número de vagas: 30
Inscrições: pessoalmente, no Departamento de Cultura, no MIS de Taubaté, ou e-mail mistau@gmail.com
Informações: (12) 3631-3955/ 3625-5059
EXPOSIÇÕES
O Dragão Entre Dois Mundos
Período: de 5/8 a 28/9/2011
Composta por dez obras do artista africano Gérard Quen, a exposição “O Dragão Entre Dois Mundos” entra em cartaz na Casa da Cultura, em Ribeirão Preto/SP. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceira com o Museu Afro Brasil, a mostra apresenta obras que se caracterizam pela ação de um grafismo tenso, agressivo, quase rude, e cores intensas.
Abertura: 4/8/2011, às 20h30
Local: Casa da Cultura (Praça Alto do São Bento, s/n. – Ribeirão Preto/SP)
Horário: de terça a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421
Entrada: gratuita
Com Açúcar e Com Afeto
Período: até 20/8/2011
Com 36 obras originais selecionadas do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Rio de Janeiro, a mostra apresentará ao público um pouco mais da técnica naïf (ingênuo, em francês), considerada arte simples e espontânea, por meio de obras de artistas pioneiros da área no Brasil, entre eles Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Iracema e Julio Martins da Silva. A exposição aborda, principalmente, as etapas do cultivo da cana-de-açúcar e de outras culturas, desde o plantio até a industrialização. De acordo com a curadora da exposição, Mariza Campos da Paz, a arte naïf encanta e cativa o público logo de início, pois transmite uma visão idílica, encantadora e repleta de cores. A mostra é viabilizada pela ACAM Portinari.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" (rua Benjamin Constant, 1633 – Centro – Campinas/SP)
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 16h; domingos e feriados, das 9h às 13h
Informações: (19) 2116-0346 / (19) 3236-4716
Entrada: gratuita
Exposição Brasil Graffiti
Período: até 10/9/2011
Na exposição itinerante “Brasil Graffiti”, produzida pelo Museu Afro Brasil, de São Paulo, as obras se destacam pela sofisticação, saindo do contexto das ruas para ganhar as mais importantes galerias de arte. Em cartaz no Centro Cultural Taiguara a partir de 10/9, leva ao público artistas como Alex Hornest, Kboco e Nunca, que têm suas obras expostas em cidades como Miami, Paris e Nova York.
Local: Centro Cultural Taiguara (alameda Pedro Calil, n° 50 - Centro – Poá/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: (11) 4638-8804
Entrada: gratuita
Patrimônio da Metrópole Paulistana
Período: até 17/9/2011
Até o dia 17 de setembro, o Sistema Estadual de Museus em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), apresenta a exposição “Patrimônio da Metrópole Paulistana”, na Sala São Paulo, na capital. A exposição é fruto do trabalho de pesquisa e catalogação dos patrimônios culturais de São Paulo tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). O resultado do trabalho, realizado pela escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho e o fotógrafo Iatã Cannabrava, foi transformado na exposição e em um livro.
Local: Sala São Paulo – Boulevard (praça Júlio Prestes - entrada pela rua Mauá, nº 51 – Luz – São Paulo/SP)
Informações e agendamento: (11) 3367-9573
Horários: de segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada: gratuita
Mais Informações: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo / SISEM-SP sisem@sp.gov.br. Tel. (11) 26267-8111.
Nenhum comentário:
Postar um comentário