quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ROCK IN RIO - Falta um mês


FALTA UM MÊS PARA O INÍCIO DO ROCK IN RIO
Organização do evento entra na reta final para a conclusão das obras do evento mais esperado dos últimos 10 anos

Faltam exatamente 31 dias para o “Parque Olímpico Cidade do Rock” abrir as portas para receber o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, e a organização do festival trabalha a todo vapor para levar ao público o melhor em lazer, conforto e segurança. O regresso do evento ao Brasil acontece nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro de 2011, e será marcado por muitas novidades na estrutura.
"O parque ficou ainda mais bonito do que nós imaginávamos. Ele é fruto de um trabalho exemplar coordenado pela Prefeitura com a CR Almeida (construtora) e a nossa equipe. Como carioca, é uma alegria especial ver que agora o Rio tem uma infraestrutura permanente e de qualidade para grandes eventos, como sempre mereceu", garantiu Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.
O “Parque Olímpico Cidade do Rock” está sendo construído em uma área de 150 mil m² que a Prefeitura do Rio de Janeiro está cedendo ao evento, antecipando a obra do que será o parque para lazer dos atletas nos Jogos Olímpicos de 2016. O terreno tem o formato de uma guitarra e toda a sua extensão foi projetada para atender da melhor forma aos diversos públicos que estarão presentes nos sete dias de festival. Cada detalhe foi pensado pela organização, desde a acessibilidade a portadores de necessidades especiais à infraestrutura dos banheiros, por exemplo, que terão encanamento de água e esgoto ligados direto à rede pública, além de uma decoração especial.
O famoso banho de lama que aconteceu na edição de 1985 ficará apenas na lembrança. A partir de agora a Cidade do Rock conta com 40 mil m² de grama sintética, o que garantirá do início ao fim do evento a limpeza e organização, sem poeira ou lama.
“Esperamos reunir três gerações no Rock in Rio 2011. As pessoas que estiveram no Rock in Rio de 1985, e que voltarão em 2011 com seus filhos e netos para aproveitar mais uma vez esta grande festa. Já são 26 anos desde a primeira edição e a reação do público de paixão e saudade desde então não tem preço. Isso é o que nos faz tentar sempre superar as expectativas e garantir o melhor Rock in Rio de todos os tempos!”, — completou Roberta.
A Cidade do Rock está quase pronta para abrir suas portas, as estruturas dos palcos já estão prontas e as cenografias do Palco Mundo e Sunset estão em montagem esta semana. São cerca de 50 stands espalhados pelo parque, que começarão a receber cores e cenografias na semana que vem. Serão mais de 3 mil toneladas de material na Cidade do Rock, entre cabeamentos e estruturas, com 320 pessoas trabalhando atualmente, e este número dobrará nos próximos dias. O cronograma está sendo seguido à risca para que tudo esteja pronto até o dia 21 de setembro, dia em que as passagens de som e luz terão inicio. A partir daí a emoção está garantida até o dia 2 outubro.

Música e muito mais
No total, serão 14 horas de festa por dia, com shows no Palco Mundo, Sunset, Eletrônica, Rock Street, e ainda roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, um shopping com 30 lojas,
entre muitas outras novidades que transformarão a Cidade do Rock num verdadeiro parque de diversões para todas as idades. A organização lembra ao público que cheguem cedo para poder aproveitar todas as atividades, além de evitar a hora do rush.
Dentro deste espírito, a Fetranspor e a RioCard criaram o RioCard Rock in Rio. Este cartão especial dá acesso a linhas chamadas de Primeira Classe, com ônibus especiais refrigerados que vão partir de 14 pontos da cidade e deixar o público do festival no RioCentro, a 250 metros da entrada do festival. A venda já está sendo feita pela internet, no site www.cartaoriocard.com.br/rockinrio e o fã do rock irá receber o cartão em casa. Por se tratar de um sistema especial, será preciso adquirir a ida e a volta, totalizando R$ 35 mais o custo de frete para a entrega em domicilio.
Com cada dia destinado a um estilo, o Rock in Rio é um festival para todas as tribos. A lista de nomes já confirmados pela organização para o Palco Mundo inclui: Elton John, Katy Perry, Rihanna, Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Stone Sour, Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Coldplay, Stevie Wonder, Jamiroquai, Janelle Manáe, Ke$ha, Shakira, Lenny Kravitz, Guns N’ Roses, Jay-Z, Maná, System of a Down, Enanescence, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Jota Quest, Marcelo D2, Frejat, Pitty, Detonautas, Capital Inicial, Skank, NX Zero, Gloria, além de Paralamas do Sucesso, Titãs e Milton Nascimento para o show de abertura, e o Concerto Sinfônico Legião Urbana, que contará com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e convidados.
Já o Palco Sunset, que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, terá 24 shows no total. São eles: Móveis Coloniais de Acaju, Orkestra Rumpilezz e Mariana Aydar; Ed Motta, Rui Veloso e Andreas Kisser; Bebel Gilberto e Sandra de Sá; a banda dinamarquesa The Asteroids Galaxy Tour e The Gift; Marcelo Yuka, Cibelle, Karina Buhr e Amora Pêra; Tulipa Ruiz e Nação Zumbi; Milton Nascimento e Esperanza Spalding; o líder do Faith No More, Mike Patton, e seu novo projeto de músicas populares italianas, Mondo Cane, acompanhado por uma orquestra brasileira; Matanza e B Negão; Korzus e The Punk Metal Allstars; Angra e a ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen; Sepultura e o grupo francês de percussão Tambours du Bronx; Marcelo Jeneci e Curumin; Baile do Simonal, Diogo Nogueira e Davi Moraes; Afrika Bambaataa e Paula Lima; a britânica Joss Stone, que se apresentará sozinha; os portugueses do Buraka Som Sistema e o MixHell, de Iggor Cavalera; João Donato e Céu; Cidade Negra, Martinho da Vila e Emicida; Monobloco e a banda espanhola Macaco; Cidadão Instigado e Júpiter Maçã; Tiê e Jorge Drexler; Zeca Baleiro e convidado; Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes; The Monomes e David Fonseca; Tom Zé e Os Mutantes; Titãs e a maior banda portuguesa de rock, Xutos & Pontapés; além de Marcelo Camelo e The Growlers.

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por Um Mundo Melhor
Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Lisboa; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.
Para esta edição, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” têm como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Entre as ações estão: uma grande campanha de doação de instrumentos musicais, que inclui a criação de oficina de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) para capacitação de jovens em assistentes de luthier, montagem de dez salas de músicas em escolas públicas do Rio de Janeiro e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia “O Passo”; e ainda a transmissão ao vivo do festival nas comunidades Batan e Cidade de Deus; e o concurso “1 Ingresso Por 1 Mundo Melhor”, destinado a estudantes da rede pública de ensino.

Doe um instrumento novo, usado ou avariado nas agências cadastradas dos Correios e mude a vida de milhares de jovens (www.rockinrio.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário