domingo, 31 de julho de 2011

MOSTRA DE ARTE NOS TEMPOS DO CAFÉ

Palácio dos Bandeirantes exibe a mostra Arte nos Tempos do Café
As obras "Religião Brasileira", de Tarsila do Amaral; "Semeadura", de Clóvis Graciano; e a escultura "Cabeça de Mario de Andrade", de Bruno Giorgi, compõem a exposição
Para mostrar o reflexo e a influência da economia cafeeira nas artes plásticas e no Movimento Modernista brasileiro, o Palácio dos Bandeirantes exibe, de 2 de agosto a 20 de novembro, a exposição “Arte nos Tempos do Café”. Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, a mostra traz obras do Modernismo, fotos antigas da capital, além de objetos que refletem a época áurea da economia do café na história do Estado de São Paulo.
A exposição, que tem entrada franca, reúne pinturas, móveis, louçaria e objetos artísticos do Acervo dos Palácios e de outras instituições paulistas como Museu da Casa Brasileira, Pinacoteca do Estado de São Paulo. Estarão expostas obras de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Lasar Segal, Oswaldo Goeldi e John Graz, além de trabalhos consagrados do Modernismo brasileiro, como “Religião Brasileira”, de Tarsila do Amaral; “Semeadura”, de Clóvis Graciano; e a escultura “Cabeça de Mário de Andrade”, de Bruno Giorgi.
Com curadoria de Ana Cristina Carvalho e consultoria da especialista Cândida de Arruda Botelho, a mostra apresenta uma narrativa sobre o período do Império do final do século XIX e evoca a efervescência econômica vivida na capital paulista no início do século XX.
Para Ana Cristina, “o percurso propõe a reflexão de temas que pontuaram as relações entre artistas brasileiros e imigrantes, o contexto arquitetônico da cidade de São Paulo e a ascensão social e econômica da época, por meio de obras que acompanharam as mudanças estéticas das artes nesse período que transformou São Paulo”.
Palácio dos Bandeirantes
Exposição: “Arte nos Tempos do Café”
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2, São Paulo/SP
Data: De terça a domingo
Horário: das 10 às 17 horas
Período da exposição: 2 de agosto a 20 de novembro de 2011
Entrada: grátis
Informações: (11) 2193-8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico para grupos escolares: www.acervo.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário