segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pianista Marcelo Bratke faz turnê pelo Interior de São Paulo







MARCELO BRAKE & CAMERATA BRASIL LEVAM O PROJETO MUSICAL
“BRASIL PLURAL” A DEZ CIDADES DO INTERIOR DE SP, ENTRE 13 E 24 DE JULHO

Após recente sucesso no Carnegie Hall, em Nova York, Marcelo Bratke e Camerata Brasil
passam a integrar o programa de solidificação cultural brasileira do Instituto Votoratim.

Por meio de um diálogo entre a cultura popular e/ erudita – com foco na obra de Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth – o pianista e maestro Marcelo Bratke e a Camerata Brasil vão levar a dez cidades do interior de São Paulo uma opção de cultura e lazer não só para o público apreciador da música, mas também para crianças e adolescentes no período de férias escolares.

Trata-se do projeto “Brasil Plural”, idealizado e dirigido por Bratke, com patrocínio da Votorantim. Entre os dias 13 e 24 de julho, o espetáculo musical – sempre precedido por um concerto didático – realiza uma turnê que passará por Piracicaba, Itapetininga, Salesópolis, Guararema, Jacareí, Caçapava, Cunha, Monteiro Lobato, Redenção da Serra e Natividade da Serra. Em todas as cidades, apresentações do espetáculo serão precedidas de concertos didáticos

Ao lado do pianista, estarão integrantes da Camerata Brasil, orquestra fundada por Bratke em 2007 e que para esta turnê fará uso de uma nova formação instrumental-estrutural, composta por um flautisa, um violinista, um clarineta e dois percussionistas – um erudito e um popular. Os cinco jovens músicos são oriundos de áreas de risco social e deram início a sua formação musical acadêmica a partir deste projeto.

Ao visitar praças que não tem acesso periódico ao repertório erudito, o projeto busca facilitar o convívio e a identificação do público – principalmente jovens – com este gênero. E a partir disso, promover a integração sócio-cultural, além de divulgar a importância da obra de Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth.

Brasil Plural homenageia os célebres concertos realizados pelos dois compositores na sala de espera do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, no início do século XX. Além de movimentar o cenário cultural e social da época, tais encontros resultaram na criação de uma linguagem própria para a música brasileira da época, fundindo elementos musicais europeus e afro-brasileiros, até então segregados em seu tempo e sociedade.

Concertos didáticos - Realizados sempre antes de cada apresentação, são divididos em três etapas: a introdução, que apresenta os instrumentos musicais, suas histórias e recursos sonoros; o desenvolvimento, que traz uma passagem do programa do concerto ilustrada com explicações do pianista; e a conclusão, que aborda a importância da música na vida das pessoas e como meio de comunicação social.

“Além da excelência artística, Brasil Plural evidencia o poder da música enquanto meio de comunicação entre pessoas, gêneros musicais e fatores culturais que, apesar de terem origens antagônicas, são complementares entre si e podem conviver harmoniosamente. É um espetáculo musical que em todos os seus aspectos revela os dois Brasis que existem em nosso país, unificados através da música”, afirma Bratke.

PERFIS
Marcelo Bratke
Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, Konzerthaus de Berlim e Suntory Hall, em Tóquio.

Apesar de sempre embasado na tradição erudita, tem ido além das fronteiras deste universo. Já se apresentou em duetos com o pianista britânico de jazz Julian Joseph, com o percussionista Naná Vasconcelos, com o cantor Milton Nascimento e com as cantoras pop Fernanda Takai e Sandy.

Bratke se dedica, também, a transformar a arte em um fator de engajamento social. Além da Camerata Brasil, trabalhou com vários grupos de jovens percussionistas brasileiros, que integram o seu projeto musical Carnaval Trilogy, já levado à França, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Coréia do Sul, Irlanda do Norte e EUA. Neste último, a apresentação foi registrada em matéria de capa no The New York Times.

Nos próximos quatro anos estará ainda à frente do projeto “Villa-Lobos Worldwide”, uma campanha internacional de divulgação da música de Villa-Lobos que inclui a gravação completa de sua obra para piano solo em 8 CDs com a gravadora Britânica Quartz, concertos na Europa, Estados Unidos e Ásia e a produção de um documentário em inglês para TV internacional.

Estudou na Juilliard School of Music em Nova York. Entre os diversos reconhecimentos que recebeu, figuram o primeiro prêmio no Concorso Internazionale di Musica Tradate, na Itália; o prêmio “Revelação” da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA); o prêmio Carlos Gomes; o prêmio Classic Discoveries, na Inglaterra; e o prêmio Brasil na Alemanha 2006. Seu CD dedicado ao Le Groupe des Six, de Jean Cocteau, foi considerado pela revista britânica Gramophone uma das melhores gravações eruditas de todos os tempos.

Camerata Brasil
Cada vez mais envolvido pela premissa de que a arte pode contribuir com o desenvolvimento social, Marcelo Bratke criou em 2007 a Camerata Brasil, orquestra formada por jovens músicos vindos de áreas de risco social, que não haviam tido a oportunidade de estudar academicamente e, através deste projeto, puderam ser lançados no competitivo mercado musical nacional e internacional.

Em apenas quatro anos de atividades, a Camerata Brasil realizou três grandes turnês nacionais, se apresentando em mais de 30 cidades brasileiras, incluindo um concerto na Praia de Copacabana para um público de aproximadamente 50 mil pessoas, quando Bratke e sua Camerata dividiram o palco com a Orquestra Sinfônica Brasileira e Kurt Masur. O estreia internacional do grupo aconteceu no Japão, onde se apresentaram em prestigiadas salas de concerto como o Shirakawa Hall em Nagoya e o Suntory Hall em Tóquio.

Em novembro do ano passado Marcelo Bratke e a Camerata Brasil se apresentaram Carnegie Hall, em Nova York, recebendo críticas elogiosas dos jornais New York Post e The New York Times.

Instituto Votorantim
Criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim, a Instituição veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade. Hoje, presente em mais de 300 municípios, o Instituto também acredita que o jovem é a principal força transformadora da sociedade, e por esse motivo decidiu concentrar seus esforços em programas voltados para a juventude. O slogan “Criando rotas para o futuro” sugere a criação de caminhos, de forma a oferecer aos jovens oportunidades nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, e a preservação e fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes.

Fibria
Com capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de cellulose, a Fibria atua em plantios florestais renováveis que gera mais de 179 mil toneladas de papel por ano. Com áreas florestais nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a empresa tem uma base florestal total de 875 mil hectares, dos quais 323 mil são destinados à preservação permanente.

MARCELO BRATKE & CAMERATA BRASIL
TURNÊ “BRASIL PLURAL” – INTERIOR DE SÃO PAULO - DE 13 A 24 DE JULHO

Data Horário Cidade Local Evento
13 de julho 18h30 PIRACICABA SESI Concerto Didático
13 de julho 20h PIRACICABA SESI Apresentação
14 de julho 18h30 ITAPETININGA SESI Concerto Didático
14 de julho 20h ITAPETININGA SESI Apresentação
16 de julho 18h30 SALESÓPOLIS Praça João Menendes Concerto Didático
16 de julho 20h SALESÓPOLIS Praça João Menendes Apresentação
17 de julho 18h30 GUARAREMA Praça Deoclésia Almeida de Mello Concerto Didático
17 de julho 20h GUARAREMA Praça Deoclésia Almeida de Mello Apresentação
19 de julho 18h30 JACAREÍ Sala Mario Lago Concerto Didático
19 de julho 20h JACAREÍ Sala Mario Lago Apresentação
20 de julho 18h30 CAÇAPAVA Cine Vogue Concerto Didático
20 de julho 20h CAÇAPAVA Cine Vogue Apresentação
21 de julho 18h30 CUNHA Centro Cultural Elias Abdalla Concerto Didático
21 de julho 20h CUNHA Centro Cultural Elias Abdalla Apresentação
22 de julho 18h30 MONTEIRO LOBATO Clube Poliesportivo O Lobatense Concerto Didático
22 de julho 20h MONTEIRO LOBATO Clube Poliesportivo O Lobatense Apresentação
23 de julho 20h NATIVIDADE DA SERRA C. Comunitário Octalício F. da Silva Concerto Didático
23 de julho 21h NATIVIDADE DA SERRA C. Comunitário Octalício F. da Silva Apresentação
24 de julho 11h30 REDENÇÃO DA SERRA Pátio da Igreja Matriz Concerto Didático
24 de julho 14h REDENÇÃO DA SERRA Pátio da Igreja Matriz Apresentação

PROGRAMA:
Heitor Villa-Lobos A Lenda do Caboclo, para piano solo
6 Cirandinhas, orquestradas para piano e quinteto:
Trenzinho do Caipira, orquestrado para piano e quinteto.

Ernesto Nazareth “Coração que Sente”, “Tenebroso”, Pássaros em Festa”,“Fon-Fon”, “Odeon”
Apanhei-te Cavaquinho”, “Batuque”, “Brejeiro” para piano e quniteto

Um comentário:

  1. SRA. WILMA BORGES
    REALMENTE..VALEU...UM ESPETACULO PARA OS MAIORES PALCOS DO MUNDO...EXTRAORDINARIO O CARISMA DO MAESTRO MARCELO BRATKE E SUA INTERAÇÃO COM OS RAPAZES DA CAMERATA BRASIL...O TEMA ESCOLHIDO...OS ARRANJOS..OS SONS..TUDO..TUDO MARAVILHOSO. VI APENAS DUAS VEZES E JAMAIS ME CANSARIA SE ASSISTISSE POR DEZ VEZES...PARABENS PELA DIVULGAÇÃO...PARABENS MAESTRO MARCELO BRATKE POR ESTE PROJETO...VOLTE SEMPRE AO BRASIL COM SUAS NOVIDADES...ABRAÇOS, CANTOR RENATO GABBIANI www.renatogabbiani.com

    ResponderExcluir