terça-feira, 7 de setembro de 2010

CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS antecipam tendências para os segmentos moradia e hotelaria

As duas mostras, realizadas paralelamente entre 3 de setembro e 12 de outubro no complexo Royal Palm Resort, se baseiam no tripé:
sustentabilidade, "arquitetura da felicidade" e acessibilidade




Ao trazer para Campinas de forma simultânea a CASA HOTEL em sua primeira versão fora da capital paulista, a CASA COR CAMPINAS inova pela segunda vez. A união das duas mostras contempla os segmentos de moradia e hotelaria e apresenta ambientes baseados no tripé "arquitetura da felicidade", sustentabilidade e acessibilidade. O evento CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS ocorre de 3 de setembro a 12 de outubro, em uma área contígua ao Royal Palm Plaza Resort (Avenida Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia, Campinas, interior de São Paulo), de terça a quinta-feira, das 12h às 20h; sexta e sábado, das 12h às 21h; e domingo e feriado, das 11h às 19h. Os ingressos custam R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,00 (crianças de até 12 anos, estudantes e pessoas com mais de 60 anos) e R$ 75,00 o passaporte CASA COR CAMPINAS, com acesso ilimitado. São oferecidos descontos de 10% para grupos de 20 a 50 pessoas; 20% para grupos de 50 a 100 pessoas e 30% para grupos de mais de 100 pessoas. A organização prevê um público de 45 mil visitantes.

Conceito
As mostras ocupam uma área de aproximadamente 3,6 mil metros quadrados de uma edificação de dois pavimentos que, entre 1970 e 2007, abrigou um retiro de padres católicos. Ao todo são 51 ambientes - três deles institucionais - assinados por 81 profissionais entre arquitetos, decoradores, engenheiros, designers de interiores e paisagistas de Bragança Paulista, Campinas, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Paulínia, Sorocaba, Sumaré, Valinhos e da capital paulista. Os investimentos iniciais somam R$ 6 milhões e a expectativa da organização é receber 45 mil visitantes durante os 40 dias de duração do evento. As duas mostras simultâneas vão gerar cinco mil postos de trabalho diretos desde sua fase de implantação.

Tendo como tema principal "Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz", as duas mostras reúnem ambientes de diferentes estilos, todos com alguma referência a Lucio Costa, arquiteto e urbanista responsável pelo plano-piloto de Brasília e homenageado da marca CASA COR em 2010. Pelas características gerais dos espaços que aliam bem-estar e conforto, além da estética e da funcionalidade, o CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS remete ao conceito difundido pelo livro A Arquitetura da Felicidade, do filósofo suíço Alain de Botton, que atribui à decoração e à construção um aspecto psicológico, além do físico. Segundo o autor, enxergamos tais itens como se fossem nossos amigos, atribuindo a eles características que nos agradam ou nos causam estranheza.
Na "arquitetura da felicidade" o bem-estar daqueles que habitam um determinado ambiente se sobrepõe a qualquer estilo arquitetônico ou modismo. A partir dessa premissa, e já com os preceitos sustentáveis definitivamente incorporados ao dia a dia, engenheiros, arquitetos e outros profissionais elaboraram projetos de decoração de interiores, paisagismo, e, até mesmo, construíram espaços inteiros especialmente para o evento, levando em consideração o fator acessibilidade.
"O evento tem um conceito urbano e metropolitano, com o emprego de todos os benefícios e conforto que o mundo contemporâneo e moderno pode oferecer, sem deixar o lado os fatores sustentáveis, presentes nos mínimos detalhes - do estacionamento aos ambientes. A Multipark, empresa que administra o estacionamento das duas mostras, por exemplo, promoverá, em parceria com a ONG Iniciativa Verde, a compensação das emissões de carbono durante os 40 dias do evento por meio do plantio de árvores em área de preservação permanente no Estado de São Paulo", diz a diretora de planejamento da CASA COR CAMPINAS, Renata Selmi Herrmann.

Roteiros
O acesso ao evento será pelo suntuoso lobby do Royal Palm Plaza, de onde o visitante seguirá até o pórtico do evento e em seguida para a Fachada e Jardim da CASA HOTEL CAMPINAS, o primeiro espaço do roteiro de visitação. São 16 ambientes distribuídos em 900 metros quadrados, sendo 330 no pavimento inferior, 270 no superior e 300 no entorno da edificação. Na sequência, o visitante encontrará o primeiro dos 32 ambientes da CASA COR CAMPINAS, dispostos em uma área de 2.630 metros quadrados - 550 metros quadrados no pavimento inferior, 280 no superior e 1.800 no entorno.

Um segundo roteiro foi criado com base nas normas vigentes de acessibilidade para atender às pessoas com mobilidade reduzida. Esse trajeto, devidamente sinalizado, utiliza-se da estrutura do próprio hotel. Também o elevador, que integra um dos ambientes decorados da mostra CASA COR CAMPINAS, foi pensado para atender às normas de acessibilidade. O trajeto sem desníveis faz parte do roteiro especial, assim como a preocupação dos profissionais ao projetarem espaços com detalhes que facilitam a mobilidade de cadeirantes, por exemplo.

CASA HOTEL CAMPINAS Realizada com a proposta de ser uma vitrine de soluções, materiais e tendências para o segmento hoteleiro, a mostra CASA HOTEL CAMPINAS é uma oportunidade para os profissionais de arquitetura, decoração, paisagismo e design demonstrarem seu talento. "A saturação do setor hoteleiro na região é uma realidade e, com vistas à Copa do Mundo de 2014, o segmento precisará expandir para atender à demanda que certamente virá. Nosso objetivo é oferecer para os empresários dessa área opções de projetos de decoração e arquitetura que contemplem às necessidades dos hóspedes e, ao mesmo tempo, contribuam para a preservação ambiental do planeta", diz Sílvia Quirós, presidente da CASA COR CAMPINAS.
Segundo ela, existe um conceito errôneo de que materiais ecologicamente corretos ou sustentáveis são mais caros. A mostra servirá para indicar que muitas vezes o custo-benefício ao longo prazo compensa o investimento. Ela cita, por exemplo, as lâmpadas de LED, que reduzem o consumo de energia, as tintas à base de água e a utilização de madeiras de reflorestamento e certificadas. "O conceito de sustentabilidade foi incorporado definitivamente às premissas básicas de qualquer iniciativa, e não podia ser diferente na área hoteleira", afirma.
Os hotéis são verdadeiros testadores das tendências do mercado, e a CASA HOTEL apresenta exatamente esse conceito aos visitantes. As inovações em produtos muitas vezes não são vistas pelo público, como os carpetes, por exemplo, um revestimento ainda insuperável para os pisos de hospedarias. Pelo menos três ambientes da mostra apresentam carpetes cujos fabricantes investem na qualidade e em fatores como impermeabilidade e resistência do produto.
Apelos "verdes"Um dos aspectos que diferenciam o CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS é o espaço destinado aos projetos de construção. O evento conta o apoio da organização não-governamental Green Building Council Brasil, que atua na construção verde (green building) e presta consultoria para a obtenção do Leed (Leadership in Energy and Environment Design) e também da Sustentax, empresa que contribui para a sustentabilidade competitiva dos negócios por meio de aplicação de práticas que melhoram o desempenho e reduzem os impactos negativos sobre as pessoas e o meio ambiente.
Pelo menos seis ambientes foram erguidos especialmente para o evento sem gerar impacto negativo ao meio ambiente. São projetos que privilegiam materiais e tecnologias sustentáveis nacionais e internacionais e garantem construções resistentes e duráveis, como gesso acartonado, placas de grama, madeira reaproveitada e, até mesmo, barro socado.
Cruzetas de madeira dos antigos postes, descartados pelas companhias de energia elétrica foram usados para revestir a fachada de um dos ambientes. O gesso aplicado na produção do drywall, que substitui as paredes de concreto de outro espaço será triturado e reutilizado como reparador do PH do solo após a mostra. Há, ainda, placas de grama que servem de "telhado" de outro espaço; telhas translúcidas que favorecem a incidência de luz natural; louças e metais que ajudam a economizar água e
A construção sustentável levou também em conta a iluminação feita com LEDs (light emitting diodes ou diodos emissores de luz) que, além de reduzir em 80% o consumo de energia elétrica, não emitem raios ultravioletas nem infravermelhos. As telhas translúcidas favorecem a incidência de luz natural e as tintas da marca Suvinil que cobrem as paredes têm selo sustentável.
AcessibilidadeOs ambientes que integram as mostras estão de acordo com as normas técnicas da acessibilidade vigentes no país e garantem a mobilidade dos visitantes. Dentre eles, vale destacar a Suíte do Bebê, o Hall e Lavabo e a Suíte 60+. O primeiro foi projetado especialmente para uma mãe deficiente visual e usa recursos como texturas, sons e aromas para facilitar o cotidiano da mãe na suíte do seu bebê. O Hall e Lavabo atende pessoas com deficiência e aquelas que têm mobilidade reduzida, com espaço para a movimentação de uma cadeira de rodas. A Suíte 60+ por sua vez foi planejada especialmente para um casal de idosos ativos. O vaso mais alto que o convencional, o box com duchas laterais e o piso antiderrapante são alguns dos detalhes que valem ser observados.
Calendário de eventos paralelosAtividades que seguem a linha sustentável também fazem parte do calendário do evento CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS. Idealizadas como diferenciais da mostra, as atividades incluem palestras, eventos de moda, de gastronomia e apresentações artísticas, culturais e até esportivas, como a CASA COR CAMPINAS ECO RUNNING, que reuniu, em agosto, cerca de 800 participantes no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. De acordo com a diretora de comunicação e conteúdo da mostra, Renata Podolsky, as atividades paralelas são idealizadas para atrair diferentes públicos para o evento, já que bem-estar e conforto devem estar ao alcance de todos. "No ano passado as atrações agradaram bastante ao público e por isso resolvemos adotá-las novamente", diz Renata.
GastronomiaAs duas mostras reúnem um verdadeiro roteiro gastronômico que agrada a diferentes paladares e necessidades. Desde um lanche rápido até um prato bem elaborado da alta gastronomia francesa, sem esquecer do delicioso cafezinho, fazem parte dos cardápios de alguns dos espaços funcionais da CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS. O Bistrô La Palette, o Restaurante e Cervejaria e o Café e Varanda do Café prometem ser pontos de encontros de lazer e negócios durante os quarenta dias da mostra.
PremiaçãoOs 51 ambientes que integram as duas mostras concorrerão ao Prêmio CASA COR CAMPINAS 2010, em sete categorias diferentes. O anúncio dos vencedores será no dia 8 de setembro, o que permite aos visitantes a oportunidade de conhecer os espaços vencedores até o final da mostra. As categorias são: Projeto Mais Sustentável, Projeto Mais Original, Melhor Projeto de Uso Público, Melhor Projeto Comercial, Melhor Projeto de Paisagismo, Melhor Projeto em Casa Cor Campinas 2010, Melhor Projeto em Casa Hotel.
Passaporte e special saleUma opção para os visitantes que queiram participar das atividades paralelas das mostras é o Passaporte CASA COR CAMPINAS, um ingresso único que permite ao seu titular visitar o evento quantas vezes desejar. O preço do Passaporte CASA COR CAMPINAS é de R$ 75,00.

Nos dois últimos dias da mostra, 11 e 12 de outubro (feriado nacional), será realizado o special sale. Na ocasião, parte dos produtos e objetos de decoração, como mobiliário, obras de arte, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que estiveram expostos nos ambientes estarão à venda com descontos que variam de 30% a 70%. Na edição 2009 o special sale gerou mais de R$ 1 milhão em vendas.

Sede
O Royal Palm Plaza Resort Campinas foi o espaço escolhido para abrigar o CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS em função de sua grandiosa estrutura, além de estar em sintonia com os preceitos sustentáveis das duas mostras. É um dos poucos complexos hoteleiros do país a incorporar a preservação ambiental, a política de economia de energia elétrica, o reuso da água e o aproveitamento da água da chuva. O hotel foi o primeiro do país a receber, em 2009, a certificação da Preferred Hotels & Resorts, selo de qualidade internacional atribuído apenas aos estabelecimentos de mais alto padrão de luxo.

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