quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tom Zé canta Bossa Nova

Os amigos não acreditavam que ele ia compor Bossa Nova, mas o irreverente compositor, intérprete e arranjador Tom Zé mostrou que é capaz de recriar o estilo musical ao gravar o CD “Estudando a Bossa – Nordeste Plaza” (2008), cujas canções são interpretadas por ele no Especial Musical Tom Zé – Estudando Bossa Nova, que o SescTV estreia no dia 29 de setembro, às 22h. Com direção geral para TV de Fabíola Braga, o show foi gravado ao vivo no Sesc Pinheiros, na capital paulista, em abril de 2009, e traz depoimentos do próprio Tom Zé e da cantora e compositora Rita Lee.

O espetáculo Tom Zé – Estudando Bossa Nova mostra a paixão desse musicista pela experimentação, que faz dele um artista excêntrico. “Ele não faria jamais alguma coisa que outro já teria feito”, conta Rita Lee, que - junto com Tom e outros artistas - integrou o movimento Tropicália (1967/1968). “Se ele quiser mexer em Bossa Nova, ele mexe. Ele não tem preconceito e é um baiano que mora em São Paulo há séculos”, comenta a roqueira.

A terra da garoa tem sido inspiração para diversas músicas de Tom Zé, e nesse repertório sobre Bossa Nova não podia faltar uma homenagem a cidade, que ele faz na canção autoral “Augusta, Angélica e Consolação”. O Rio de Janeiro também não fica fora. Tom compôs “Rio Arrepio (Badá-Badi)” e “Barquinho Herói”, esta em parceria com Arnaldo Antunes. Além dessas, o artista interpreta “Brazil, Capital Buenos Aires”; “João nos Tribunais”; “Salvador, Bahia de Caymmi; e “Xique Xique”; todas de sua autoria; e “Filho do Pato”, composta com Arnaldo Antunes; entre outras.

SERVIÇO:
ESPECIAL MUSICAL
Tom Zé – Estudando Bossa Nova
Dia: 29/9, às 22h
Reapresentações: 30/9, às 16h; 1/10, às 10h; 2/10, às 19h; 3/10, às 16h e 23h.
Classificação Indicativa: 12 anos


PARA SINTONIZAR O SESCTV
Canal 3, da Sky.
Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro
Canal 137, da NET DigitalEm outras cidades consulte: www.sesctv.org.br
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

Nenhum comentário:

Postar um comentário