quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cinema, samba e saudade na abertura do 8º. Curta Santos.

Espetáculo multicultural inicia o maior festival de cinema da Baixada Santista.

Alexandre Borges, Nicette Bruno, Paulo Goulart, Denise Fraga, Chorão do Charlie Brown Jr.,atores, atrizes, cineastas, músicos, jornalistas e mais de mil pessoas lotaram o Sesc Santos na noite desta terça-feira (14) na abertura do 8º. Curta Santos, o já tradicional festival de cinema da Baixada Santista.

Entre todos, os mesmos sentimentos: a paixão pelo cinema e a lembrança de Toninho Dantas, o criador e mentor do evento, precocemente falecido em maio deste ano.
Logo no início da festa de abertura, o ator Alexandre Borges pediu ao público uma salva de palmas para Toninho, lembrando que “sem ele, nada disso estaria acontecendo agora”. Alexandre passou a palavra para Roberto Clemente Santini – diretor presidente da TV Tribuna, que representando o Sistema Tribuna de Comunicação prestou homenagem a Toninho Dantas entregando uma placa a Leonardo Dantas Bertella, sobrinho do criador do Curta Santos. Leonardo disse que “ainda fala de seu tio no tempo presente, e não no passado, porque muito do trabalho dele continua acontecendo”.
O show de abertura foi iniciado pela banda Charlie Brown Jr., com seu vocalista Chorão não conseguindo segurar as lágrimas ao falar de Toninho: “A vida tem limites, mas a arte e a cultura não”, afirmou Chorão. A banda em seguida tocou seu sucesso “Só os Loucos Sabem”, que inspirou o tema do Curta Santos deste ano, diante de um vídeo com inesquecíveis imagens e performances de Toninho Dantas.
TV Tribuna exibirá curtas logo depois do “Fantástico”
Na sequência, a mestre de cerimônia Denise Fraga chamou ao palco Ricardo Vasconcelos, diretor geral do Curta Santos, que ressaltou a importância de três entidades fundamentais para a realização do evento: a Prefeitura de Santos (representada pelo Secretário Carlos Pinto), o Grupo Tribuna de Comunicação (representado por Fernando Salgado), e o Governo do Estado de São Paulo (representado pela coordenadora das Oficinas Pagu, Mônica Tranjan Real).
O Secretário Carlos Pinto destacou a continuidade do Curta Santos, lembrando que “nenhuma guerra termina porque o combatente cai”. E Fernando Salgado deu a boa notícia que a TV Tribuna, afiliada Globo, passará a exibir curtas metragens santistas em sua programação, em horário nobre, logo após o “Fantástico”.
Em seguida o roteirista Luís Bolognesi, criador ao lado de Laís Bodanzky do Projeto Cine Tela Brasil, recebeu do Curta Santos uma homenagem pela iniciativa que leva filmes brasileiros a locais sequer contam com salas de cinema. Bolognesi lembrou que a primeiríssima exibição deste projeto – que na época se chamava Cine Mambembe – aconteceu exatamente na Baixada Santista, mais precisamente em São Vicente, 14 anos atrás.
E a festa continuou, com a atriz Cristiane Ticerri lembrando os “maravilhosos loucos” Pagu, Plínio Marcos e Toninho Dantas ao apresentar uma performance teatral de Claudia Alonso. E com o cineasta e membro do júri Marcelo Lafitte apresentando um clipe com trechos dos filmes concorrentes.
Um dos momentos mais emocionantes da noite de abertura do 8º. Curta Santos foi a homenagem prestada ao ator Paulo Goulart, que recebeu o troféu das mãos de Paulo Goulart Filho. Em discurso emocionado, o homenageado lembrou que o resumo de tudo está na palavra “amor”, e chamou ao palco Nicette Bruno, sua companheira por décadas. “Hoje mais do que nunca temos de viver o coletivo e respeitar a individualidade”, disse o ator, abraçado à sua família.
A noite foi encerrada em grande estilo, com a exibição do curta “De Perto, Ninguém è Normal”, dirigido por Raquel Pellegrini e interpretado por Toninho Dantas, e com a apresentação de um trecho do espetáculo “Revista do Henfil”, sucesso nos palcos de 1978. A performance ficou por conta de Rosaly Papadopol, Helio Cícero, Tanah Correa e dos Grêmios Recreativos Culturais da X9, da Mocidade Independente do Padre Paulo, e da União Imperial.
Uma noite multicultural de Cinema, Teatro e Música que terminou com o melhor do samba santista.

Fotos da noite de abertura, dos ensaios e de bastidores podem ser baixadas no site:
http://www.curtasantos.com.br/blog/

O Curta Santos

Sob o tema "Só os Loucos Sabem...", o Curta Santos deste ano será realizado de 14 a 18 de setembro, e terá em sua programação nada menos que dez mostras, sendo quatro competitivas (Olhar Caiçara Independente, Olhar Caiçara Universitário, Videoclipe Brasilis e Videoclipe Caiçara) e seis não competitivas (Curta Cris, Curta Matinê, Mostra de Longas, Olhar de Rua, Mostra Chico Botelho - Retrospectiva Eliane Caffé e Só os Loucos Sabem...).
Além das já tradicionais oficinas, workshops, mesas redondas e bate-papos com profissionais da área.

O Curta Santos é uma realização da Associação dos Artistas e da Associação Cultural Olhar Caiçara em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Sistema A Tribuna de Comunicação e Roxy Cinemas.
Acompanhe tudo sobre o Festival em:
www.curtasantos.com.br
www.curtasantos.blogspot.com
www.facebook.com/curta.santos
www.orkut.com.br
www.youtube.com/curtasantos
www.twiiter.com/curtasantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário